Eletiva 1,2,3 Ação
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Professoras: Gisela e Regiane Santana
Conteúdo - Produção do videominuto, relato das expectativas profissionais futuras.
Habilidades Essenciais - Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
Olá Pessoal! Estamos na nossa última etapa, leiam com atenção as orientações, façam as atividades com empenho para fechar o semestre com tranquilidade.
Qualquer dúvida estarei a disposição, via Watts.
Data de Entrega - 27/11/20
Responder às questões, no link abaixo👇
3º ANO
BIOLOGIA
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Professora: Regiane Santana
Conteúdo - Origem e evolução da vida. Evolução biológica e cultural. A árvore filogenética dos hominídeos
Habilidades Essenciais - Ler e interpretar imagens relativas à evolução dos hominídeos, identificando as principais etapas da evolução humana e estabelecer relações de parentesco com base em textos ou na análise de árvores filogenéticas.
Olá Pessoal! Estamos na nossa última etapa, leiam com atenção as orientações, façam as atividades com empenho para fechar o semestre com tranquilidade.
Qualquer dúvida estarei a disposição, via Watts.
Data de Entrega - 30/11/20
Responder às questões, no link abaixo👇
QUÍMICA - PROFª LUCIANA CAMPOS
Olá queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Assistam as aulas das semanas de 09/11, 16/11 e 23/11, para apoio na resolução das questões, e participem nos plantões de dúvidas.
Segue a atividade do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, me chamem no whatsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/A7sB5n4VASX8EtnL7
TECNOLOGIA - PROFª LUCIANA CAMPOS
Olá queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Assistam as aulas das semanas de 03/11e 17/11, para apoio na resolução das questões, e participem nos plantões de dúvidas.
Segue a atividade do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, me chamem no whatsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/mPQdodwzbZ27pBXK9
Orientação de Estudos - Profª Milena
3ª série E.M
Olá, queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Parabéns por toda a sua dedicação e superação para que chegássemos até aqui.
Segue as atividades do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, me chamem no WhatsApp.
Atividade 1: https://forms.gle/gL1KTXSrMi3D15D87
Atividade 2: https://forms.gle/sFNAEyRaipuYbCnC9
Bons estudos!
A arte de renovar – Eletiva
Prof. Danilo / Profª Milena
Olá, turma sensacional empreendedora!
Nossa jornada está no final! Parabéns por toda a sua dedicação e superação para que chegássemos até aqui. Chegou a hora de finalizarmos nosso curso com uma boa propaganda do produto de vocês. “A propaganda é a alma do negócio.
Segue as atividades do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, em caso de dúvidas procurem por seus professores no nosso grupo de Eletiva.
Atividade 1: https://forms.gle/SgY2oF3A43TdXMHy6
Atividade 2: https://forms.gle/pdsrgPGmeMC7gSRp9
Bons estudos!
FILOSOFIA
Público Alvo: Terceiros Anos A – B
Professora: Zilda Maria – costamoscardo@gmail.com
SEMANA DE – 09/11 a 13/11 – Retomada
Data da entrega – 13/11 – email ou foto whats
Nº de aulas: 02
Tema: O que é Filosofia
Habilidade: Identificar a presença da Filosofia no Cotidiano
LEITURA DO TEXTO
“Percorrendo a história da Filosofia, vemos que muitos filósofos foram também matemáticos. Podemos então perguntar: qual a relação entre a Filosofia e a Matemática? A Matemática pode ser definida como a ciência do raciocínio lógico e abstrato que busca estabelecer regularidades, padrões. E, mais: graças a seu caráter geral, a Matemática pode ser aplicada a quase tudo no mundo.
Ora, se a Matemática cabe esse papel central na construção do conhecimento, suas afinidades com a Filosofia se mostra prontamente. Afinal, não é a Filosofia o campo do conhecimento que busca refletir sobre todas as coisas do mundo? Não é também a Filosofia um modo de se acercar das coisas do mundo pela abstração e pelo raciocínio lógico? Assim, torna-se evidente por que tantos filósofos foram também matemáticos.” – Reflexões Filosofia e cotidiano – pág.14”.
AGORA É COM VOCÊ: Em suas próprias palavras, escreva um parágrafo tentando justificar as duas questões acima.
SEMANA DE –16/11 a 20/11 – Retomada
Data de Entrega – 20/11 – email ou foto whats
Nº de aulas: 02
Tema: O homem como ser político
Habilidade: Questionar o papel do Estado e das leis
LEITURA DO TEXTO
“No dia a dia, muitas vezes usamos a palavra “Brasil” no sentido de governo, Estado, nação ou território, embora esses sejam conceitos distintos. Quando se diz, por exemplo, que o Brasil negociou a abertura de uma embaixada em um país estrangeiro, na verdade o que se está querendo dizer é que o “governo federal” realizou essa ação. Afirmar que o Brasil se tornou independente em 1822 equivale a dizer que o “Estado” brasileiro foi fundado nessa data, em uma época em que tínhamos outro sistema de governo, uma monarquia. Em outras palavras o governo mudou, mas o Estado permanece o mesmo. É claro que não estamos falando aqui de “estado” como unidade da federação – Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina, etc. -, mas do Estado brasileiro com “E” maiúsculo. A noção moderna de Estado implica na existência de um conjunto de instituições políticas, administradas por um governo autônomo e soberano em relação a um território e a uma população. O governo, por sua vez, é a administração do Estado. Já a ideia de NAÇÃO remete a um sentimento de união e de pertencimento de um povo. O Estado, tal como o entendemos hoje, é uma invenção da Idade Moderna. Em princípio, o governo de um Estado possui duas prerrogativas básicas: o monopólio da cobrança de impostos e o monopólio da segurança pública”. Reflexões Filosofia e Cotidiano pág.256.
AGORA É COM VOCÊ – PESQUISE
- O que é monopólio? Sua ação é positiva ou negativa?
SEMANA DE – 23/11 a 27/11 – Retomada
Data da entrega – 27/11 – email ou whats
Nº de aulas: 02
Tema: O que é Filosofia
Habilidade: Identificar a presença da filosofia no cotidiano
LEITURA DO TEXTO
Praticando o ato de filosofar
Sim, em qualquer lugar você pode colocar a filosofia como centro da conversa. Filosofar neste sentido significa compartilhar ideias, pensamentos com outras pessoas. É se perguntar se aquilo que se acredita realmente é de fato o que você pensa e construiu por muito tempo.
Por que você precisa aceitar que a vida é difícil, ou que nem todos são capazes de serem felizes? Conversar e dialogar sobre esse fato com outras pessoas já é uma forma de filosofar, de questionar. Não aceite tudo como aquela velha frase: “Sempre foi assim”. Claro, você não precisa se tornar uma pessoa crítica que estará sempre questionando todo mundo.
Mas filosofar é uma forma de você buscar mais conhecimento seja através de livros, leituras de revistas, buscando entender um pouco mais da política e história do nosso País. Por que há corrupção? Está aí uma boa pergunta. Mas por trás desta pergunta existem fatos históricos que podem conseguir responder as perguntas.
https://www.eusemfronteiras.com.br/filosofia-no-dia-a-dia/
AGORA É COM VOCÊ – DESCREVA
- Qual é a sua maneira de filosofar?
ELETIVA É GOOOLLL
Professoras: Lilian Mendes e Vilma
Olá queridos alunos,
Finalmente chegamos ao Quarto Bimestre e estamos rumo a reta final.
Vocês deverão realizar as atividades propostas no roteiro de estudos, sem atraso, pois este é o último bimestre de 2020.
Semana 09/11 a 13/11
Semana 16/11 a 27/11
Fiquem atentos aos prazos de entrega, e qualquer dúvidas estamos a disposição.
1ª. Atividade de Língua Inglesa referente ao 4º Bimestre de 2020
UNDERSTANDING TEXT
01. What is the origin of this celebration?
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02. When did Halloween become more popular?
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03. What is the meaning of the Halloween?
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04. What did Celtic do to scare way evil ghosts and enemies on Halloween?
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05. What are the traditional colors that are used in this celebration?
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06. Are there characters associated in Halloween? What are the characters?
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07. Why some religious groups don’t celebrate Halloween?
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08. Most of people worry about the scary parts of Halloween or worry to eat candies?
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02. True or false? Check true or false for these sentences.
a) Halloween is on 31 October every year.
b) It has been celebrated for more than 2,000 years.
c) It probably comes from Samhain, the day aliens could enter our world.
d) Pumpkins with faces cut in them are called ‘jack o’lanterns’.
e) Originally potatoes were used to make jack o’lanterns!
f) The heaviest pumpkin ever grown weighed over 5,000 kilograms.
g) The word ‘witch’ comes from the Old English word for ‘wise cat’.
h) To meet a witch at Halloween, wear your clothes inside out and walk backwards.
i) In some countries children dress up in beautiful costumes at Halloween.
j) ‘Trick or treat’ is a game where you play a trick on someone or get sweets.
03. Na tirinha acima, percebemos o uso de formas verbais indicativas do tempo futuro: will e going to. Qual seria a razão do autor utilizar, no 3º quadrinho, o verbo will (I’ ll = abreviação de I will)?
(A) Porque Calvin está seguro do que vai fazer;
(B) Para demonstrar que Calvin está indeciso, incerto;
(C) Para demonstrar a ingenuidade dele;
(D) Expressar certeza na decisão de Calvin;
04. A figura e o texto abaixo fazem parte de um livreto de apresentação de cursos universitários, da universidade de Cambridge. Observe e leia-o atentamente.
Qual o tempo de duração do curso? Em quantas partes ele é dividido?
(A) 4 anos, em duas partes;
(B) 4 anos, em quatro partes;
(C) 2 anos, uma única parte;
Por quais razões o curso de engenharia de Cambridge é único?
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2ª. Atividade de Língua Inglesa
01. Complete the dialogs: WILL - `LL or GOING TO.
MOM: Sweet heart! We don`t have sugar... DAD: Ok, honey, I ___________________ buy some when the game finishes. MOM: Please, buy some chocolates, too. DAD: Ok, I _________________________ get chocolates. MOM: Have you gone to the supermarket? DAD: Ops, sorry. I forgot. I ________________________ buy strawberries and tea right now. MOM: You have to buy sugar and chocolates not strawberries and tea. PATIENT: My head hurts so much. I think __________________ get the flu. DOCTOR: Well, __________________________ check your temperature. Let me see... 37.5. PATIENT: Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh. DOCTOR: You don`t have anything apparently. Maybe it is just your hat that is too small. JIM: I don`t have any Money. MARTHA: Don`t worry. I _____________________ lend you some. BEATRICE: Where ________________ you _________________?
02. Read the text:
a) Where are these people? (Onde estão essas pessoas?)
________________________________________________________________
b) Who is the man talking about diversity? (Quem é o homem que está falando sobre diversidade?)
_______________________________________________________________
c)According to him, what terms related to diversity? (Segundo ele, quais termos se relacionam com diversidade?)
___________________________________________________________
keep calm
and
good studies!
ARTE – PROF°NICE
Olá alunos! Iniciamos o 4° bimestre e neste mês de novembro teremos dois formulários, sendo o primeiro com a parte teórica e o segundo com a parte prática, é necessário fazer os dois e preferencialmente, um em seguida do outro, para facilitar a compreensão.
Meio de Entrega: Envio do formulário do google.
Atividade 1, realizar até 20/11/2020: https://forms.gle/tyJR4oBDALcQGDHu7
Atividade 2, realizar até 27/11/2020: https://forms.gle/wMpWH8S9JsvLYLkR8
Matemática
Professora- Lilian Mendes
Olá queridos alunos,
Finalmente chegamos ao Quarto Bimestre e estamos rumo a reta final.
Vocês deverão realizar as atividades propostas nos roteiros de estudos, sem atraso, pois este é o último bimestre de 2020.
Fiquem atentos ao projeto de matemática que está no segundo formulário e não percam o prazo de entrega
Semana 09/11 a 13/11 entregar até dia 13/11
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScapOUNBsmD3v1d_CF-iCYe1JzaN8r3fe5acWI79B2Rw3bhTA/viewform?usp=sf_link
Semana 16/11 a 27/11 entregar até dia 27/11
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdo1_7Hb7MHYt-ji_Ec88AoOZy1nqO5mmGsi3pce2Qc_AYXQ/viewform?usp=sf_link
Fiquem atentos aos prazos de entrega, e qualquer dúvidas estou à disposição.
GEOGRAFIA – PROFº DANILO.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
Enfim, 4º Bimestre!
Vocês realizarão a atividade no Google Forms.
Havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.
PRAZO DE ENTREGA: 30/11/2020
Segue link da atividade:
ATIVIDADE – https://forms.gle/unMMkzF5hbbWWFmo6
BONS ESTUDOS!
SOCIOLOGIA - PROFº DANILO.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
Enfim, 4º Bimestre!
Vocês realizarão a atividade no Google Forms.
Havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.
PRAZO DE ENTREGA: 30/11/2020
Segue link da atividade:
ATIVIDADE – https://forms.gle/W161UgSneSPF7rmN7
BONS ESTUDOS!
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: VILMA
Olá meus queridos alunos e queridas alunas do 3º A B EM! Espero que todos e todas estejam bem!
Chegamos ao 4º Bimestre, na reta final ...Estou postando as atividades, abaixo segue as instruções:
Leiam com atenção, assistam os vídeos, respondam as questões e enviem as atividades!!!
SEGUE OS LINKS
ATIVIDADE 1 https://forms.gle/goXpyTer6qaupQBW9
ATIVIDADE 2 https://forms.gle/pn4ezYLGd8HU1YWc7
ATIVIDADE 3 https://forms.gle/kBWPVWtLwkWrhy3F6
Espero vocês no plantão de dúvidas no Meet - 5º feira das 13:00 as 13:45. BONS ESTUDOS!
HISTÓRIA - PROFESSOR: SANDRO.
Entrega:13/11
Crise capitalista d e1929.
História da Crise de 1929: contexto histórico
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois, os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações europeias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Resumo das principais causas da crise
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Efeitos da crise: nos EUA e no mundo
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.
Efeitos da crise no Brasil: principais consequências
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
New Deal: a solução
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc.), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem-sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.
Responda as Questões.
01. O colapso deflagrado no mundo pela crise financeira dos anos 20 teve como principal ato o craque da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929. Como consequência dessa crise, podemos destacar:
a) os preços e salários subiram, aumentando a oferta de empregos na área industrial europeia.
b) a Europa recuperou sua prosperidade com altos investimentos dos fundos particulares norte-americanos.
c) o Brasil manteve-se fora da crise com contínuos aumentos das exportações do café.
d) o mundo todo foi afetado drasticamente, quando a Inglaterra abandonou o padrão-ouro, permitindo a desvalorização da libra.
e) nos primeiros anos da década de 30, a indústria alemã duplicou a sua produção, acarretando o crescimento do comércio mundial.
02. Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:
a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.
03. NÃO pode ser considerado(a) consequência da crise econômica de 1929:
a) a retração do comércio internacional e da produção industrial, bem como a queda do preço das matérias-primas.
b) o crescimento do desemprego na Alemanha, país cuja economia era baseada na exportação de produtos industrializados.
c) o crescimento econômico da União Soviética baseado na Nova Política Econômica (NEP).
d) a eleição de Franklin Delano Roosevelt para a presidência dos Estados Unidos, com um programa de recuperação econômica.
e) o crescimento eleitoral do Partido Nazista na Alemanha.
04. A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:
a) a Guerra Franco-Prussiana.
b) a quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.
c) a Guerra Civil Americana.
d) a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
e) a Independência dos Estados Unidos.
Entrega: 21/11
O movimento estudantil
Os Estudantes, organizados pela UNE, UBEs e respectivas UEEs, eram, antes de abril de 64, um dos grupos que mais pressionavam o governo João Goulart no sentido de fazê-lo avançar e, mesmo, radicalizar, na realização das reformas sociais. Por isso, aos olhos dos militares que tomaram o poder, eles eram um dos setores mais identificados com a esquerda, comunista, subversiva e desordeira; uma das formas de desqualificar o movimento estudantil era chamá-lo de baderna, como se seus agentes não passassem de jovens irresponsáveis, e isso se justificava para a intensa perseguição que se estabeleceu.
Logo em novembro de 1964 o governo Castelo Branco fez aprovar uma lei que ficou conhecida como lei “Suplicy de Lacerda”, nome do ministro da Educação, que reorganizava as entidades, proibindo-as de desenvolverem atividades políticas.
Os estudantes reagiram negando-se a participar das novas entidades oficiais e realizando manifestações públicas (passeatas), que se tornaram cada vez mais freqüentes e concorridas. Ao mesmo tempo, o movimento estudantil procurou assegurar a existência das suas entidades legítimas, agora na clandestinidade.
Em 1968 – ano marcado mundialmente pela ação política estudantil – o movimento estudantil cresceu em resposta, não só a repressão, mas também em virtude da política educacional do governo, que já revelava a tendência que iria se acentuar cada vez mais, no sentido da privatização da educação, cujos efeitos são sentidos até hoje.
A política de privatização tinha dois sentidos: um era o estabelecimento do ensino pago (principalmente no nível superior) e outro, o direcionamento da formação educacional dos jovens para o atendimento das necessidades econômicas das empresas capitalistas (mão-de-obra e técnicos especializados). Estas diretrizes correspondiam à forte influência norte-americana exercida através de técnicos da Usaid (agência americana que destinava verbas e auxílio técnico para projetos de desenvolvimento educacional) que atuavam junto ao MEC por solicitação do governo brasileiro, gerando uma série de acordos que deveriam orientar a política educacional brasileira.
As manifestações estudantis foram os mais expressivos meios de denúncia e reação contra a subordinação brasileira aos objetivos e diretrizes do capitalismo norte-americano. O movimento estudantil não parava de crescer, e com ele a repressão. No dia 28 de março de 1968 uma manifestação contra a má qualidade do ensino, realizada no restaurante estudantil Calabouço, no Rio de Janeiro, foi violentamente reprimida pela polícia, resultando na morte do estudante Edson Luís Lima Souto.
A reação estudantil foi imediata: no dia seguinte, o enterro do jovem estudante transformou-se em um dos maiores atos públicos contra a repressão; missas de sétimo dia foram celebradas em quase todas as capitais do país, seguidas de passeatas que reuniram milhares de pessoas.
Em outubro do mesmo ano, a UNE (na ilegalidade) convocou um congresso para a pequena cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo. A polícia descobriu a reunião, invadiu o local e prendeu os estudantes.
A luta armada
Parte da Esquerda brasileira optou pela luta armada como forma de resistir ao Regime Militar e abrir caminho para uma revolução. Destacaram-se: Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella, ex-deputado e ex-membro do Partido Comunista Brasileiro, morto numa emboscada em 69; Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada pelo ex- capitão do Exército Carlos Lamarca, morto na Bahia, em 17 de setembro de 1971; e o Partido Comunista do Brasil (PC do B), uma dissidência do PCB. As organizações armadas, conhecidas também como guerrilha, fizeram assaltos a bancos e sequestros de diplomatas para trocá-los por presos políticos e colaboradores do regime.
A Ação Popular foi, na década de 60, um dos mais importantes movimentos de resistência ao regime militar. Teve origem em 1962 a partir de grupos católicos, especialmente influentes no movimento estudantil. De 62 até 1972 a Ação Popular fez todos os presidentes da UNE. De inicialmente moderada a AP passou a discutir a necessidade da luta armada, devido à radicalização dos órgãos de repressão. A AP lançou o movimento.
Contra a Ditadura e em 67 mudou sua sigla para APML (Ação Popular Marxista-Lenista) buscando aliar-se aos movimentos camponeses e de boias-frias. Vários líderes da AP foram assassinados. A AP terminou com sua incorporação ao PC do Brasil.
RESPONDA A QUESTÃO
01. Depois de realizar a leitura do texto acima, produza um breve relato sobre os movimentos de resistência ao regime militar no Brasil.
Entrega: 28/11
Movimento Diretas Já!
No ano de 1979, o regime militar tomou medidas que permitiram o retorno das liberdades democráticas no país. O sistema bipartidário foi substituído por uma reforma política que abriu espaço para a formação de novos partidos dentro do país. Dessa forma, as novas siglas que ao mesmo tempo representavam maior direito de expressão política, também marcavam um atípico processo de fragmentação político-partidária.
Chegado o ano de 1982, estes partidos disputaram eleições para os governos estaduais e demais cargos legislativos. Mediante esse novo quadro, membros de oposição da Câmara dos Deputados tentaram articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo. Em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado peemedebista Dante de Oliveira.
A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” repercutiu entre vários grupos mais politizados das capitais e grandes cidades do país. Em um curto espaço de tempo, membros do PMDB, PT e PDT passaram a organizar grandes comícios onde a população se colocava em favor da escolha direta para o cargo de presidente. Com a repercussão tomada nos meios de comunicação, essas manifestações se transformaram no movimento das “Diretas Já!”.
Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo.
Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Para dar a tal disputa política uma aparência democrática, o governo permitiu que civis concorressem ao pleito.
A saída encontrada foi a formação da Aliança Democrática através da escolha de um nome moderado dentro do PMDB para concorrer à presidência. O escolhido foi Tancredo Neves, que contou ainda com uma cisão do Partido Democrático Social, que formou a Frente Liberal, indicando o nome de José Sarney como vice na chapa de Tancredo. A chapa assim formada conseguiu a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.
Responda as Questões
01. A derrota do projeto de lei das Diretas Já na Câmara dos Deputados, em 1984, obrigou os partidos de oposição ao regime militar a encontrarem outra saída para conseguirem eleger o presidente da República na eleição de 1985. Qual foi esta saída?
02. Por qual nome ficou conhecida a proposta legislativa de alteração constitucional cujo objetivo era realizar eleições diretas para a presidência da República?
a) Emenda Tancredo Neves
b) Lei Ulisses Guimarães
c) Emenda Dante de Oliveira
d) Emenda Paulo Maluf
e) Lei Antônio Carlos Magalhães.
03. O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta.
a) O movimento pelas Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e prefeitos.
b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.
c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem de forma direta por meio do voto popular.
d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.
Práticas Experimentais
Professora: Eliana
Olá, alunos! Espero que todos estejam bem.
Chegamos ao último bimestre, não desanimem, tudo vai dar certo, fiquem atentos aos prazos das atividades.
Segue o link da atividade 1 do mês de novembro
https://forms.gle/pkSVAjqgehdwZq4a7
Segue o link da atividade 2 do mês de novembro
https://forms.gle/1ofJsWGppbGkZbje7
ELETIVA SUPER HERÓI - PROFª LUCIANA CAMPOS E PROFº SANDRO
Olá queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Segue a atividade do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, chamem no whatsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/khVs4CtRvSNXiQpb8
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