PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
ATIVIDADE 1
Público Alvo: 8º ano A
Professora: Cristiane Batistuci
Navarro Paschoal
Meio de Entrega: O
aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/Q3d8SZRBMEe1cgHF7
DATA DE ENTREGA:
ATÉ 15 DE JUNHO
Habilidades: Observar
o experimento realizado no vídeo Manual do Mundo, Arco-íris de açúcar, beba
um arco-íris.
Link do vídeo: https://youtu.be/4bIaerF-TRg
Conteúdo/
Conceitos Trabalhados: Densidade dos líquidos e suas cores.
INSTRUÇÕES
Ler o texto abaixo Arco-íris
e assistir ao vídeo do experimento Arco-íris de açúcar, beba um
arco-íris.
Atividade a desenvolver – Responder as questões do formulário google no link: https://forms.gle/Q3d8SZRBMEe1cgHF7
Arco-Íris
O arco-íris é um fenômeno ótico
causado pela refração da
luz solar nas gotas de água (chuva) presentes na atmosfera. A refração divide a luz solar, branca, em
espectros coloridos que caracterizam o arco-íris.
O mesmo fenômeno pode ser reproduzido em outras
situações através da refração de luz por um prisma de vidro.
Foto: Daniel Schreiber /
Shutterstock.com
Todos os objetos
apresentam um determinado índice de refração e as gotas de chuva também. Elas
funcionam como se fossem um prisma natural, mas precisam ter um tamanho e
formato certos para formar o arco-íris.
A refração é o processo de
desvio do feixe de luz que, ao passar de um meio material para outro (o ar,
para a água da gota de chuva) sofre um atraso. Um lado da onda de luz
desacelera primeiro que o outro, causando a separação das cores de acordo com a
frequência. É isso que a gota de chuva faz com a luz. Ao passar do meio
material do ar, para a água da gota de chuva, a luz sofre uma refração, desvia
no interior da gota e depois sofre uma nova refração ao sair da gota de chuva.
Por que um
arco?
Mas, se fosse só
isto, veríamos então, ao invés de um arco-íris, vários feixes de luz colorida
(com cada gota de chuva refletindo todas as cores do arco-íris: laranja,
amarelo, vermelho, verde, anil, azul e violeta) e não todos eles arrumadinhos
formando um arco.
A questão é que,
quando a gota de chuva refrata a luz solar, as cores vão se separando de acordo
com sua freqüência em ângulos diferentes com relação ao observador. Desta
forma, apenas uma cor estará posicionada em um ângulo visível ao observador. E
da mesma forma, todas as outras gotas ao redor desta, refratarão a mesma cor em
direção ao observador, formando uma faixa larga de determinada cor que
caracteriza o arco-íris.
Exemplificando: você
está observando o arco-íris. A cor que você vê por cima, o vermelho, está sendo
refratada por várias gotas de chuva que estão na mesma altura. Logo abaixo do
vermelho, você vê a cor laranja, que está sendo refratada por gotas de chuva
que estão logo abaixo das que estão refratando a cor vermelha e assim
sucessivamente. Isso porque, as gotas de cima estão em um ângulo que permite
que a cor vermelha seja refratada direto para você, enquanto as outras cores
passam por baixo de seu campo de visão (ou por cima, dependendo da cor).
Atividade 2
Público Alvo: 8º ano A
Professora: Cristiane Batistuci
Navarro Paschoal
Meio de Entrega: O
aluno poderá postar a atividade por fotos no privado, (11) 959908288, ou pelo
e-mail: procrisnavarroanny@gmail.com
DATA DE ENTREGA:
ATÉ 26 DE JUNHO
Habilidades:
Observar o experimento realizado no vídeo Manual do Mundo, Arco-íris invertido
Link
do vídeo: https://youtu.be/LlKeTEzYrjo
Conteúdo/
Conceitos Trabalhados: Disco de Newton, que faz o inverso: com a
soma das cores do arco-íris, é possível criar branco.
INSTRUÇÕES
Assistir ao vídeo do
experimento Arco-íris invertido.
Atividade a desenvolver:
O aluno poderá realizar o
experimento (com a supervisão de um adulto) e fotografá-lo durante os passos
realizados para concretizar o experimento e enviar as fotos para a professora ou poderá após assistir o vídeo e realizar um
relatório conforme modelo disponibilizado
abaixo ou ainda assistir o vídeo e
desenhar as etapas apresentadas no experimento. Escolher uma das atividades
descritas, e enviar para a professora.
Atividade: anexo modelo de relatório
ORIENTAÇÕES
- Quem terminar antes e quiser, pode
enviar antes.
- Ao enviar o e-mail coloque no assunto
seu nome, número e série.
- A atividade 1 deve ser respondida no próprio formulário.
- Qualquer dúvida estarei à disposição!
Bons
Estudos!
MODELO DE
RELATÓRIO
E.E.I. “PROF. ANTÔNIO
MESSIAS SZYMANSKI”
Título: Arco-íris
invertido
Nome: _____________________________nº________ Ano/Turma:_______
Disciplina: Práticas
experimentais
Professora: Cristiane Navarro
Mauá, 29 de junho de
2020.
Introdução: Parte inicial do
texto, que contém a delimitação do assunto tratado e outros elementos
necessários para apresentar o tema do relatório.
Objetivo: Descrever os objetivos
da aula prática realizada.
Material
utilizado:
Descrever o material necessário para realizar o experimento.
Procedimento: Descrever como é feito
o experimento.
Conclusão: Expor as conclusões
diante dos resultados obtidos e esperados durante o experimento realizado.
Trata-se de uma síntese conclusiva do que foi discutido, realizado
noexperimento.
Referência: https://youtu.be/LlKeTEzYrjo
Comentários
Postar um comentário