8º ano A - PRÁTICAS EXPERIMENTAIS - Professora Cris Navarro


PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

 

ATIVIDADE 1

Público Alvo: 8º ano A

Professora: Cristiane Batistuci Navarro Paschoal

Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/Q3d8SZRBMEe1cgHF7

 

DATA DE ENTREGA: ATÉ 15 DE JUNHO

 

Habilidades: Observar o experimento realizado no vídeo Manual do Mundo, Arco-íris de açúcar, beba um arco-íris.

 

Link do vídeo: https://youtu.be/4bIaerF-TRg

 

Conteúdo/ Conceitos Trabalhados: Densidade dos líquidos e suas cores.

 

INSTRUÇÕES

Ler o texto abaixo Arco-íris e assistir ao vídeo do experimento Arco-íris de açúcar, beba um arco-íris.

Atividade a desenvolver – Responder as questões do formulário google no link: https://forms.gle/Q3d8SZRBMEe1cgHF7

 


Arco-Íris

 

arco-íris é um fenômeno ótico causado pela refração da luz solar nas gotas de água (chuva) presentes na atmosfera. A refração divide a luz solar, branca, em espectros coloridos que caracterizam o arco-íris.

O mesmo fenômeno pode ser reproduzido em outras situações através da refração de luz por um prisma de vidro.

 

Foto: Daniel Schreiber / Shutterstock.com

 

Todos os objetos apresentam um determinado índice de refração e as gotas de chuva também. Elas funcionam como se fossem um prisma natural, mas precisam ter um tamanho e formato certos para formar o arco-íris.

A refração é o processo de desvio do feixe de luz que, ao passar de um meio material para outro (o ar, para a água da gota de chuva) sofre um atraso. Um lado da onda de luz desacelera primeiro que o outro, causando a separação das cores de acordo com a frequência. É isso que a gota de chuva faz com a luz. Ao passar do meio material do ar, para a água da gota de chuva, a luz sofre uma refração, desvia no interior da gota e depois sofre uma nova refração ao sair da gota de chuva.

Por que um arco?

Mas, se fosse só isto, veríamos então, ao invés de um arco-íris, vários feixes de luz colorida (com cada gota de chuva refletindo todas as cores do arco-íris: laranja, amarelo, vermelho, verde, anil, azul e violeta) e não todos eles arrumadinhos formando um arco.

A questão é que, quando a gota de chuva refrata a luz solar, as cores vão se separando de acordo com sua freqüência em ângulos diferentes com relação ao observador. Desta forma, apenas uma cor estará posicionada em um ângulo visível ao observador. E da mesma forma, todas as outras gotas ao redor desta, refratarão a mesma cor em direção ao observador, formando uma faixa larga de determinada cor que caracteriza o arco-íris.

Exemplificando: você está observando o arco-íris. A cor que você vê por cima, o vermelho, está sendo refratada por várias gotas de chuva que estão na mesma altura. Logo abaixo do vermelho, você vê a cor laranja, que está sendo refratada por gotas de chuva que estão logo abaixo das que estão refratando a cor vermelha e assim sucessivamente. Isso porque, as gotas de cima estão em um ângulo que permite que a cor vermelha seja refratada direto para você, enquanto as outras cores passam por baixo de seu campo de visão (ou por cima, dependendo da cor).

 

 


Atividade 2

 

Público Alvo: 8º ano A

Professora: Cristiane Batistuci Navarro Paschoal

 

Meio de Entrega: O aluno poderá postar a atividade por fotos no privado, (11) 959908288, ou pelo e-mail: procrisnavarroanny@gmail.com

 

DATA DE ENTREGA: ATÉ 26 DE JUNHO

 

Habilidades: Observar o experimento realizado no vídeo Manual do Mundo, Arco-íris invertido

Link do vídeo: https://youtu.be/LlKeTEzYrjo

 

Conteúdo/ Conceitos Trabalhados: Disco de Newton, que faz o inverso: com a soma das cores do arco-íris, é possível criar branco.

 

 

INSTRUÇÕES

Assistir ao vídeo do experimento Arco-íris invertido.

Atividade a desenvolver:

O aluno poderá realizar o experimento (com a supervisão de um adulto) e fotografá-lo durante os passos realizados para concretizar o experimento e enviar as fotos para a professora ou poderá após assistir o vídeo e realizar um relatório conforme modelo disponibilizado abaixo ou ainda assistir o vídeo e desenhar as etapas apresentadas no experimento. Escolher uma das atividades descritas, e enviar para a professora.

Atividade:  anexo modelo de relatório

 

 

 

ORIENTAÇÕES

- Quem terminar antes e quiser, pode enviar antes.

- Ao enviar o e-mail coloque no assunto seu nome, número e série.

- A atividade 1 deve ser respondida no próprio formulário.

- Qualquer dúvida estarei à disposição!

Bons Estudos!

 

 

 

 

 

 

 

MODELO DE RELATÓRIO

 

 

E.E.I. “PROF. ANTÔNIO MESSIAS SZYMANSKI”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: Arco-íris invertido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome: _____________________________nº________  Ano/Turma:_______

 

 

Disciplina:  Práticas experimentais

 

 

Professora: Cristiane Navarro

 

 

 

 

             

 

Mauá, 29 de junho de 2020.

 

 

 

Introdução: Parte inicial do texto, que contém a delimitação do assunto tratado e outros elementos necessários para apresentar o tema do relatório.

 

 

 

Objetivo: Descrever os objetivos da aula prática realizada.

 

 

 

Material utilizado: Descrever o material necessário para realizar o experimento.

 

 

 

Procedimento: Descrever como é feito o experimento.

 

 

 

Conclusão: Expor as conclusões diante dos resultados obtidos e esperados durante o experimento realizado. Trata-se de uma síntese conclusiva do que foi discutido, realizado noexperimento.

 

 

 

 

Referência: https://youtu.be/LlKeTEzYrjo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários