ELETIVA É GOOOLLL
Professoras: Lilian Mendes e Vilma
Olá queridos alunos,
Finalmente chegamos ao Quarto Bimestre e estamos rumo a reta final.
Vocês deverão realizar as atividades propostas no roteiro de estudos, sem atraso, pois este é o último bimestre de 2020.
Semana 09/11 a 13/11
Semana 16/11 a 27/11
Fiquem atentos aos prazos de entrega, e qualquer dúvidas estamos a disposição.
QUÍMICA - PROFª LUCIANA CAMPOS
Olá queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Assistam as aulas das semanas de 09/11, 16/11 e 23/11, para apoio na resolução das questões, e participem nos plantões de dúvidas.
Segue a atividade do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, me chamem no whatsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/JDUcMNYNTkNLUcfm8
Eletiva 1,2,3 Ação
___
Professoras: Gisela e Regiane Santana
Conteúdo - Produção do videominuto, relato das expectativas profissionais futuras.
Habilidades Essenciais - Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
Olá Pessoal! Estamos na nossa última etapa, leiam com atenção as orientações, façam as atividades com empenho para fechar o semestre com tranquilidade.
Qualquer dúvida estarei a disposição, via Watts.
Data de Entrega - 27/11/20
Responder às questões, no link abaixo👇
2º ANO
BIOLOGIA
___
Professora: Regiane Santana
Conteúdo - Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos, hormônios
Habilidades Essenciais -Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
Olá Pessoal! Estamos na nossa última etapa, leiam com atenção as orientações, façam as atividades com empenho para fechar o semestre com tranquilidade.
Qualquer dúvida estarei a disposição, via Watts.
Data de Entrega - 30/11/20
Responder às questões, no link abaixo👇
FÍSICA
Professor Rogério
Olá queridos alunos,
Estamos no último bimestre , parabéns por sua participação até aqui , a seguir as atividades deste bimestre , qualquer dúvida estou a disposição.
Roteiros
Data de entrega 13/11
https://forms.gle/JYLYCnTz4qpxxJ768
Data de entrega 27/11
https://forms.gle/uYmAVeEA5EPABXdP9
ELETIVA MONTE SEU ESPAÇO
Professores Rogério/ Eliana
Olá queridos alunos,
Estamos no último bimestre , parabéns por sua participação até aqui, agora é hora de concluir os conhecimentos e criatividades realizados pelo ano , leia as tarefas do formulário com atenção e participem com todo o seu empenho.
https://forms.gle/1hUzCNH4eaenQndh8
Enviar até 13/11
TECNOLOGIA - PROFª LUCIANA CAMPOS
Olá queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Assistam as aulas das semanas de 03/11e 17/11, para apoio na resolução das questões, e participem nos plantões de dúvidas.
Segue as atividades do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, me chamem no whatsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/mPQdodwzbZ27pBXK9
Língua Portuguesa - Profª Milena
2ª série E.M
Olá, queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Assistam às aulas no CMSP (terça e quinta) às 15h, para apoio na resolução das questões, e participem nos plantões de dúvidas nas sextas, às 11h, sua participação vale nota.
Segue a atividade do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, me chamem no WhatsApp.
Atividade 1: https://forms.gle/oUZTajy2XR688MTr5
Atividade 2: https://forms.gle/cNJ2jmhmKVc4vPm47
Bons estudos!
A arte de renovar – Eletiva
Prof. Danilo / Profª Milena
Olá, turma sensacional empreendedora!
Nossa jornada está no final! Parabéns por toda a sua dedicação e superação para que chegássemos até aqui. Chegou a hora de finalizarmos nosso curso com uma boa propaganda do produto de vocês. “A propaganda é a alma do negócio.
Segue as atividades do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, em caso de dúvidas procurem por seus professores no nosso grupo de Eletiva.
Atividade 1: https://forms.gle/SgY2oF3A43TdXMHy6
Atividade 2: https://forms.gle/pdsrgPGmeMC7gSRp9
Bons estudos!
FILOSOFIA
Público Alvo: Segundos Anos A – B
Professora: Zilda Maria – costamoscardo@gmail.com
SEMANA DE – 09/11 a 13/11 – Retomada
Data da entrega – 13/11 – email ou foto whats
Nº de aulas: 02
Tema: Introdução à Ética
Habilidade: Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
LEITURA DO TEXTO
Como todo homem tem seu preço e a corrupção é o que mais dá dinheiro no Brasil, hoje, decidi calcular o meu valor para o caso de quererem me comprar. É bom ter o nosso preço na ponta da língua e sempre atualizado, pois – para usar a frase-lema do Brasil dos nossos dias – nunca se sabe. Nossa autoavaliação deve ser objetiva. Costumamos nos dar mais valor do que realmente temos e há o perigo de, por uma questão de amor próprio, nos colocarmos fora do mercado. Também tendemos a valorizar coisas que, no mundo eminentemente prático da corrupção, não valem muito [...] O que vale é o que podemos oferecer para o lucro imediato de quem nos comprar. As pessoas se queixam da falta de ética no Brasil e não se dão conta de que isso se deve à pouca oportunidade que o brasileiro comum tem de escolher ser ético ou não. Eu tenho tanto direito a ser corrupto quanto qualquer outro cidadão, mas não tenho oportunidade de sequer ouvir uma proposta para decidir se aceito. A corrupção continua ao alcance apenas de uns poucos privilegiados. Por que só uma pequena casta pode decidir se vai ter um comportamento ético enquanto a maioria permanece condenada à ética compulsória, por falta de alternativas? Quando me perguntam se sou ético, a única resposta que posso dar é a mesma que dou quando me perguntam se gosto do vinho Chateau Petrus: não sei. Nunca provei. https://contobrasileiro.com.br/meu-valor-cronica-de-luis-fernando-verissimo/
AGORA É COM VOCÊ: ESCREVA
Qual é a ironia do texto acima?
SEMANA DE –16/11 a 20/11 – Retomada
Data de Entrega – 20/11 – email ou foto whats
Nº de aulas: 02
Tema: Condutas Massificadas
Habilidade: Identificar processos sociais merecedores de crítica
LEITURA DO TEXTO
Em 1990, o sociólogo Herbert de Souza (Betinho) dirigia uma organização não governamental de auxílio a portadores do HIV, quando foi confrontado com um dilema ético: uma pessoa ligada ao jogo do bicho estava disposta a doar 40 mil dólares a sua organização, que estava passando por dificuldades financeiras. Se aceitasse, estaria recebendo dinheiro oriundo de uma atividade ilegal. Por outro lado, estaria ajudando a enfrentar uma epidemia que assolava todo o Brasil. O que fazer?
RESPONDA:
1. Você aceitaria o dinheiro? Justifique sua resposta.
2. Não aceitaria? Por quê?
SEMANA DE – 23/11 a 27/11 – Retomada
Data da entrega – 27/11 – email ou foto whats
Nº de aulas: 02
Tema: Filosofia política e ética: Homens e Mulheres
Habilidade: Analisar a condição de seres humanos a partir da reflexão filosófica...entre homens e mulheres
LEITURA DO TEXTO
“O feminismo ganhou impulso nos anos 1960, quando eclodiram os movimentos de direitos civis pelo mundo. Um dos marcos do pensamento feminista da época foi a publicação da obra “Mística feminina”, da estadunidense Betty Friedan. Nesse trabalho, Friedan argumenta que a representação da mulher estadunidense foi “mistificada” após a crise de 1929 e mais ainda após a Segunda Guerra Mundial. Sob essa representação estereotipada, o papel da mulher se restringia ao de esposa e mãe zelosa, ocupada com o trabalho doméstico. Mas no início dos anos 1960 a mulher teria despertado para o fato de que ela não sabia mais quem era. Esse livro foi um marco no movimento feminista em várias partes do mundo. Mas a obra também recebeu diversas críticas de muitas feministas, pois sua análise se baseava em um perfil de mulher: branca, classe média, urbana e altamente suscetível à mídia e à propaganda. Afirmar que a mulher tem o direito de trabalhar fora pode parecer libertador para uma estadunidense branca de classe média, mas não faz sentido para uma mulher negra, pobre, que na maioria das vezes já trabalha fora ganhando salário mínimo para garantir a sobrevivência. A emancipação feminina pode ser vista, então, sob muitas perspectivas. Logo, não existe um único feminismo, e sim FEMINISMOS. “Reflexões: Filosofia e Cotidiano – pág.382”.
AGORA É COM VOCÊ – PESQUISE E ESCREVA
- Qual a diferença entre feminismo e FEMINISMOS?
ARTE – PROF°NICE
Olá alunos! Iniciamos o 4° bimestre e neste mês de novembro teremos dois formulários, sendo o primeiro com a parte teórica e o segundo com a parte prática, é necessário fazer os dois e preferencialmente, um em seguida do outro, para facilitar a compreensão.
Meio de Entrega: Envio do formulário do google + envio da produção artística pelo whatsapp.
Atividade 1, realizar até 20/11/2020: https://forms.gle/izLETrXGTmvVYEyB6
Atividade 2, realizar até 27/11/2020: https://forms.gle/2sM7EhM3E2wAuokm9
1ªAtividade de Língua Inglesa referente ao 4ºBimestre de 2020
01. Write T (true) or F (false).
a) On October 31, Americans celebrate Christianity. ____
b) In the past people made fires to keep the ghosts away. ____
c) Halloween came from Europe. ____
d) The Jack-o’- lantern is a kind of special pumpkin to eat. ____
e) On Halloween children wear special masks and costumes because they want to look like skeletons and ghosts. ____
f) Children go from party to party and collect masks. ____
g) On Halloween children say: “Trick or fun”. ____
02. Os verbos modais SHOULD, MUST e MIGHT são usados para dar conselhos a alguém. A diferença entre eles é que:
a- SHOULD: ( ) é usado para dar conselho de uma forma mais enfática e autoritária.
b- MUST: ( ) é usado para dar conselho.
c- MIGH: ( )é usado para falar de possibilidade remota de algo acontecer.
01. Match the sentencies:
A- O tempo presente ...
B- O tempo passado ...
(___) é usado para narrar fatos e acontecimentos que já aconteceram num determinado momento do presente.
(___) é usado para narrar fatos e acontecimentos que já ocorreram num determinado momento do passado.
(___) é usado para narrar fatos e acontecimentos que já acontecem no momento atual ou com frequência.
02. TRUE of FALSE?
a- “Letters for advice” são cartas escritas que relatam um problema: ( )
b- “Letters for Advice” são cartas onde os remetentes pedem um conselho ou uma orientação para os problemas enfrentados. ( )
IF CLAUSES
03. Select the appropriate alternative. (Selecione a alternativa apropriada.)
Matemática
Professora- Lilian Mendes
Olá queridos alunos,
Finalmente chegamos ao Quarto Bimestre e estamos rumo a reta final.
Vocês deverão realizar as atividades propostas nos roteiros de estudos, sem atraso, pois este é o último bimestre de 2020.
Fiquem atentos ao projeto de matemática que está no segundo formulário e não percam o prazo de entrega
Semana 09/11 a 13/11 entregar até dia 13/11
Semana 16/11 a 27/11 entregar até dia 27/11
Fiquem atentos aos prazos de entrega, e qualquer dúvidas estou a disposição.
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: VILMA
Olá meus queridos alunos e queridas alunas do 2º A B EM! Espero que todos e todas estejam bem!
Chegamos ao 4º Bimestre, na reta final ...Estou postando as atividades, abaixo segue as instruções:
Leiam com atenção, assistam os vídeos, respondam as questões e enviem as atividades!!!
SEGUE OS LINKS
ATIVIDADE 1 https://forms.gle/DArZo8XhW8qmzArH7
ATIVIDADE 2 https://forms.gle/pn4ezYLGd8HU1YWc7
ATIVIDADE 3 https://forms.gle/AMpu1hfqoFrQzESK7
Espero vocês no plantão de dúvidas no Meet - 5º feira das 13:00 as 13:45. BONS ESTUDOS!
SOCIOLOGIA - PROFº DANILO.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
Enfim, 4º Bimestre!
Vocês realizarão a atividade no Google Forms.
Havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.
PRAZO DE ENTREGA: 30/11/2020
Segue link da atividade:
ATIVIDADE – https://forms.gle/B4YYSDcQ9Cj19ibY9
BONS ESTUDOS!
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
PROFESSOR - SANDRO
Entrega: 13/11
A Importância e as finalidades da leitura.
LER PARA QUE?
As finalidades da leitura podem ser muitas, ligadas a ordens bastante variadas de razões. Podem-se destacar como objetivos recorrentes da leitura:
- ler para divertimento e entretenimento (por exemplo, a leitura de revistas, história em quadrinhos, jornais, literatura etc.);
- ler para se informar sobre acontecimentos relevantes (por exemplo, a leitura de revistas, jornais, textos de divulgação científica etc.);
- ler para ter uma experiência estética, para fruição, comumente experimentada na leitura literária (por exemplo, romances, contos, poemas etc.);
- ler para entender como funciona ou para conhecer as instruções e os modos de uso de algo que se busca compreender (como ocorre na leitura de manuais de instrução, receitas médicas, receitas culinárias, regras de jogo etc.);
- ler para conhecer as “regras” (por exemplo, na leitura de estatutos, regimentos, legislações etc.);
- ler para orientar-se (por exemplo, na consulta a um guia de ruas ou um mapa);
- ler para conhecer/aprofundar-se num determinado tema (como ocorre na leitura de artigos científicos, monografias, dissertações, teses etc.).
Assista ao vídeo “O Desorganizado”.
https://www.youtube.com/watch?v=PMoINjIgE3o&feature=emb_logo
RESPONDA AS QUESTÕES
01. Com que objetivo esse texto foi escrito?
02. Qual o objetivo da leitura desse texto: por que eu estou lendo esse texto ou por que meu professor ou o livro didático propôs a leitura dele?
03. Qual seria o objetivo do autor do texto ao escrever este texto.
Entrega: 21/11
“Não deixe a preguiça tomar conta da sua vida”.
Estudar, por que e para quê?
Sempre surge a pergunta, por que estudar?
Como se fosse preciso explicar o porquê.
Estudamos para aprender o que não sabemos
E através do estudo vamos buscar o conhecimento necessário.
Quando adquirimos saberes, ninguém nos tira, é eterno.
Hoje vivemos num mundo globalizado e rápido
Tão rápido, que a tecnologia chega nos atropelando
E se não quisermos ficar perdidos no tempo
Precisamos buscar formação, atualização dos fatos cotidianos,
Pois vivemos em uma sociedade competitiva e restrita,
Onde não só o conhecimento é avaliado, mas a formação adquirida.
Não importa a profissão acatada e sim a qualificação alcançada.
O estudo faz parte da especialidade que cada ser humano quer atingir.
Onde e com quem se busca este caminho, que não seja na escola?
Sim, tem vários meios para se alcançar nossos objetivo e metas de aprendizado,
Mas a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo,
Pois nela temos educadores comprometidos com o futuro dos nossos educandos,
Com o objetivo de prepará-los para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora.
É preciso saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar,
Sem ele, não teremos “educação”, “qualificação”, “disciplina” e “conhecimento”.
Estudar, porque é preciso. Para quê? Para ter o que mostrar e provar a si mesmo.
Responda as Questões
01. Assim como o texto acima fala sobre a importância dos estudos num mundo globalizado. De acordo com estas fontes, num mundo globalizado qual a importância dos estudos?
02. Marque a resposta correta
a) O estudo é:
( ) Um livro em que lemos e refletimos.
( ) Um ato em que obtemos conhecimento
( ) Um período que passamos na escola pra conversar com os amigos.
b) O estudo é realizado:
( ) Nos bancos de rua ou nos automóveis.
( ) Nas festas realizadas nas casas de outras pessoas.
( ) Nas escolas ou em lugares apropriados.
HISTÓRIA - PROFESSOR: SANDRO
Entrega: 13/11
Colonização portuguesa no Brasil
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial. Posteriormente, o controle dessas áreas abrirá espaço para que as primeiras práticas colonizadoras fossem empreendidas nas Ilhas de Açores e Madeira.
A conquista de rotas comerciais com o Oriente, tido até então principal área de fluxo comercial das nações européias, fez com que a descoberta das terras brasileiras não fosse de muito interesse para a Coroa. Nos primeiros trinta anos de colonização, as únicas atividades se limitavam a realizar a extração do pau-brasil nas regiões litorâneas do país. Tal empreendimento contava com a colaboração dos índios, que em troca de alguns produtos e utensílios, realizavam a derrubada e o armazenamento da madeira.
No entanto, o repúdio de algumas nações contra o monopólio ibérico sobre a exploração das terras americanas viria a transformar esse quadro. Nações como a França e a Holanda reivindicavam os territórios coloniais fossem devidamente divididos.
A partir de então, a administração colonial contou com um primeiro sistema de distribuição organizado por meio da divisão do território. Essa divisão deu origem às chamadas capitanias hereditárias, grande extensões de terra que eram doadas para nobres, burocratas ou comerciantes influentes dentro da Corte lusitana. Aquele que recebia alguma capitania era chamado de donatário.
Esse primeiro sistema de controle e povoamento da colônia brasileira acabou não tendo grandes resultados. Com isso, os portugueses resolveram implantar um novo sistema administrativo mais centralizado e composto por representantes diretos do poder metropolitano.
Principais características do período:
- A economia do açúcar foi responsável pela consolidação da colonização, através da ocupação de parte da costa brasileira.
- O engenho foi a principal unidade de produção de açúcar no Brasil Colonial.
- Uso de mão de obra escrava, de origem africana, no plantio e colheita da cana-de-açúcar, assim como nas várias etapas de produção do açúcar. Os escravos, principalmente mulheres, também foram usadas na execução de atividades domésticas.
- Prevalência das grandes propriedades rurais (latifúndios) no Nordeste brasileiro, com forte concentração de terra.
- Sociedade patriarcal, com poderes político, econômico e social concentrados nas mãos dos senhores de engenho.
- Sociedade estática e estratificada dividida em: Aristocracia rural (senhores de engenho); homens livres (comerciantes, artesãos, funcionários públicos, feitores, etc.) e escravos (maioria da população do período).
- Tráfico negreiro como outra importante atividade lucrativa, principalmente para os comerciantes e coroa portuguesa.
Assista os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=xG31V-Mrk8Q&feature=emb_logo
Responda as Questões
01. A extração do pau-brasil, como atividade básica da economia colonial, teve uma duração muito curta. Esse declínio se deve:
a) à forma predatória de sua extração, pois não houve preocupação com o replantio.
b) à descoberta de metais preciosos nas capitanias da região Sul.
c) à presença de exploradores franceses que, embora em pequeno número, também não se preocupavam com o replantio.
d) à introdução da lavoura canavieira, ocupando terras onde havia pau-brasil.
e) à utilização de corantes químicos pela indústria têxtil europeia.
02. Qual era a estrutura do Plantation na produção de açúcar implantada por Portugal no Brasil?
a) policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.
b) monocultura, trabalho escravo e pequena propriedade familiar.
c) monocultura, trabalho assalariado e pequena propriedade familiar.
d) monocultura, trabalho escravo e grande propriedade.
e) policultura, trabalho escravo e grande propriedade
03. Com relação à economia da cana-de-açúcar e da pecuária no Nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
a) por serem as duas atividades essenciais e complementares, portanto as mais permanentes, foram as que mais usaram escravos.
b) a primeira, tecnologicamente mais complexa, recorria à escravidão, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao trabalho livre.
c) a técnica era rudimentar em ambas, na agricultura por causa da escravidão, e na criação de animais para atender o mercado interno.
d) tanto em uma quanto em outra, desenvolveram-se formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho compulsório.
e) por serem diferentes e independentes uma da outra, não se pode estabelecer qualquer tentativa de comparação entre ambas.
04. Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:
a) O Brasil ter solo fértil e clima favorável.
b) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) Os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.
Entrega: 21/11
História da imigração no Brasil
Podemos considerar o início da imigração no Brasil a data de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX.
Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grande número desde o período da Independência do Brasil.
Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão de obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de italianos e alemães chegaram para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país. Implantou a Lei de Terras, que foi uma lei estabelecida pela elite brasileira, em que as terras passaram a ter valor de compra e de venda para impedir que trabalhadores assalariados tivessem acesso a elas e gerassem concorrência com os grandes fazendeiros.
No ano de 1908, começou a imigração japonesa com a chegada ao Brasil do navio Kasato Maru, trazendo do Japão 165 famílias de imigrantes japoneses. Estes também buscavam os empregos nas fazendas de café do oeste paulista.
Todos estes povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, etc.
Atualmente, observamos um novo grupo imigrando para o Brasil: os coreanos. Estes não são diferentes dos anteriores, pois da mesma forma, vieram acreditando que poderão encontrar oportunidades aqui que não encontram em seu país de origem. Eles se destacam no comércio vendendo produtos dos mais variados tipos que vai desde alimentos, calçados, vestuário (roupas e acessórios) até artigos eletrônicos.
Embora a imigração tenha seu lado positivo, muitos países, como por exemplo, os Estados Unidos, procuram dificultá-la e, sempre que possível, até mesmo impedi-la, para, desta forma, tentar evitar um crescimento exagerado e desordenado de sua população. Cada vez mais medidas são adotadas com este propósito e uma delas é a dificuldade para se obter um visto americano no passaporte.
O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais. Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.
Responda as Questões
01. Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:
Brasil se torna destino de novos imigrantes
[…] Além de atrair cada vez mais imigrantes de países vizinhos e executivos europeus e americanos que fogem da crise econômica, o Brasil tem assistido a um aumento expressivo na chegada de migrantes e refugiados de nacionalidades que tradicionalmente não migram ao país.[...]
O crescimento do número de estrangeiros no país, conforme podemos observar no trecho acima, ocorre em razão dos seguintes fatores, EXCETO:
a) busca por melhores condições vida por parte dos migrantes.
b) caos social ou conflitos nos países de origem.
c) excessiva propaganda migratória brasileira no exterior.
d) crescimento econômico do Brasil nos últimos anos.
e) aumento das restrições a imigrantes na Europa e EUA.
02. A entrada de imigrantes europeus no Brasil integrou uma política chamada de engenharia social. Sobre isso é correto dizer que:
a) Tentando copiar a sociedade europeia, os intelectuais brasileiros visavam ao embranquecimento do povo brasileiro através do processo de imigração.
b) A engenharia social fez parte da política de aumentar o processo de miscigenação do Brasil, valorizando a identidade afrodescendente da população.
c) A engenharia social foi uma estratégia de copiar a sociedade africana como o modelo ideal de civilização para a sociedade brasileira.
d) O objetivo de muitos intelectuais era de romper com o estereótipo de que no Brasil só havia escravos, índios e mulatos.
03. Sobre a Lei de terras criada em 1850 no Brasil é correto afirmar que:
a) Foi uma política criada pelo governo de Deodoro da Fonseca com o objetivo de realizar a Reforma Agrária no Brasil.
b) A lei de terras foi uma estratégia política da elite brasileira, em que a terra passou a ter valor de compra e de venda para impedir o monopólio de muitas terras nas mãos dos ricos fazendeiros.
c) Foi uma lei estabelecida pela elite brasileira, em que as terras passaram a ter valor de compra e de venda para impedir que trabalhadores assalariados tivessem acesso a elas e gerassem concorrência com os grandes fazendeiros.
d) Foi uma política reformista praticada pelo Imperador brasileiro D. Pedro I que decretou que as terras seriam adquiridas através da compra e não da posse ou da prática das sesmarias, como era feito durante o Brasil Colônia.
Entrega: 28/11
Abolição da Escravatura
A abolição da escravatura no Brasil aconteceu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea e ratificou a extinção do trabalho escravo dos negros em nosso país. A abolição da escravatura foi o resultado de um processo de luta popular, que contou com a adesão de parcelas consideráveis da sociedade brasileira, além de ter sido marcada pela resistência dos escravos. O Brasil foi o último país das Américas a abolir com a escravidão.
Causas
A abolição do trabalho escravo do Brasil foi o resultado final de um processo longo, lento e difícil de muitas lutas. O fim do uso da mão de obra escrava em nosso país não foi resultado do humanismo ou da benevolência da família real brasileira, conforme muitos acreditam, mas aconteceu porque um grande número de pessoas de nossa sociedade mobilizou-se para forçar o Império a pôr fim ao trabalho escravo.
A abolição da escravatura no Brasil aconteceu por meio da:
· Resistência realizada pelos próprios escravos ao longo do século XIX;
· Adesão de parte da nossa sociedade à causa por meio de associações abolicionistas;
· Mobilização política dos defensores do abolicionismo.
Além disso, havia a questão dos novos padrões civilizacionais que estavam surgindo e que condenavam a prática do trabalho escravo. Isso colocava o Brasil numa posição vexatória, internacionalmente, uma vez que no continente americano o país foi o último a abolir a escravidão. Essa questão, porém, é apenas secundária, e o processo de abolição só foi possível por conta da luta dos escravos.
Responda as Questões.
01. “No Brasil, costumam dizer que para os escravos são necessários três “Ps”, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo. (André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711)
a) Qual a crítica ao sistema escravista feita pelo autor do trecho apresentado?
b) Indique dois motivos que explicam a introdução da escravidão negra na porção americana do Império português.
02. No Brasil as primeiras leis antiescravistas foram assinadas a partir de meados do século XIX. A lei que extinguiu o tráfico negreiro no nosso país, decretada em 1850, foi:
a) Lei Visconde do Rio Branco
b) Lei do tráfico de Bill Aberdeen
c) Lei Eusébio de Queirós
d) Lei Saraiva-Cotegipe
e) Lei Áurea
03. Leia o trecho:
Nessa época não era incomum assistir a procissões, participar de rituais, cerimônias emocionais nos teatros das cortes ou de manifestações pelo fim da escravidão, que perdia em eficácia e aceitação. Por mais que o governo tentasse recorrer a táticas “reformistas” — como a promulgação da Lei dos Sexagenários —, o resultado começava a ser o oposto. E os ataques vinham de todo lado, isso sem falar das rebeliões escravas que estouravam nos quatro cantos do país.
A respeito desse trecho, ele:
a) evidencia a grande pressão social que a monarquia enfrentou, na década de 1880, pelo fim da escravidão e ressalta que a luta dos escravos também teve peso importante nisso.
b) sugere que as propostas reformistas da monarquia conseguiram enfraquecer o abolicionismo.
c) ressalta que, embora as revoltas dos escravos fossem frequentes, a população seguia apoiando em massa a manutenção da escravidão.
d) afirma que as disputas políticas entre liberais e conservadores eram o grande fator que motivava a causa abolicionista.
e) Todas as respostas estão corretas.
GEOGRAFIA - PROFESSOR: SANDRO
Entrega: 13/11
O Processo de industrialização no Brasil
O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor, como Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outros.
As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX.
O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.
• Primeira etapa: essa ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
• Segunda etapa: corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%, denominada de tarifa Alves Branco. Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial, que prometia grandes perspectivas de prosperidade. As primeiras empresas limitavam-se à produção de alimentos, de tecidos, além de velas e sabão. Em suma, tratava-se de produtos sem grandes tecnologias empregadas.
• Terceira etapa: período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais). Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS.
Quarta etapa: teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com o ingresso dos militares no governo do país, no ano de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.
Resolva as questões
1. “A implementação da política 'desenvolvimentista' da administração Kubitschek marca a utilização, pela primeira vez, de uma política deliberada de industrialização. Essa política consistia essencialmente de uma tarifa aduaneira efetivamente protecionista (…). Ao mesmo tempo, e complementarmente, a política fiscal era francamente expansionista e iniciou, no fim da década, a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento industrial”.
O modelo industrial adotado no espaço geográfico brasileiro no período analisado pelo texto tinha como referência:
a) o caráter puramente nacionalista
b) a ampliação das exportações
c) o desenvolvimento agroindustrial
d) a construção de indústrias de base
e) a substituição de importações
2. O espaço industrial brasileiro contemporâneo vem sendo assistido por um processo de dispersão fabril, isto é, o deslocamento dos empreendimentos do setor secundário para o interior do país, tanto para as metrópoles regionais quanto para as cidades médias e regiões rurais. Mesmo assim, as regiões historicamente predominantes na industrialização brasileira do século XX ainda concentram a maior parte desse capital gerado.
As áreas pioneiras referenciadas pelo texto são:
a) centro-sul e nordeste
b) sudeste e meio norte
c) nordeste e sul
d) zona litoral e região norte
e) centro-oeste e sul
3. Além do direcionamento de infraestruturas, a realização de investimentos públicos e adoção de políticas orçamentárias, um dos fatores responsáveis pelo processo de desconcentração industrial do Brasil é:
a) a dispersão demográfica do país
b) a “guerra fiscal” entre os estados
c) a urbanização das capitais regionais
d) o crescimento das cidades médias
e) a mão de obra barata no interior do território
Entrega: 21/11
Os Recursos Naturais
O homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente, especialmente após a Revolução Industrial.
As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.
Já os recursos naturais renováveis detém a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotaram.
Responda as Questões
01. Os recursos naturais são subdivididos em dois grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis.
Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.
(1) Recursos Renováveis
(2) Recursos Não Renováveis
Coluna 02
( ) ouro
( ) diamante
( ) solo
( ) água
( ) vegetais
( ) luz solar
( ) petróleo
( ) florestas
Entrega: 28/11.
Responda as Questões.
01. Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que podem renovar-se naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. Isso não significa, porém, que eles durem para sempre, pois o uso predatório de tais recursos pode levá-los à extinção.
Assinale a alternativa que indica uma medida de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis.
a) Ampliação das áreas de cultivo do solo.
b) Implantação de sistemas de irrigação sem controle.
c) Uso de agrotóxicos e fertilizantes com muita intensidade nas lavouras.
d) Diminuição do consumo e reaproveitamento dos materiais recicláveis.
e) Expansão das áreas de ocupação humana sobre ambientes naturais.
02. Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial.
Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:
a) madeira e algodão
b) água e petróleo
c) látex e carvão mineral
d) ouro e diamante
e) solo e florestas
03. O processo de devastação do Cerrado é um exemplo de como o uso não controlado dos recursos naturais pode causar profundos impactos naturais, tais como a extinção de espécies vegetais e animais, além de uma menor disponibilidade de recursos e matérias-primas.
A principal causa para a destruição de grande parte do Cerrado foi:
a) a expansão das áreas de cultivo agrícola.
b) o crescimento das cidades do Centro-Oeste.
c) a diminuição das políticas de controle de pragas naturais.
d) a maior presença de indústrias em áreas de preservação florestal.
e) a fragilidade do Cerrado diante das transformações climáticas.
04. O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas.
A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:
a) escassez de mão de obra qualificada
b) precariedade das condições de trabalho
c) insuficiência dos sistemas de transporte
d) insalubridade da infraestrutura habitacional
Práticas Experimentais
Professora: Eliana
Olá, alunos! Espero que todos estejam bem.
Chegamos ao último bimestre, não desanimem, tudo vai dar certo, fiquem atentos aos prazos das atividades.
Segue o link da atividade 1 do mês de novembro
https://forms.gle/pkSVAjqgehdwZq4a7
Segue o link da atividade 2 do mês de novembro
https://forms.gle/1ofJsWGppbGkZbje7
ELETIVA SUPER HERÓI - PROFª LUCIANA CAMPOS E PROFº SANDRO
Olá queridos alunos! Nossa jornada está no final!
Segue a atividade do mês de novembro no link abaixo. Vocês vão preencher no google forms, até o dia 27/11. Leiam com atenção, e em caso de dúvidas, chamem no whatsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/khVs4CtRvSNXiQpb8
Comentários
Postar um comentário