1B Recuperação



MATEMÁTICA - PROFESSORA CRISTIANE NAVARRO

SEI - 3º BIMESTRE - RECUPERAÇÃO


Olá queridos alunos, estamos a caminho do 4º bimestre, a jornada não está sendo fácil, mas temos que nos manter fortes e perseguir nossos objetivos.

Você deverá responder as questões no link abaixo, lá você terá textos de apoio aos exercícios.

Data de entrega: 10.10.2020

Responder no google formulário: https://forms.gle/Jh58PmTpw7AeyyVZ6


Qualquer dúvida estou a disposição!

Prô Cris Navarro



ROTEIRO DE ESTUDOS 1ªS SÉRIES QUÍMICA -  SEI - 3º BIMESTRE


Disciplina: Química

Público Alvo: 1ºs anos A, B, C

Professor: Luciana Campos

Meio de Entrega: resolução de exercícios no Google Forms até 13/10, disponível no link https://forms.gle/2wpaGZpHFMZDvpm59

Habilidades: Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação das transformações químicas; Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas; Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes

Conteúdo: As equações químicas nos processos 


 

ELETIVA É GOOLLL

 

PROFESSORAS: Lilian Mendes e Vilma

PÚBLICO ALVO: Ensino Médio

OBJETIVO: Fazer a reflexão a partir das atividades desenvolvidas ao longo do

bimestre.

SEI- semana de 13/10 à 16/10

Data de entrega: até dia 16/10

Meio de Entrega: Questionário do Google Forms no link

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcALCfFTTnZGNZbPJbTFXk4FCek_AvP_7SKG4lNgG5dpAx-A/viewform?usp=sf_link 


 

ROTEIRO DE ESTUDOS TECNOLOGIA 3º BIMESTRE - SEI


Disciplina: Tecnologia

Público Alvo: 1ªs e 2ªs séries 

Professor: Luciana Campos

Meio de Entrega: produção teatral, com instruções no Google Forms até 13/10, disponível no link https://forms.gle/xadZedfNMki1yG147

Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo: Cultura digital



ELETIVA: 1,2,3, AÇÃO


PROFESSORAS: REGIANE E GISELA

Data de entrega: até o dia 13/10 no Whatsapp da professora Regiane ou Gisela


Assista aos vídeos para depois responder:

https://www.youtube.com/watch?v=65RKr6UQTrw&t=27s 

https://www.youtube.com/watch?v=8SVvDkucDqk 


1- Quais as profissões que te chamam mais atenção?

2- Quais competências e habilidades deverão ser ativadas e trabalhadas em

você para conseguir atingir os seus objetivos?




 

LÍNGUA INGLESA

Class:  1º série A, B e C

Teacher: Luciana Avila 

Meio para entrega da atividade: pelo whatsapp da Professora Luciana Avila (11)986764245

Data para entrega da atividade: 16.10.2020    - 04 aulas



Uma imagem contendo desenho, placar

Descrição gerada automaticamente


ATIVIDADE

TEMA: Kinetic Energy


Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar diferentes tipos de textos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão e de produção escrita.

Ciências Naturais e suas Tecnologias: Classificar as fontes de energia que produzem ou alteram movimentos.

É importante que vocês assistam a vídeo-aula.

http://youtube.com/watch?v =a1x_wSnuU6c

1. The follow picture is an example of...  (A imagem a seguir é um exemplo de: 😊)

Assinale a alternativa correta.


(  ) energy creation  

(  ) energy transformation 

(  ) energy utilization

2. Considering this situation: In a classroom, during the summer, the weather is very hot and therefore, students decide to turn on the fan. Even after turning the fan on, João is still hot and asks Paulo, according to the dialog below. But they didn´t know how to explain what happened, but they were able to identify a phenomenon in which energy is involved. What is it? 

Assinale a alternativa correta

(  ) wind energy

(  ) kinetic energy

(  )electrical energy

(  ) chemical energy


VOCABULARY

during= durante

sumer= verão

fan= ventilador

weathe= clima

3. According to the text, the FALSE sentence is: (De acordo com o texto a frase FALSA é:

Assinale a alternativa correta

(  ) Kinetic energy is the motion´s object energy. Accelerating

(  ) An object, we use force.

(  ) Applying force, the object will be moving with a constant speed.

(  ) Kinetic energy doesn´t depends on the mass and speed.


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TEACHER LUCIANA AVILA




1º ANO
BIOLOGIA 

___

Professora: Regiane Santana

Conteúdo - Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade. Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação ambiental.

Habilidades Essenciais - Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.


  • Olá Pessoal! Segue abaixo a nossa Recuperação, façam com calma e com atenção.

Qualquer dúvida estarei a disposição, via Watts.

Data de Entrega - 14/10/20

              Responder às questões, no link abaixo👇

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebLG8_1PEsnodjvPd-OHrceEv3nbZAhPjyyEpGx8XlywyIRQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&fRAAx

  • Para os alunos que perderam as aulas do CMSP - Assistir o vídeo de apoio.  

              https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=1887&id=12


https://forms.gle/an5rsR2L6j59EZe9A



FÍSICA – PROFESSOR  ROGÉRIO SALES BRITO

SEI – 3º BIMESTRE – RECUPERAÇÃO


OLÁ QUERIDOS,  A SEGUIR  ESTÁ POSTADA  A ATIVIDADE  DA  SEI :

Link da Atividade -   https://forms.gle/CxUwEeYyM3MWA4T68

 QUALQUER DÚVIDA  ME  PROCUREM, POIS ESTOU A DISPOSIÇÃO DE VOCÊS. 

Data de Entrega - 14/10

Você é capaz não desista , seguimos juntos e articulados pela educação!


PRÁTICA EXPERIMENTAIS – FÍSICA  -  PROFESSOR  ROGÉRIO 

Data de Entrega - 14/10

Força Gravitacional ou interação gravitacional é a força que surge a partir da interação mútua (ao mesmo tempo) entre dois corpos. ... Isso porque a Terra exerce força gravitacional sobre os corpos. Acontece entre a Terra e a Lua, bem como entre a Terra e o Sol, fazendo com que o movimento de translação da Terra aconteça. A seguir está a imagem do simulador do phet (laboratório de Física) mostrando a força de atração entre os 2 corpos m1(azul) e m2(rosa).     

 Tarefa: utilizando o simulador

 https://phet.colorado.edu/sims/html/gravity-force-lab/latest/gravity-force-lab_pt_BR.html

1º -  Deslocar arrastando a massa m1 para a posição 4 metros ,tirar foto  e enviar para o professor informando se a força de atração de m1 sobre m2 aumentou ou diminuiu.

2º Enviar uma segunda foto, com m1 na mesma posição de 4 metros, porém agora com massa de 400kg, então informar o novo valor  de atração de m1 sobre m2.

3º  Enviar uma terceira foto com a descrição do que você percebeu na experiência de força gravitacional entre os corpos.



EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: VILMA

 

Olá meus queridos alunos e queridas alunas do 1º EM! Espero que todos e todas estejam bem!

Estou postando a atividade de SEI (Semana de Estudos Intensivos) do 3º bimestre, abaixo segue as instruções:

Leiam com atenção, assistam os vídeos e respondam as questões.

 

 SEGUE O LINK 

https://forms.gle/mHbksdW3R5Zq5P2D8

Qualquer dúvida estarei a disposição no WhatsApp de segunda a sexta das 8:00 às 17:00

                                                                  BONS ESTUDOS! 



Projeto de Vida- Professora Nalva

Olá! Tudo bem?

Espero que esteja bem!

Segue o link da atividade desta semana:

https://forms.gle/C3qqNhR2TcUvFtYJ8

Se você estiver com dificuldades pessoais para entregar as atividades entre em contato, por favor.

Não acumule atividades.... Se você se perdeu durante o bimestre passado, ainda pode entregar as atividades para fechar a sua nota.

Bons Estudos!


GEOGRAFIA – PROFº DANILO. 

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?

 

NESSA ATIVIDADE NÓS IREMOS EXPLORAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NO CMSP E NOS ROTEIROS DE ESTUDOS JÁ REALIZADOS.

Aqui retomaremos habilidades importantes do 3º bimestre a fim de consolidarmos conteúdos importantes.

Vocês realizarão um experimento por meio de uma maquete as orientações para realizar a atividade estão disponíveis no Google Forms, onde vocês enviarão os vídeos com seus trabalhos, ainda assim, havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.

Segue link da atividade:

 https://forms.gle/XthL6cnpj9K2Pjh46

 

BONS ESTUDOS! 


 

SOCIOLOGIA – PROFº DANILO. 

NESSA ATIVIDADE NÓS IREMOS EXPLORAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NO CMSP E NOS ROTEIROS DE ESTUDOS JÁ REALIZADOS.

Aqui retomaremos habilidades importantes do 3º bimestre a fim de consolidarmos conteúdos importantes.

Vocês realizarão a atividade no Google Forms, mas ainda assim, havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.

Segue link da atividade:


https://forms.gle/QC5CRSqCf6foqxHd7

BONS ESTUDOS! 


ARTE – PROF°NICE 

 

Olá alunos! 

Estamos chegando ao final do 3° bimestre, essa é a sua oportunidade de recuperar a nota!! Segue abaixo link da atividade da SEI, Semana de Estudos Intensivos, leia com atenção e faça com dedicação! 

Responder até: 13/10/2020

Link da atividade: https://forms.gle/dLwYouSqVWKKr3F77



HISTÓRIA – PROFESSOR SANDRO

1. Observe a imagem e leia o texto abaixo

O MUNDO ROMANO Breve Introdução: A história de Roma Antiga é fascinante em  função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta  civilização. - ppt video online carregar

Quando a notícia disto chegou ao exterior, explodiram revoltas de escravos em Roma (onde 150 conspiraram contra o governo), em Atenas (acima de 1.000 envolvidos), em Delos e em muitos outros lugares. Mas os funcionários governamentais logo as suprimiram nos diversos lugares com pronta ação e terríveis torturas como punição, de modo que outros que estavam a ponto de revoltar- se caíram em si, provocadas pela exploração e maus-tratos impostos pelos senhores.

 

É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram:

a) lideradas por senadores que lutavam contra o sistema escravista.

b) semelhantes às revoltas dos hilotas em Esparta.

c) provocadas pela exploração e maus-tratos impostos pelos senhores.

d) desencadeadas pelas frágeis leis, que deixavam indefinida a situação de escravidão.

e) pouco frequentes, comparadas com as que ocorreram em Atenas no tempo de Sólon.

 

2. Observe o texto: 

“Não podemos esquecer que, após as frustradas tentativas de reformas dos Graco, emergiram no seio das elites dirigentes romanas duas tendências ideológicas vinculadas aos problemas socioeconômicos do século I a. C. De um lado, encontravam-se os chamados líderes populares, defendendo políticas voltadas para a plebe e para os proletari urbanos, políticas essas caracterizadas pela concessão de terras públicas na Península Itálica e pelo fortalecimento de instituições ligadas à plebe, tais como o tribunato e as assembleias populares.” O termo Proletário está relacionado com a prole (filhos), ou seja, com o sentido reprodutivo (geração de descendentes).

 

O termo proletari, citado no texto, deu origem à palavra proletário, que, no contexto da Roma Antiga, era usado para denominar as camadas mais baixas da sociedade. Qual o sentido dessa palavra:

a) está relacionado com a luta contra industriais capitalistas.

b) está relacionado com a nobreza patrícia decaída.

c) está relacionado com a prole (filhos), ou seja, com o sentido reprodutivo de geração de descendentes.

d) está relacionado com o cultivo de plantações nos latifúndios dos patrícios.

e) está relacionado com as revoltas de escravos e gladiadores.

 

03.  Leia o texto: 

Os irmãos Caio e Tibério Graco pretendiam fazer a Reforma Agrária no Império Romano, ou seja, pegar terras públicas e distribui-las e assim ajudar os mais pobres, como está descrito neste relato dos irmãos Graco.

 "Os homens que combatem e morrem por Roma, têm o ar, a luz e mais nada (...). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu". 

 

Os irmãos Tibério e Caio Graco, Tribunos da Plebe romana, pretendiam:
a) limitar a área de terras públicas ocupadas por particulares e distribuí-las aos mais pobres.

b) limitar a área de latifúndios e distribuir as terras públicas aos Patrícios.
c) limitar o direito de cidadania romana aos habitantes da região de Roma.
d) limitar a expansão territorial derivada de urna prolongada política de conquista e anexação de terras.
e) limitar a desapropriação dos latifúndios e estabelecer propriedades coletivas.


04. Leia o Texto abaixo.

Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. Plebeus: formavam a 

maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuíam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.

Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho,


A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que: 

a) os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social. 

b) os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio das atividade que lhes era permitida e se tornavam Patrícios.

c) os "clientes" eram estrangeiros acolhidos pelos plebeus e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores. 

d) os "patrícios" foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas. 

e) os "escravos" por dívida eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho.

 

05. O texto abaixo:

Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembleias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas visava impedir a concentração de poder nas mãos de uma só pessoa.

 

Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar:

a) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas visava impedir a concentração de poder nas mãos de uma só pessoa.

b) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos.

c) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas entre os Cônsules e o Senado.

d) O poder dos Cônsules era limitado às questões militares, sem influência alguma sobre os negócios públicos.

e) O Exército, na República Romana, não tinha papel político ativo, exceto como defensor da participação do povo, devido à origem popular dos seus generais.


ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS – PROFESSOR SANDRO


1, Assista aos vídeos:

a)  Anúncios Publicitários e Propagandas

https://www.youtube.com/watch?v=OEadEHmLiuE&feature=emb_logo

b) O Anuncio Publicitário.

https://www.youtube.com/watch?v=XWj9fdXKMss&feature=emb_logo

c) O Texto Publicitário.

https://www.youtube.com/watch?v=Cq74uTITEzI&feature=emb_logo

d) Diferença entre Propaganda e Anúncio Publicitário

https://www.youtube.com/watch?v=cOnsJps8Kp0&feature=emb_logo


2.  Após assistirem os vídeos, crie um produto e faça seu anúncio publicitário e sua propaganda. Grave o vídeo e envia para meu Whats App.


ELETIVA “A ARTE DE RENOVAR” – PROFº MILENA E DANILO. 

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?

NESSA ATIVIDADE NÓS IREMOS EXPLORAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NOS ROTEIROS DE ESTUDOS JÁ REALIZADOS.

Aqui retomaremos habilidades importantes do 3º bimestre a fim de consolidarmos conteúdos importantes.

Vocês apresentarão um vídeo apresentando sua ideia de negócio. As orientações para realizar a atividade estão disponíveis no Google Forms, onde vocês irão enviar as apresentações, ainda assim, havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.

Link da atividade:
https://forms.gle/b25fCAjMa3JGe3xm8

Bons Estudos!


E.E. Antonio Messias Szymanski.

Disciplina: Língua Portuguesa.                               Séries: 1ºA e 1ºB

Semana de estudos intensivos.

Data de entrega:13/10/2020     Meio de entrega: Whatsapp.

 

Habilidade essencial: Ler e compreender  selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gênero, temas, autores.




1 O que é felicidade?  A felicidade está relacionada com a posse de bens materiais, em ter ou não coisas, como por exemplo: uma roupa, um objeto eletrônico; ou em ter um trabalho bem remunerado, ser reconhecido por seus talentos, possuir uma família harmoniosa e gozar de boa saúde? Enfim, a pessoa que conquistar tudo isso é necessariamente feliz?



R:______________________________________________________________________

 

FELICIDADE CLANDESTINA

Clarice Lispector

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.

Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.

Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia.

Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.

Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria.

Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança da alegria: eu não vivia, eu nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.

No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.diabólico. No dia seguinte lá estava eu à porta de sua casa, com um sorriso e o coração 

Mas não ficou simplesmente nisso. O plano secreto da filha do dono de livraria era tranqüilo e batendo. Para ouvir a resposta calma: o livro ainda não estava em seu poder, que eu voltasse no dia seguinte. Mal sabia eu como mais tarde, no decorrer da vida, o drama do “dia seguinte” com ela ia se repetir com meu coração batendo.

E assim continuou. Quanto tempo? Não sei. Ela sabia que era tempo indefinido, enquanto o fel não escorresse todo de seu corpo grosso. Eu já começara a adivinhar que ela me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho. Mas, adivinhando mesmo, às vezes aceito: como se quem quer me fazer sofrer esteja precisando danadamente que eu sofra.

Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer. Às vezes ela dizia: pois o livro esteve comigo ontem de tarde, mas você só veio de manhã, de modo que o emprestei a outra menina. E eu, que não era dada a olheiras, sentia as olheiras se cavando sob os meus olhos espantados.

Até que um dia, quando eu estava à porta de sua casa, ouvindo humilde e silenciosa a sua recusa, apareceu sua mãe. Ela devia estar estranhando a aparição muda e diária daquela menina à porta de sua casa. Pediu explicações a nós duas. Houve uma confusão silenciosa, entrecortada de palavras pouco elucidativas. A senhora achava cada vez mais estranho o fato de não estar entendendo. Até que essa mãe boa entendeu. Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!

E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha. Ela nos espiava em silêncio: a potência de perversidade de sua filha desconhecida e a menina loura em pé à porta, exausta, ao vento das ruas de Recife. Foi então que, finalmente se refazendo, disse firme e calma para a filha: você vai emprestar o livro agora mesmo. E para mim: “E você fica com o livro por quanto tempo quiser. ”Entendem? Valia mais do que me dar o livro: pelo tempo que eu quisesse ” é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.

Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.

Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela 

coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar… havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.

Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.

Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.

___________________________FIM_____________________________________________

2- O conto foi narrado em:

a- 1ª pessoa (narrador-personagem)

b- 3ª pessoa (narrador observador)

3- O que se pode compreender pela comparação apresentada no final do conto: “não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu ‘amante’”?

R:_________________________________________________________________________

4- Leia o trecho a seguir:  E para mim: “E você fica com o livro por quanto tempo quiser. ”

As aspas nesse trecho servem:

a- para destacar algo

b- para mostrar um discurso direto

5 - : “ Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa.”    O que o trecho em negrito quer dizer?

R:______________________________________________________________________

6-” Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o”, nesse trecho há a presença de uma figura de linguagem:

a- antítese

b- personificação



 


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