SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PORTUGUÊS 3º BIMESTRE.
Habilidades: EF08LP04A ( Análise linguística/semiótica: Identificar aspectos linguísticos e gramaticais(ortografia, regências e concordância nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo, etc.) em funcionamento em um texto, EF08LP1C (Leitura: refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar).
Observação: as questões de 1 e 2 entregar até o dia 15/8, o exercício 3 e 4 até o dia 21/8 e o exercício 5 até o dia 29/8
Anvisa aprova medicamento contra o câncer de pulmão e de pele
Para a circulação do remédio, ainda falta a definição do valor do remédio, processo que dura aproximadamente três meses.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), a droga Opdivo, da farmacêutica Brisol, o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).
Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença. Estudos demonstram que esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida e tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.
A provação do Opdivo é importante porque, entre os cânceres, o de pulmão é o que mais mata no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgirão 28.220 casos da doença no Brasil em 2016.
Para a circulação do medicamento falta apenas definir o preço, que é determinado pela Anvisa e deve demorar cerca de três meses.
Nos EUA, cada aplicação custa cerca de US$ 15 mil (R$ 55 mil). No Brasil, esse custo costuma decair em aproximadamente 40%.
Disponível em: <http://www.otempo.com.br>.
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) persuadir
b) alertar
c) informar
d) divulgar
Questão 2 – Identifique a finalidade do emprego dos dois-pontos no trecho a seguir:
“… o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).”
a) Iniciar uma fala
b) Continuar uma fala
c) Dar uma explicação
d) Iniciar um discurso indireto
Questão 3 – Assinale a alternativa em que o termo sublinhado pode ser substituído pelo termo entre colchetes, sem interferência de sentido:
a) “… que é determinado pela Anvisa …”. [sugerido]
b) “… esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida …”. [substancialmente]
c) “… tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.” [em consonância]
d) “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)…”. [dados]
Questão 4- No trecho: “ A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4)...” o verbo em destaque no tempo:
a) Futuro do presente
b) Presente
c) Pretérito perfeito
d) Futuro do pretérito
Questão 5 – De acordo com a notícia o que impede o acesso ao medicamento?
a) A O.M.S. definir quem pode utilizá-lo
b) Testes em laboratórios confiáveis
c) A distribuição nas farmácias
d) A Anvisa determinar o valor de circulação.
CIÊNCIAS- PROFESSORA ANDRÉA
Olá meus queridos e queridas alunas do 8ºano !Espero que todos e todas estejam bem!
Estou postando as atividades do 3º bimestre, existe uma sequência de atividades com etapas e cronogramas a seguir:
Atividade 1- Processo reprodutivo animais
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com):
22/06 - 8º ano EF - Ciências - Processos reprodutivos dos animais- https://youtu.be/NTmjeBrIwoE
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/Hm7xgRJk81EtB8as6
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 14/08/2020
Atividade 2- Transformações ocorridas na fase da puberdade
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com):
13/07 - 8° ano EF - Ciências - Transformações ocorridas na fase da puberdade: Aula 09- https://youtu.be/BFgBzm2hj_I
Puberdade e suas mudanças – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental- https://youtu.be/oHaVYp4v5NI
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/At7fTpZpuJMnn5zp8
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 21/08/2020
Atividade 3- Gravidez na adolescência
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com):
Aula de ciências do 8º ano 03/08/2020 centro de mídias SP
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/eTfRZgua5ZejR4gp8
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 28/08/2020
Atividade 4- A importância da prevenção
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou email:aquinabe@gmail.com):
Aula de ciências do 8º ano 03/08/2020 centro de mídias SP
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/TYxKFciy4p32fwAz7
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 04/09/2020
Não Esqueça!
Qualquer coisa estou à disposição!
Protagonismo Juvenil Profª Milena
Enfim, 3º Bimestre! Parabéns por todo o seu percurso até aqui.
As atividades para o mês de agosto estão formuladas no Google Forms e Padlet para não sobrecarregar o seu trabalho. Será uma atividade por semana, sendo o último prazo dia 31 de Agosto. Quaisquer dúvidas estarei à disposição pelo WhatsApp.
Seguem os links das atividades:
ATIVIDADE 1 – https://forms.gle/Vpc5JikYgwpwiLTJ9 até 14/08
ATIVIDADE 2 – https://forms.gle/mXEd9NxG2biLmcmZ6 até 19/8
ATIVIDADE 3 – https://padlet.com/milenab1/protagonismo_padlet
disponível apenas no dia 19/8
ATIVIDADE 4 – https://padlet.com/milenab1/protagonismo_padlet disponível apenas no dia 24/8
Bons estudos!
PROJETO DE VIDA – PRÔ CRIS NAVARRO
Queridos alunos chegamos ao Terceiro Bimestre deste ano que está sendo muito diferente para todos nós. Espero que todos estejam bem e que logo possamos nos encontrar, mas enquanto isso não acontecer conto com o empenho de todos na realização das Atividades propostas e coloco-me inteiramente a disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Assistam às aulas do CMSP que acontecem às quartas-feiras às 09h45, e esclareça suas dúvidas. As aulas do CMSP deste Bimestre serão indispensáveis para a resolução das Atividades e sua Participação também; por isso vamos lá!
Em cada Atividade proposta você contará com textos de apoio antes da resolução dos exercícios, bom trabalho!
Meio de Entrega: LINK do Formulário Google de cada atividade.
ATIVIDADE 1- LINK: https://forms.gle/AR967axGN67fyNLP7
Data de Entrega:10 a 14 de agosto.
ATIVIDADE 2- LINK: https://forms.gle/Ne9K2pP1xbY6Pqot5
Data de Entrega:17 a 21 de agosto
ATIVIDADE 3- LINK: https://forms.gle/4MicYmCvAUvzmT6W6
Data de Entrega: 24 a 28 de agosto
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
PRÔ CRIS NAVARRO
Queridos alunos chegamos ao Terceiro Bimestre deste ano que está sendo muito diferente para todos nós. Espero que todos estejam bem e que logo possamos nos encontrar, mas enquanto isso não acontecer conto com o empenho de todos na realização das Atividades propostas e coloco-me inteiramente a disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Em cada Atividade proposta você contará com textos de apoio antes da resolução dos exercícios, bom trabalho!
Meio de Entrega: LINK do Formulário Google de cada atividade.
ATIVIDADE 1- Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/KnErkAtxRfCtSm9C6
DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE 1: 10 A 14 de agosto
ATIVIDADE 2 - Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/R24a8PWV5VhDdPav7
DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE 2:17 a 21 de agosto
ATIVIDADE 3 - Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/F5MNPiphZFN4khZw7
DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE 3: 24 a 28 de agosto
ELETIVAS - DIGITAL INFLUENCER
PROFESSORAS CRIS NAVARRO E NICE
ROTEIRO DE ESTUDO DE AGOSTO
Atividades a desenvolver
Atividade 1: Assistir ao vídeo “Como ser um Youtuber” e produzir um relatório.
Atividade 2: Conversa com Youtubers convidados, através da plataforma Teams, 25/08/2020 às 13h.
Data de entrega do relatório: até 20/08/2020
Meio de entrega: https://forms.gle/jk6i8HTV1bLnBw2u5
Competências/ Habilidades
Autonomia: capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.
Criatividade: capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.
Competências da BNCC
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Qualquer dúvida estamos à disposição!
Bom trabalho.
ROTEIRO DE ESTUDO
Disciplina: Geografia
Público Alvo: 8°ano A
Professora: Gasparina aparecida de oliveira Ricardo
Meio de Entrega: via E-mail ou whats
ROTEIRO DE ESTUDOS – MÊS DE AGOSTO
Geografia –8°Ano A
SEMANA DE – 03 à 07/08 – Retomada 2º Bimestre
HABILIDADE:
CONTEÚDO: Ordem Mundial no Pós- Guerra
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
N° de aulas: 4
DATA DA ENTREGA: 07 de Agosto – Via email ou whats
SEMANA DE – 10 à 14/08
CONTEÚDO: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.
O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.
Também é bom ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso ocorresse era o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis desastrosos.
Observe o mapa e responda:
a._________________________________________________________________________________________________________________________________________
b._________________________________________________________________________________________________________
N° de aulas: 4
Data da Entrega: 14 de Agosto – Via email ou whats
SEMANA DE – 17 à 21/08
CONTEÚDO: Tema: Desenvolvimento Científico e Tecnológicos/ A geopolítica da América Latina e África
1.
Produção fabril de automóveis
A imagem acima assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:
a) a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.
b) a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.
c) o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.
d) a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.
e) a inclusão social através da inserção das camadas mais pobres na produção de sistemas sofisticados de produção industrial.
N° de aulas: 4
DATA DA ENTREGA: 21 de Agosto – Via email ou whats.
ARTE – PROF°NICE
Olá alunos!
Segue abaixo link da atividade de agosto, leiam com atenção e assistam aos vídeos.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Realizar atividade até: 31/08/2020
https://forms.gle/Chi7AK7o2SghKtY87
Boa atividade!
INGLÊS - PROF°PRISCILA
Hello students!
no link abaixo vocês encontram a atividade de Inglês referente ao mês de agosto. Vocês têm até dia 28/08/2020 para entregar.
Leiam com bastante atenção.
Qualquer dúvida estou a disposição no whatsapp.
https://forms.gle/A4AAVFzFvahQ49xc6
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: VILMA
Caro aluno (a), estamos iniciando o 3º Bimestre, e esse é um momento em que sua parte será fundamental no processo de ensino/aprendizagem, a busca pelo conhecimento, a dedicação e o esforço nas realizações das atividades, não tenha pressa em terminar tudo de uma vez, programe-se, organize e separe algumas horas do seu dia para o estudo!
SEGUE OS LINKS
Semana 1 https://forms.gle/38uR7at2ykeTy4f4A
Semana 2 https://forms.gle/N1UMJFLSDrsPNkmN7
Semana 3 https://forms.gle/jdC5T4Za2KFDjxcL9
Semana 4 https://forms.gle/Xamhbs6sKR5rqA1r6
Qualquer dúvida estarei a disposição no WhatsApp de segunda a sexta das 8:00 às 17:00
BONS ESTUDOS!
MATEMÁTICA – Professora Nalva
Olá, esta atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.
Link da Atividade - https://forms.gle/KQTdkVpAbbFqgH3z9
O formulário contém três atividades que contemplam as seguintes semanas:
De 10 a 14 de agosto de 2020
De 17 a 21 de agosto de 2020
De 24 a 28 de agosto de 2020
O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020
A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.
Boa atividade!
TECNOLOGIA – Professora Nalva
Olá, esta atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.
Link da Atividade - https://forms.gle/5TM7gKMwmGm46QQa6
O formulário contém três atividades que contemplam as seguintes semanas:
De 10 a 14 de agosto de 2020
De 17 a 21 de agosto de 2020
De 24 a 28 de agosto de 2020
O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020
A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.
Bons estudos!
HISTÓRIA - PROFª ROSÂNGELA - 3º BIMESTRE
Olá, Pessoal….vamos lá chegamos no 3º Bimestre, tá difícil? Mas não desanime!
Estou deixando algumas atividades para vocês, façam com atenção e bons estudos!
Data de entrega:
Atividade 01
10 a 14 de Agosto
Atividade 02
17 a 21 de Agosto.
Atividade 03
24 a 31 de Agosto.
ATIVIDADE I
ATIVIDADE II
Após assistirem a cena do fime “A procura da Felicidade”:
1) Explique com suas palavras o que acontece nessa cena?
2) Qual lição podemos tirar dela?
ATIVIDADE III
3) Como você reage quando recebe uma crítica positiva ou negativa? Sua reação é diferente dependendo de quem a fez?
4) Quais são seus defeitos e suas maiores qualidades?
01- Para leitura:
6 dicas de como se organizar para estudar
Comentários
Postar um comentário