8A - Atividades do 3º Bimestre

 





E.E. Antonio Messias Szymanski.

Disciplina: Português.                                                  Série: 8ºA

Profª Gisela

Meio de entrega: Whatsapp.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PORTUGUÊS 3º BIMESTRE.

Habilidades: EF08LP04A ( Análise linguística/semiótica: Identificar aspectos linguísticos e gramaticais(ortografia, regências e concordância nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo, etc.) em funcionamento em um texto, EF08LP1C (Leitura: refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar).

Observação: as questões de  1  e 2 entregar até o dia 15/8, o exercício 3 e 4 até o dia 21/8 e o exercício 5 até o dia 29/8

 

Anvisa aprova medicamento contra o câncer de pulmão e de pele

Para a circulação do remédio, ainda falta a definição do valor do remédio, processo que dura aproximadamente três meses.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), a droga Opdivo, da farmacêutica Brisol, o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).

    Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença. Estudos demonstram que esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida e tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.

    A provação do Opdivo é importante porque, entre os cânceres, o de pulmão é o que mais mata no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgirão 28.220 casos da doença no Brasil em 2016.

    Para a circulação do medicamento falta apenas definir o preço, que é determinado pela Anvisa e deve demorar cerca de três meses.

    Nos EUA, cada aplicação custa cerca de US$ 15 mil (R$ 55 mil). No Brasil, esse custo costuma decair em aproximadamente 40%. 

Disponível em: <http://www.otempo.com.br>.

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) persuadir

b) alertar

c) informar

d) divulgar

Questão 2 – Identifique a finalidade do emprego dos dois-pontos no trecho a seguir:

 

“… o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).”

a)       Iniciar uma fala

b)      Continuar uma fala

c)       Dar uma explicação

d)      Iniciar um discurso indireto

Questão 3 – Assinale a alternativa em que o termo sublinhado pode ser substituído pelo termo entre colchetes, sem interferência de sentido:

a) “… que é determinado pela Anvisa …”. [sugerido]

      b) “… esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida …”. [substancialmente]

c) “… tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.” [em consonância]

d) “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)…”. [dados]

 

Questão 4- No trecho: “     A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4)...” o verbo em destaque no tempo:

a)       Futuro do presente

b)      Presente

c)       Pretérito perfeito

d)      Futuro do pretérito

 

Questão 5 – De acordo com a notícia o que impede o acesso ao medicamento?

a)       A O.M.S.  definir quem pode utilizá-lo

b)      Testes em laboratórios confiáveis

c)       A distribuição nas farmácias

d)      A Anvisa determinar o valor de circulação.


 

 

CIÊNCIAS- PROFESSORA ANDRÉA

Olá meus queridos e queridas alunas do 8ºano !Espero que todos e todas estejam bem!

 Estou postando  as atividades do 3º bimestre, existe uma sequência de atividades com etapas e cronogramas a seguir:

 

Atividade 1- Processo reprodutivo animais

1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com):

22/06 - 8º ano EF - Ciências - Processos reprodutivos dos animais- https://youtu.be/NTmjeBrIwoE

 

 

2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:

https://forms.gle/Hm7xgRJk81EtB8as6

3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.

Observação: Entrega desta atividade até 14/08/2020

Atividade 2- Transformações ocorridas na fase da puberdade

 

1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com):

13/07 - 8° ano EF - Ciências - Transformações ocorridas na fase da puberdade: Aula 09- https://youtu.be/BFgBzm2hj_I

 

Puberdade e suas mudanças – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental- https://youtu.be/oHaVYp4v5NI

 

 

2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:

https://forms.gle/At7fTpZpuJMnn5zp8

 

3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.

Observação: Entrega desta atividade até 21/08/2020

 

Atividade 3- Gravidez na adolescência

1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com):

Aula de ciências do 8º ano 03/08/2020 centro de mídias SP

https://youtu.be/AtVz3m-exHQ

2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:

https://forms.gle/eTfRZgua5ZejR4gp8

3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.

Observação: Entrega desta atividade até 28/08/2020

 

Atividade 4- A importância da prevenção

1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou email:aquinabe@gmail.com):

Aula de ciências do 8º ano 03/08/2020 centro de mídias SP

https://youtu.be/AtVz3m-exHQ

2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:

https://forms.gle/TYxKFciy4p32fwAz7

3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.

Observação: Entrega desta atividade até 04/09/2020

Não Esqueça!

Qualquer coisa estou à disposição!


 

 Protagonismo Juvenil Profª Milena

Enfim, 3º Bimestre! Parabéns por todo o seu percurso até aqui.

As atividades para o mês de agosto estão formuladas no Google Forms e Padlet para não sobrecarregar o seu trabalho. Será uma atividade por semana, sendo o último prazo dia 31 de Agosto. Quaisquer dúvidas estarei à disposição pelo WhatsApp.

Seguem os links das atividades: 

ATIVIDADE 1 –  https://forms.gle/Vpc5JikYgwpwiLTJ9  até 14/08

ATIVIDADE 2 – https://forms.gle/mXEd9NxG2biLmcmZ6     até 19/8

ATIVIDADE 3 – https://padlet.com/milenab1/protagonismo_padlet

 disponível apenas no dia 19/8

ATIVIDADE 4 – https://padlet.com/milenab1/protagonismo_padlet  disponível apenas no dia 24/8 

 

Bons estudos!




PROJETO DE VIDA – PRÔ CRIS NAVARRO

Queridos alunos chegamos ao Terceiro Bimestre deste ano que está sendo muito diferente para todos nós. Espero que todos estejam bem e que logo possamos nos encontrar, mas enquanto isso não acontecer conto com o empenho de todos na realização das Atividades propostas e coloco-me inteiramente a disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Assistam às aulas do CMSP que acontecem às quartas-feiras às 09h45, e esclareça suas dúvidas. As aulas do CMSP deste Bimestre serão indispensáveis para a resolução das Atividades e sua Participação também; por isso vamos lá!

Em cada Atividade proposta você contará com textos de apoio antes da resolução dos exercícios, bom trabalho!

Meio de Entrega: LINK do Formulário Google de cada atividade.

 

ATIVIDADE 1- LINK: https://forms.gle/AR967axGN67fyNLP7

Data de Entrega:10 a 14 de agosto.

 

ATIVIDADE 2- LINK: https://forms.gle/Ne9K2pP1xbY6Pqot5

Data de Entrega:17 a 21 de agosto

 

ATIVIDADE 3- LINK: https://forms.gle/4MicYmCvAUvzmT6W6

Data de Entrega: 24 a 28 de agosto



 PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

 PRÔ CRIS NAVARRO

Queridos alunos chegamos ao Terceiro Bimestre deste ano que está sendo muito diferente para todos nós. Espero que todos estejam bem e que logo possamos nos encontrar, mas enquanto isso não acontecer conto com o empenho de todos na realização das Atividades propostas e coloco-me inteiramente a disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Em cada Atividade proposta você contará com textos de apoio antes da resolução dos exercícios, bom trabalho!

Meio de Entrega: LINK do Formulário Google de cada atividade.

ATIVIDADE 1- Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/KnErkAtxRfCtSm9C6

DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE 1: 10 A 14 de agosto

ATIVIDADE 2 -  Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/R24a8PWV5VhDdPav7

DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE 2:17 a 21 de agosto

ATIVIDADE 3 - Meio de Entrega: O aluno deverá responder o Fomulário Google com o link: https://forms.gle/F5MNPiphZFN4khZw7

DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE 3: 24 a 28 de agosto


 

 

ELETIVA: VAMOS VIAJAR?!  

PROFESSORAS BRUNA E PRISCILA.


OLÁ ALUNOS!!!!!!



Estamos iniciando mais um bimestre, e dando sequência à nossa ELETIVA, preparamos uma atividade bem bacana para vocês, esta atividade é referente ao mês de AGOSTO. fiquem atentos as datas de entrega:


O formulário deverá ser respondido até dia 18/08

A atividade do cartaz ilustrativo deverá ser encaminhado aos e-mail 

brunaalthman@professor.educacao.sp.gov.br ou priscilareis@professor.educacao.sp.gov.br

até 31/08. 



Segue link do formulário, lá vocês também encontrarão informações sobre o cartaz. 


https://forms.gle/XjBqaViCLTrqjb4t6



FIQUEM ATENTOS E BONS ESTUDOS !!!!!






ELETIVAS - DIGITAL INFLUENCER

PROFESSORAS CRIS NAVARRO E NICE

ROTEIRO DE ESTUDO DE AGOSTO

 

Atividades a desenvolver

Atividade 1: Assistir ao vídeo “Como ser um Youtuber” e produzir um relatório.

Atividade 2: Conversa com Youtubers convidados, através da plataforma Teams, 25/08/2020 às 13h.

Data de entrega do relatório: até 20/08/2020

Meio de entrega: https://forms.gle/jk6i8HTV1bLnBw2u5

Competências/ Habilidades

Autonomia: capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.

 

Criatividade: capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.

 

Competências da BNCC

 

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

 

Qualquer dúvida estamos à disposição!

Bom trabalho.




                                     ROTEIRO DE ESTUDO

Disciplina: Geografia

Público Alvo: 8°ano A

Professora: Gasparina aparecida de oliveira Ricardo

Meio de Entrega: via E-mail ou whats

ROTEIRO DE ESTUDOS – MÊS DE AGOSTO

                             Geografia –8°Ano A


SEMANA DE – 03 à 07/08 – Retomada 2º Bimestre

HABILIDADE: 

CONTEÚDO: Ordem Mundial no Pós- Guerra 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

N° de aulas: 4

DATA DA ENTREGA: 07 de Agosto – Via email ou whats


SEMANA DE – 10 à 14/08


CONTEÚDO: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.

O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

Também é bom ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso ocorresse era o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis desastrosos.




Observe o mapa e responda:

 

a._________________________________________________________________________________________________________________________________________

b._________________________________________________________________________________________________________

N° de aulas: 4

Data da Entrega: 14 de Agosto – Via email ou whats



SEMANA DE – 17 à 21/08


CONTEÚDO: Tema: Desenvolvimento Científico e Tecnológicos/ A geopolítica da América Latina e África

1.

 

Produção fabril de automóveis

A imagem acima assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:


a) a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.

b) a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.

c) o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.

d) a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.

e) a inclusão social através da inserção das camadas mais pobres na produção de sistemas sofisticados de produção industrial.

N° de aulas: 4

DATA DA ENTREGA: 21 de Agosto – Via email ou whats.




ARTE – PROF°NICE 

 

Olá alunos!

Segue abaixo link da atividade de agosto, leiam com atenção e assistam aos vídeos. 

Qualquer dúvida estou à disposição.

Realizar atividade até: 31/08/2020

https://forms.gle/Chi7AK7o2SghKtY87

Boa atividade! 



 INGLÊS - PROF°PRISCILA

Hello students!

no link abaixo vocês encontram a atividade de Inglês referente ao mês de agosto. Vocês têm até dia 28/08/2020 para entregar.

Leiam com bastante atenção.

Qualquer dúvida estou a disposição no whatsapp.


https://forms.gle/A4AAVFzFvahQ49xc6






                           

                              EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: VILMA

 

Caro aluno (a), estamos iniciando o 3º Bimestre, e esse é um momento em que sua parte será fundamental no processo de ensino/aprendizagem, a busca pelo conhecimento, a dedicação e o esforço nas realizações das atividades, não tenha pressa em terminar tudo de uma vez, programe-se, organize e separe algumas horas do seu dia para o estudo!

 

 SEGUE OS LINKS

 Semana 1     https://forms.gle/38uR7at2ykeTy4f4A

Semana 2     https://forms.gle/N1UMJFLSDrsPNkmN7

Semana 3    https://forms.gle/jdC5T4Za2KFDjxcL9

Semana 4   https://forms.gle/Xamhbs6sKR5rqA1r6

Qualquer dúvida estarei a disposição no WhatsApp de segunda a sexta das 8:00 às 17:00

                                                                  BONS ESTUDOS


 MATEMÁTICA – Professora Nalva

Olá, esta  atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.

Link da Atividade - https://forms.gle/KQTdkVpAbbFqgH3z9 

O formulário contém três atividades que contemplam as seguintes semanas:

De 10 a 14 de agosto de 2020 

De 17 a 21 de agosto de 2020

De 24 a 28 de agosto de 2020

O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020 

A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.

Boa atividade!



TECNOLOGIA – Professora Nalva

Olá, esta  atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.

Link da Atividade - https://forms.gle/5TM7gKMwmGm46QQa6  

O formulário contém três atividades que contemplam as seguintes semanas:

De 10 a 14 de agosto de 2020 

De 17 a 21 de agosto de 2020

De 24 a 28 de agosto de 2020

O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020 

A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.

Bons estudos!



HISTÓRIA - PROFª ROSÂNGELA - 3º BIMESTRE

 

Olá, Pessoal….vamos lá chegamos no 3º Bimestre, tá difícil? Mas não desanime!

Estou deixando algumas atividades para vocês, façam com atenção e bons estudos!

 

Data de entrega:

 

Atividade 01

10 a 14 de Agosto

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHZvxgA_r98MwvcVOlyI4zamSZd5-BUGYqbXmiGcGNxWsAaA/viewform?usp=sf_link

 

Atividade 02

17 a 21 de Agosto.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWOoaAeG3LwiZePuQgvL5pW6hchqPbGpTT-qtJLecDSYiWYg/viewform?usp=sf_link

 

Atividade 03 

24 a 31 de Agosto.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1I0y__Kyw1G0436tDHwv1_wGFv9NnTNedbOo_XO0m16KApw/viewform?usp=sf_link

 

 

 

EE PROF.ANTONIO MESSIAS SYMANSKI

 

                           ATIVIDADES DO  3º Bimestre

                              05/08/2020 a 29/08/2020

 

1-PROFESSORA

Luciana Avila

 

2- TURMA

8º Ano A

 

3-Tempo Estimado

16 aulas

4-DISCIPLINA

Orientação de Estudos

 

5-HABILIDADES

Criar hábitos de estudos e refletir sobre a influência dele na sua vida.

Através da habilidade de inferir e também de realizar leitura explícita e interpretar, comparar, contextualizar com o conhecimento de mundo e de realidade vivida pelo aluno.

 

6-CONTEÚDOS

Organização da Agenda semanal.

Refletir sobre a importância da organização e planejamento nos estudos.

Cena do filme: A procura da Felicidade

 

OBSERVAÇÕES

Assistam ao vídeo com a cena do filme “A procura da Felicidade”, copiem as perguntas e as respondam no caderno de Orientação de Estudos. Após a realização das atividades, enviem as fotos no WhatsApp da professora (11) 986764245.

Atividade I: Preencher a tabela de Programação de aulas CMSP. (entregar até o dia 15/08/2020)

Atividade II:  Assistir a cena do filme “A procura da felicidade “e responder as questões 1 e 2. (entregar até o dia 21/08/2020)

Atividade III:  Responder as questões 3 e 4. (entregar até o dia 29/08/2020)

Não deixem de ler no final da atividade as: 6 dicas de como se organizar para estudar.

 

 

 

 

ATIVIDADE I

Preencha a tabela abaixo com a programação das suas aulas desta semana, de acordo com o cronograma do Centro de Mídias São Paulo:

 

 

Horário das Aulas

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

 

14h

 

 

 

 

 

 

14h45

 

 

 

 

 

 

15h30

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE II

Após assistirem a cena do fime “A procura da Felicidade”:

1) Explique com suas palavras o que acontece nessa cena?

2) Qual lição podemos tirar dela?

ATIVIDADE III

3) Como você reage quando recebe uma crítica positiva ou negativa? Sua reação é diferente dependendo de quem a fez?

4) Quais são seus defeitos e suas maiores qualidades?

 

 

 

Acredite em você!

 

Com carinho, professora Luciana Avila

 

 

 01- Para leitura:

6 dicas de como se organizar para estudar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários