LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA MIRIAN
7º ANO B
OLÁ ALUNOS !!!!
Estamos iniciando o 3º bimestre e eu preparei algumas atividades para vocês.
A forma de entrega é a mesma, respostas no formulário do google.
https://docs.google.com/forms/d/e/
1FAIpQLSd3Er_TEYvhJGcaOmE1QRpiLXM6B5jZfyb7VdIlkRvoNAeB9Q/viewform?usp=pp_url
CIÊNCIAS- PROFESSORA ANDRÉA
Olá meus queridos e queridas alunas do 7ºano !Espero que todos e todas estejam bem!
Estou postando as atividades do 3º bimestre, existe uma sequência de atividades com etapas e cronogramas a seguir:
Atividade 1- Biomas brasileiros
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou email:aquinabe@gmail.com):
Ecossistemas Brasileiros: Mata atlântica, Amazônia e Mata dos Cocais – Ciências – 7º ano – EF https://youtu.be/lG2UFVjt9uA
Ecossistemas Brasileiros: Pampas,Mata de Araucária, Restingas e Manguezais – Ciências – 7º ano – E.F https://youtu.be/eJKrX0OXFCg
Ecossistemas Brasileiros: Cerrado,Caatinga e Pantanal – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental https://youtu.be/xLRwlkkZ3hU
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/D8RKDjNZC5TDSZNH7
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 14/08/2020
Atividade 2-Impactos ambientais
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou email:aquinabe@gmail.com):
Fenômenos naturais e impactos ambientais – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental- https://youtu.be/AmqGlT1xbgs
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/CL43pGGHHvJCtP3U8
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 21/08/2020
Atividade 3- Indicadores de saúde- Parte I
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou email:aquinabe@gmail.com):
Indicadores de saúde pública – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental- https://youtu.be/ak7LF6tg28w
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/pL2LuHehDhycj7MZ6
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 21/08/2020
Atividade 4- Indicadores de saúde- Parte II
1ºAssista ao vídeo abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou email:aquinabe@gmail.com):
Indicadores de saúde pública – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental- https://youtu.be/ak7LF6tg28w
2º Após assistir ao vídeo e realizar as anotações entre no link abaixo ,leia o texto e respondas as questões propostas:
https://forms.gle/itN75j461SdnnYaV6
3ºVou corrigir apenas o primeiro formulário entregue, portanto assista ao vídeo, leia o texto com calma e responda as questões uma única vez, não esquecendo de colocar seu nome e número.
Observação: Entrega desta atividade até 04/09/2020
Não Esqueça!
Qualquer coisa estou à disposição!
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS- PROFESSORA ANDRÉA
Olá meus queridos e queridas alunas do 7ºano !Espero que todos e todas estejam bem!
Estou postando as atividades do 3º bimestre, existe uma sequência na atividade com etapas e cronogramas a seguir:
Atividade - Biomas brasileiros
1ºAssista aos vídeos abaixo, faça as anotações no caderno e envie a foto (whatsApp ou e-mail:aquinabe@gmail.com) até 14/08/2020:
13/07 - 7° ano EF - Ciências - Ecossistemas brasileiros
Ecossistemas Brasileiros: Mata atlântica, Amazônia e Mata dos Cocais – Ciências – 7º ano – EF https://youtu.be/lG2UFVjt9uA
Ecossistemas Brasileiros: Pampas,Mata de Araucária, Restingas e Manguezais – Ciências – 7º ano – E.F https://youtu.be/eJKrX0OXFCg
Ecossistemas Brasileiros: Cerrado,Caatinga e Pantanal – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental https://youtu.be/xLRwlkkZ3hU
2º Após assistir ao vídeo, leia o texto abaixo e faça um mapa mental (não esqueça de enviar a foto da atividade até 20/08/2020):
Biomas brasileiros
Biomas brasileiros são regiões que compreendem grandes ecossistemas constituídos por uma comunidade biológica com características semelhantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis biomas:1. Cerrado;-2. Amazônia;-3. Caatinga;-4. Mata Atlântica;-5. Pantanal;-6. Pampa.
Tipos de biomas no Brasil
1. Bioma Amazônia
O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
Fauna e Flora
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
Hidrografia
O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.
Clima
Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.
Vegetação
A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.
Solo
O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de flores, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.
2. Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.
Fauna e flora
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.
Clima
O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.
Vegetação
O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.
Solo
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.
3. Bioma Caatinga
O bioma Caatinga compreende cerca de 11% do território brasileiro, ocupando boa parte da Região Nordeste até a porção norte de Minas Gerais. O nome dado a esse bioma tem origem indígena e significa “floresta branca”, denominação que remete às características dessa vegetação ao longo da estação seca. Considerado o bioma mais seco, a Caatinga apresenta baixos índices pluviométricos.
Fauna e flora
Segundo alguns estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorre somente numa determinada área). Entre os biomas brasileiros, é o que possui a botânica menos conhecida. As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. A flora varia de acordo com características locais, como índice pluviométrico e particularidades do solo.
A fauna da Caatinga é rica em biodiversidade, contando com cerca de 178 mamíferos, 591 aves, 177 espécies de répteis, 79 anfíbios, 241 peixes e 221 espécies de abelhas. Os principais representantes desse bioma são jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe.
Hidrografia
A Caatinga é caracterizada por ter rios intermitentes, ou seja, rios que secam durante um período do ano. Se comparados aos intermitentes, são poucos os rios perenes nesse bioma. Um exemplo deles é o São Francisco. Os rios da Caatinga nascem nas cabeceiras das serras e chapadas. O lençol freático da região abrangida por esse bioma possui baixo nível de água em virtude da escassez de chuvas e do solo pouco permeável.
Clima
O bioma Caatinga compreende a região em que predomina o clima semiárido, o qual define as principais características desse bioma. Os níveis pluviométricos atingem cerca de 800 mm ao ano. O clima semiárido possui dois períodos, um de chuva e um de seca. Nos períodos chuvosos, os níveis pluviométricos alcançam os 1000 mm por ano. Já nos períodos de seca, esse índice cai para 200 mm por ano. A temperatura média anual fica entre 25º C e 30º C. Nessa região, ao longo do período de seca, algumas áreas são castigadas pela forte insolação.
Vegetação
A vegetação desse bioma apresenta características específicas, como queda das folhas durante o período de seca. Geralmente, as árvores são baixas e tortuosas, e a paisagem é composta por arbustos e cactos. Entre as principais características está o xeromorfismo, ou seja, adaptação das plantas para sobrevivência em regiões com pouca disponibilidade de água e clima seco por meio, por exemplo, de mecanismos de armazenamento de água. As raízes da vegetação, normalmente, cobrem o solo para conseguirem captar o maior volume de água possível.
Solo
Os solos da Caatinga variam de rasos a moderadamente profundos. São pouco férteis e, geralmente, ricos em minerais, porém pobres em matéria orgânica. São também arenosos e pedregosos, retendo pouca água. A coloração varia de tons de vermelho à cor cinza.
4. Bioma Mata Atlântica
O bioma Mata Atlântica ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil, indo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia. Hoje resta menos de 10% da mata nativa, que sofre com o intenso desmatamento, responsável pela extinção de diversas espécies desse bioma.
Fauna e flora
A fauna do bioma Mata Atlântica é semelhante à do bioma Amazônia, contando com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. Cerca de 39% dos mamíferos desse bioma são endêmicos. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros.
A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma. Considerada uma das florestas com maior biodiversidade, a Mata Atlântica conta com o recorde de plantas lenhosas.
Hidrografia
A Mata Atlântica compreende a região onde se localizam sete bacias hidrográficas que se alimentam dos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Paraná, entre outros. As águas dessa região abastecem cerca de 110 milhões de brasileiros.
Clima
O clima da Mata Atlântica é o tropical úmido. Apresenta temperaturas elevadas, altos índices pluviométricos e elevada umidade do ar, com escassez de períodos de estiagem. Em virtude de sua extensão, esse bioma também apresenta climas como tropical de altitude (Região Sudeste) e subtropical (Região Sul).
Vegetação
A vegetação do bioma Mata Atlântica é diversificada em decorrência de sua extensão. Apresenta vegetações ombrófilas (vegetações de folhas largas e perenes) e estacionais. É composta por árvores de médio e grande porte, cujas copas tocam-se, caracterizando uma formação contínua de florestas que podem alcançar até 60 metros de altura.
Solo
Os solos que compõem a Mata Atlântica são geralmente rasos e ácidos, extremamente úmidos e pobres em decorrência da pouca incidência solar, que é impedida de alcançar a superfície em virtude do estrato arbóreo que compõe esse bioma. A pouca profundidade do solo e os altos níveis pluviométricos propiciam processos erosivos e deslizamentos nas partes mais altas.
5. Bioma Pantanal
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, compreendendo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional. É um bioma com grande biodiversidade, que vem sendo ameaçada pela ação antrópica. Esse bioma sofre influência de outros biomas, como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Fauna e flora
A fauna do bioma Pantanal apresenta uma característica incomum: espécies de outros biomas que se encontram ameaçadas aglomeram-se na região do Pantanal. Sua fauna é composta por 132 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves, 113 espécies de répteis, 41 espécies de anfíbios e 263 espécies de peixes. Destacam-se, nesse bioma, o tuiuiú, o cervo-do-pantanal, a arara-azul, o jacaré-do-pantanal, entre outros.
A flora do Pantanal conta com cerca de duas mil espécies de plantas segundo a Embrapa. Muitas dessas espécies possuem fins medicinais. A maioria dessas plantas provém de outros biomas, tendo, portanto, raras espécies endêmicas. São exemplos da flora do Pantanal: vitória-régia, aguapé, orquídea, palmeira, figueira, entre outras.
Hidrografia
O Pantanal compreende a bacia hidrográfica do Rio Paraguai. Os principais rios que alimentam a rede hidrográfica da região são: Rio Paraguai, Rio Cuiabá, Rio São Lourenço, Rio Miranda, entre outros. No período das cheias, boa parte da planície pantaneira alaga-se, fazendo com que o solo não seja capaz de absorver toda a água.
Clima
O clima predominante no Pantanal é o tropical com características de continentalidade. Apresenta períodos de seca e períodos de chuva. As temperaturas médias ficam em torno de 25º C, contudo há uma grande amplitude térmica, com temperaturas que podem alcançar máximas de 40º C e mínimas próximas a 0º C.
Vegetação
A vegetação do bioma Pantanal é muito diversificada em decorrência da grande influência de outros biomas e também por conta do encharcamento do solo durante um período do ano. É composta por matas, cerradões, savanas, campos inundáveis (brejos). O curso dos rios apresenta matas ciliares (floresta mais densa) que os acompanham. Normalmente, a vegetação é aberta e varia conforme o relevo. Nos terrenos alagados, é possível encontrar espécies aquáticas e, raramente, tapetes de gramíneas.
Solo
O solo que constitui o bioma Pantanal é originado da deposição de fragmentos rochosos provenientes de áreas de maior altitude. Apresenta baixa impermeabilidade e reduzida fertilidade. Isso ocorre porque esse solo apresenta excesso de água, o que dificulta a decomposição da matéria orgânica. No período de seca, os solos apresentam uma espécie de areia composta por restos de animais e vegetais, o que lhes dá um pouco de fertilidade.
6. Bioma Pampa
O bioma Pampa, conhecido também como Campos Sulinos, ocupa cerca de 2% do território brasileiro, abrangendo o território do estado do Rio Grande do Sul. O nome “pampa” tem origem indígena e designa uma região plana. A paisagem desse bioma é composta, em sua maioria, por campos nativos. O Pampa apresenta grande biodiversidade.
Fauna e flora
A fauna do bioma Pampa é bastante diversificada, contando com cerca de 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos e uma grande variedade de insetos, que contribui para a existência de várias espécies de aves. Aproximadamente 40% das espécies são endêmicas. Os principais representantes da fauna são ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro, preá, entre outros.
A flora desse bioma conta com, aproximadamente, três mil espécies vegetais, com predominância de gramíneas, que alcançam cerca de 450 espécies. É possível encontrar também espécies de leguminosas e cactáceas. Como principais exemplos da flora, podemos citar: capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo, trevo-nativo, amendoim-nativo, entre outros.
Hidrografia
O Pampa compreende uma área constituída por duas bacias hidrográficas, a bacia hidrográfica Costeira do Sul e a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Os principais rios são: Rio Uruguai, Rio Santa Maria, Rio da Prata, Rio Jacuí, Rio Ibicuí e Rio Vacacaí. A hidrografia desse bioma apresenta elevado potencial hidrelétrico e é extremamente navegável.
Clima
O clima característico do bioma Pampa é o temperado do tipo subtropical frio, apresentando temperaturas médias em torno de 19º C. Esse bioma apresenta uma particularidade: as quatro estações são bem definidas.
Vegetação
A vegetação do Pampa ou dos Campos Sulinos é constituída, basicamente, por vegetação campestre normalmente uniforme, como as gramíneas. Aparenta um tapete herbáceo baixo que pode chegar até 50 centímetros. Há dois tipos de fitofisionomias: campos limpos e campos sujos. Os campos limpos caracterizam-se por não apresentarem arbustos, ao contrário dos campos sujos, onde esses arbustos são encontrados.
Solo
Os solos do Pampa são, geralmente, pouco férteis e propícios à erosão. Em virtude da prática agrícola (monocultura) realizada nessa área e da pecuária, uma grande parte desse bioma foi devastada, intensificando os processos erosivos, tornando os solos arenosos.
SOUSA, Rafaela. "Biomas brasileiros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/biomas-brasileiros.htm. Acesso em 24 de maio de 2020
3ºAgora utilizando tudo que você assistiu e leu, elabore um jogo de tabuleiro com o tema: Biomas Brasileiros ,não esqueça de elaborar as regras do jogo e enviar as fotos da elaboração do seu jogo, do jogo pronto e da regras.
O que são os jogos de tabuleiro?
Um jogo de tabuleiro é um jogo para um ou mais jogadores jogado com tabuleiros de madeira, xamex, papel ou até mesmo pano. Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estratégia ou memória. Geralmente os jogos de tabuleiro são feitos para dois ou mais jogadores.(Fonte:Lista de jogos de tabuleiro – Wikipédia, a enciclopédia livre).
Sugestões: no google tem várias sugestões e imagens de jogos que você pode aproveitar, incorporando o assunto Biomas Brasileiros.
Observação: Entrega desta atividade até 31/08/2020(após enviar a foto guarde o seu trabalho para uma possível exposição no futuro)
Não Esqueça!
Qualquer coisa estou à disposição!
ELETIVA - PROFESSORAS
MIRIAN/ANDRÉA
6º e 7º ANOS
OLÁ ALUNOS QUERIDOS!!!
SEGUE ATIVIDADE DE ELETIVA
É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO
TENHAM TODOS UMA BOA ATIVIDADE.
PROJETO DE VIDA – PRÔ CRIS NAVARRO
Queridos alunos chegamos ao Terceiro Bimestre deste ano que está sendo muito diferente para todos nós. Espero que todos estejam bem e que logo possamos nos encontrar, mas enquanto isso não acontecer conto com o empenho de todos na realização das Atividades propostas e coloco-me inteiramente a disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Assistam às aulas do CMSP que acontecem às quartas-feiras às 10h30, e esclareça suas dúvidas. As aulas do CMSP deste Bimestre serão indispensáveis para a resolução das Atividades e sua Participação também; por isso vamos lá!
Em cada Atividade proposta você contará com textos de apoio antes da resolução dos exercícios, bom trabalho!
Meio de Entrega: LINK do Formulário Google de cada atividade.
ATIVIDADE 1- LINK: https://forms.gle/TBLDg9zg18yTEf7j7
Data de Entrega:10 a 14 de agosto.
ATIVIDADE 2- LINK: https://forms.gle/cvj5VpvrPiY8BENE8
Data de Entrega:10 a 14 de agosto
ATIVIDADE 3- LINK: https://forms.gle/vhyuq9qz7pzFWjAk7
Data de Entrega:17 a 21 de agosto
ATIVIDADE 4- LINK: https://forms.gle/zVC13u9ZDwNNppHJ7
Data de Entrega: 24 a 28 de agosto
ROTEIRO DE ESTUDO
Disciplina: Geografia
Público Alvo: 7°ano A e 7°ano B
Professora: Gasparina aparecida de oliveira Ricardo
Meio de Entrega: via E-mail ou whats
ROTEIRO DE ESTUDOS – MÊS DE AGOSTO
Geografia – Sétimos Anos
SEMANA DE – 03 à 07/08 – Retomada 2º Bimestre
CONTEÚDO: Povos Indígenas no Brasil: Territórios e Direitos
Povo Munduruku
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N° de aulas: 4
DATA DA ENTREGA: 07 de Agosto – Via e-mail ou whats
SEMANA DE – 10 à 14/08
CONTEÚDO: Tema: Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil.
N° de aulas: 4
Data da Entrega: 14 de Agosto – Via e-mail ou whats
ARTE – PROF°NICE
Olá alunos!
Segue abaixo link da atividade de agosto, leiam com atenção e assistam aos vídeos.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Realizar atividade até: 31/08/2020
https://forms.gle/DXskG8wEucBi4T4V8
Boa atividade!
INGLÊS - PROF°PRISCILA
Hello students!
no link abaixo vocês encontram a atividade de Inglês referente ao mês de agosto. Vocês têm até dia 28/08/2020 para entregar.
Leiam com bastante atenção.
Qualquer dúvida estou a disposição no whatsapp.
https://forms.gle/A4AAVFzFvahQ49xc6
PROTAGONISMO JUVENIL - PROFª ROSÂNGELA - 7º ANO B
3º BIMESTRE
Olá, Pessoal….vamos lá chegamos no 3º Bimestre, tá difícil? Mas não desanime!
Estou deixando algumas atividades para vocês, façam com atenção e bons estudos!
Data de entrega:
Atividade 01
10 a 14 de Agosto - Leitura de Texto
Atividade 02
17 A 21 de Agosto - Realizar um Cartaz: Poderão colocar fotos, ou desenhar ou escrever…..com o tema “O meu bairro hoje”.
Esta atividade deverá ser entregue no Grupo de Whatsapp da Sala...OK
Exemplo:
Atividade 03
24 a 28 de agosto - Realizar um Cartaz: Poderão desenhar, colocar fotos, escrever, usar a criatividade….com o tema “O bairro que quero”.
Exemplo:
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: VILMA
Caro aluno (a), estamos iniciando o 3º Bimestre, e esse é um momento em que sua parte será fundamental no processo de ensino/aprendizagem, a busca pelo conhecimento, a dedicação e o esforço nas realizações das atividades, não tenha pressa em terminar tudo de uma vez, programe-se, organize e separe algumas horas do seu dia para o estudo!
SEGUE OS LINKS
Semana 1 https://forms.gle/18aXGhSXHGk1Twg18
Semana 2 https://forms.gle/JFNYQoq5KLGyQXNS6
Semana 3 https://forms.gle/JeKPj8CHA7q88YUv5
Semana 4 https://forms.gle/X3QMakfHqxLMqU2z9
Qualquer dúvida estarei a disposição no WhatsApp de segunda a sexta das 8:00 às 17:00
BONS ESTUDOS!
MATEMÁTICA – Professora Nalva
Olá, esta atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.
Link da Atividade - https://forms.gle/EMk7sgjdnu4U3xpy5
O formulário contém três atividades que contemplam as seguintes semanas:
De 10 a 14 de agosto de 2020
De 17 a 21 de agosto de 2020
De 24 a 28 de agosto de 2020
O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020
A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.
Boa atividade!
TECNOLOGIA – Professora Nalva
Olá, esta atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.
Link da Atividade - https://forms.gle/fZGBH5EFK2UprKvK6
O formulário contém três atividades que contemplam as seguintes semanas:
De 10 a 14 de agosto de 2020
De 17 a 21 de agosto de 2020
De 24 a 28 de agosto de 2020
O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020
A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.
Bons estudos!
HISTÓRIA - PROFª ROSÂNGELA - 3º BIMESTRE
Olá, Pessoal….vamos lá chegamos no 3º Bimestre, tá difícil? Mas não desanime!
Estou deixando algumas atividades para vocês, façam com atenção e bons estudos!
Data de entrega:
Atividade 01
10 a 14 de Agosto - Leitura de Texto
Atividade 02
17 a 21 de Agosto - Questões
Atividade 03
24 a 28 de Agosto - Leitura de Texto
Atividade 04
28 a 31 de Agosto - Leitura de Texto
ELETIVA -EMBARQUE NESTA VIAGEM Professoras:Nalva e Gasparina
Olá, esta atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google.
Link da Atividade - https://forms.gle/Ri6etWhLoUvGB5cK9
O período de realização e entrega é de 10/08/2020 até 28/08/2020
A atividade possui todas as orientações para resolução e você deve ficar atento aos materiais necessários.
Bons estudos!
Professor Sandro
Orientações de Estudos
Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
VOCÊ SABE O QUE É FAKE NEWS?
Notícias falsas invadem a internet, confundem e provocam danos. Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais. Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton. Como funcionam as fake news? Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas. É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016. Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público. Os hackers das notícias falsas geralmente atuam em uma zona da internet chamada deep web. Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível. Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais. Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.
De acordo com o texto, propagar mentiras não é uma prática nova. No entanto, com as redes sociais, isso passou a ser mais comum. O texto apresenta diferentes finalidades para a criação de Fake News que podem ser classificadas como:
“A”. Podem ser feitas para chamar a atenção das pessoas e vender um produto.
“B”. Podem ser feitas para divertir, gerar humor e, por serem muito absurdas, acabam gerando uma desconfiança em quem as lê.
“C”. Podem ser feitas para prejudicar pessoas, empresas, políticos.
“D”. Podem ser feitas para que dados das pessoas sejam roubados por grupos que realizam compras pela internet ou movimentações bancárias.
“E”. Podem ser feitas para gerar confusões e conflitos em uma determinada localidade. F. Podem ser feitas para disseminar ódio e atitudes preconceituosas.
1 – Leia o texto abaixo:
FAKE NEWS
A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança. Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais. O que significa fake news? Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais. Como funcionam as fake news? Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas. Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
a) Produza um relatório abordando como tema central a importância de combater e não espalhar Fake News em redes sociais.

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