LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA MILENA
OLÁ, QUERIDOS ALUNOS!!!
Segue atividade de retomada de uma habilidade importante para o 2º bimestre. Conteúdo muito discutido nas aulas da 2ª série do EM, no CMSP.
É só acessar no link abaixo, preencher no Google Forms e enviar. Aguardo vocês nas aulas do CMSP, qualquer dúvida estamos juntos no grupo de WhatsApp. Até...
https://forms.gle/xbQ6R6FvSBcHGyyb9
ARTE – PROF°NICE
Olá alunos!
Segue abaixo link da atividade de julho, leia com atenção e assista aos vídeos.
Qualquer dúvida estou à disposição no whatsapp.
https://forms.gle/fPs9XXXPG5qKoN4N9
Boa atividade!
FILOSOFIA – PROFª ZILDA
Olá Alunos!
Segue a atividade de Retomada e Recuperação
Envie suas respostas por whatsAPP ou email – costamoscardo@gmail
Até 27/07/2020
Série: 2º A – B
Tema: Tornar-se indivíduo
Habilidade: Identificar as subjetividades como resultado de construção social.
Duração: 02 aulas
PRIMEIRA AULA – LEITURA – Apostila Vol.2 página 86
AGORA PENSE E RELATE
1)Como você percebe a formação de seu gosto musical?
2)Como você percebe a escolha de sua vestimenta?
3)De que forma você faz amizade?
4)Como você se posiciona politicamente.
SEGUNDA AULA – DIMENSÕES DO INDIVÍDUO
-Membro social
-Ser independente e autônomo
-Pela linguagem – que projeta o nosso eu no mundo; nos diferencia em relação ao outro; descreve e discute o mundo; interpreta fatos e eventos;
Quem somos então?
- A história que contamos de nós, leitores de si mesmos.
- A forma como percebemos e representamos a realidade.
- Como a realidade se manifesta e damos sentido a ela –nossa singularidade.
- NOS TORNAMOS INDIVÍDUOS PELA LINGUAGEM
AGORA PENSE E RESPONDA
1.Somos aquilo que os outros pensam de nós (a história que contam sobre quem somos)?
2.A independência do indivíduo anula sua participação como membro da sociedade
FÍSICA - PROFESSOR ROGÉRIO
OLÁ ALUNOS QUERIDOS!!!!!
Esta é a atividade de retomada e recuperação do 2 Bimestre.
Basta acessar no link abaixo, preencher no Google Forms e enviar. Aguardo vocês nas aulas do CMSP, qualquer dúvida me procurem no WhatsApp. Abraço a todos e se cuidem!!!
É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:
https://forms.gle/1bqNxmXJsW9ds2zY8
Geografia- professora Gasparina Aparecida
Olá meus queridos e queridas alunas !Espero que todos e todas estejam bem!
Estou postando
a atividade de julho, a última do 2ºbimestre, trata-se da Atividade de
SEI(Semana de Estudos Intensivos),portanto é a retomada de habilidades já
trabalhadas. Ela foi formulada no Google Formulários, leia com atenção,
responda a atividade e clique em enviar.
Esta atividade é para ser
respondida e enviada até 24/07/2020!
serie:2ªano A
HABILIDADES: • Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para identificar e comparar o papel de cada país no processo de integração econômica da América Latina, notadamente no Cone Sul
- CONTEÚDOS / OBJETOS DE CONHECIMENTO: O Brasil no sistema internacional
integração econômica da América Latina, notadamente no Cone Sul
- DESENVOLVIMENTO, ESTRATÉGIAS E RECURSOS (Suportes e Plataformas): Vocês irão assistir a vídeo aula do dia 22/05 que trata do “MERCOSUL” https://youtu.be/6y0-kNj3HC8 fazer as anotações necessárias no caderno e responder as perguntas:
1- Quais são os países membro do Mercosul?
2- Em qual cidade foi assinada a fundação do bloco?
3- Quais países são observadores do bloco?
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - PROFESSORA MIRIAN
2ºA
OLÁ ALUNOS QUERIDOS!!!
SEGUE ATIVIDADE DE RETOMADA E RECUPERAÇÃO
É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO.
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA ATIVIDADE
ATIVIDADE
TEMA: People´s habits may impact the environment (Os hábitos das pessoas podem impactar o meio ambiente)
Currículo Paulista – Língua Inglesa
Período: 27/07/2020 a 30/07/2020
Habilidade: (EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
Avaliação:
Envio do registro das atividades realizadas no caderno por foto, identificado com nome, número e série
Data da entrega: entregar o registro por foto da atividade no WhatsApp da Professora Luciana Avila até dia 30/072020, colocar nome completo, número e série.
UTILIZAREMOS A APOSTILA DO ALUNO, ENTÃO LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
Anotações que você achar necessário para conseguir realizar a atividade da apostila como: traduções, vocabulário e rascunho
APOSTILA – 2º bimestre
Abra a apostila na página 123 e responda as atividades abaixo:
Vocês vão fazer na ACTIVITY 1, alternativas A e B:
ACTIVITY 1 – alternativa A
Olhe a imagem abaixo. E responda no seu caderno de classe as duas perguntas sublinhadas :
1-What do you see?
1- Can you think about any relationship between the image and people´s routine?
ACTIVITY 1 – alternativa B
Na alternativa B traduza no seu caderno de classe as palavras do quadro verde.
Depois responda a seguinte pergunta:
Can you see any relation among the words below and the image?
observe a imagem da atividade anterior para responder a pergunta
acima
___________________________________________________________________
QUÍMICA - PROFª LUCIANA CAMPOS
Olá queridos alunos!
Segue a atividade no link abaixo do mês de julho. Vocês vão preencher questões no google forms, até o dia 27/07. Leia com atenção e assista os vídeos propostos. Se tiver dúvidas, me chame no whastsapp.
Bons estudos!
https://forms.gle/SWYooPrDeoxroEe48
_____________________________________________
TECNOLOGIA - PROFª LUCIANA CAMPOS
Olá queridos alunos!
Segue a atividade do mês de julho: Assista ao vídeo abaixo sobre o que fazer em casa na quarentena escolha uma das 10 sugestões de atividade para você fazer. Envie a foto de sua produção via whatsapp para a professora até o dia 27/07. Se tiver dúvidas, me chame no whastsapp.
Bons estudos!
_____________________________________________
Biologia - PROFª Regiane
Olá moçada!
Segue abaixo o link da Atividade de Retomada de Recuperação de Biologia.
A atividade deverá ser realizada até dia 23/07/2020.
Qualquer dúvida sobre a atividade é só chamar no grupo de Watts da respectiva sala.
Prática Experimental - Prof. Regiane
Olá Moçada!
Segue abaixo o link da Atividade de Retomada de Recuperação de Prática Experimental, que deverá ser realizada até 23/07/2020.
Qualquer dúvida referente a atividade procurar prof. Regiane no grupo de watts da respectiva sala - horário das 8h às 17h.
SOCIOLOGIA – PROFº DANILO.
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM COM VOCÊS???
NESSA ATIVIDADE NÓS IREMOS EXPLORAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NO CMSP E NOS ROTEIROS DE ESTUDOS JÁ REALIZADOS.
Aqui retomaremos habilidades importantes do 2º bimestre a fim de consolidarmos conteúdos importantes.
Vocês realizarão a atividade no Google Forms, mas ainda assim, havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.
Segue link da atividade:
https://forms.gle/w5RPS4n9CK7mEcrf6
BONS ESTUDOS!
_____________________________________________
ELETIVA SUPER HERÓI
PROFºS LUCIANA CAMPOS E SANDRO
Olá queridos alunos!
Segue a atividade do mês de julho: escolha uma imagem, desenho ou foto que represente uma profissão que você deseja ter, e escreva sobre isso, pode ser uma frase apenas. Envie via whatsapp para os professores Luciana Campos e Sandro, até o dia 27/07. Se tiver dúvidas, nos chame no whastsapp.
Bons estudos!
____________________________________________
ELETIVA - A ARTE DE RENOVAR - PROFESSORES MILENA / DANILO
OLÁ QUERIDOS ALUNOS!!!
Chegou a hora da criação do seu primeiro produto...
Aprenda a criar um ”post” na plataforma Padlet, lá você irá postar uma foto ou vídeo do seu produto. Esperamos ansiosos por sua publicação.
É só acessar no link abaixo:
https://padlet.com/milenab1/produto_eletiva
Qualquer dúvida estamos juntos no grupo de WhatsApp.
Até mais...
ELETIVA - MONTE SEU ESPAÇO
Professores: Rogério / Eliana
DATA DE ENTREGA: ATÉ 20 DE JULHO
Habilidades: Desenvolver maquetes eletrônicas em aplicativo.
Conteúdo/ Conceitos Trabalhados: Área , perímetro , escalas .
INSTRUÇÕES
- Assistir aos vídeo do questionário e desenvolver projeto no aplicativo ou software planner 5d disponibilizado no link: https://forms.gle/6Tv77XyxJVPR29DD8
_ Após feito, enviar projeto salvo para o professor via whatsapp ou email salesbrito98@gmail.com
- Qualquer dúvida estamos à disposição!
Projeto de Vida – Prof.ª Rosângela
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM COM VOCÊS???
Esta é a atividade de julho, é uma retomada de habilidades importantes do 2º
bimestre e contará como uma recuperação para vocês. Ela foi formulada no
Google Forms, que vocês já conhecem bem, portanto é só ler com atenção,
anexar o arquivo e clicar em enviar.
Segue link do roteiro de estudo:
Sequência Didática da Semana Intensiva de Recuperação.
Nome: Gasparina aparecida de oliveira Ricardo
Disciplina: História
Ano/Série: 2º ano Ensino Médio
Tema: Colonização Portuguesa na América
Habilidade a ser desenvolvida:
• Identificar, em fontes documentais, as características políticas, econômicas, culturais e sociais dos sistemas coloniais europeus.
Objetos de Aprendizagem: Relacionar o processo de Colonização Portuguesa na América e seu contexto histórico e geográfico.
Leia o Texto.
Colonização portuguesa no Brasil
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial. Posteriormente, o controle dessas áreas abrira espaço para que as primeiras práticas colonizadoras fossem empreendidas nas Ilhas de Açores e Madeira.
A conquista de rotas comerciais com o Oriente, tido até então principal área de fluxo comercial das nações européias, fez com que a descoberta das terras brasileiras não fosse de muito interesse para a Coroa. Nos primeiros trinta anos de colonização, as únicas atividades se limitavam a realizar a extração do pau-brasil nas regiões litorâneas do país. Tal empreendimento contava com a colaboração dos índios, que em troca de alguns produtos e utensílios, realizavam a derrubada e o armazenamento da madeira.
No entanto, o repúdio de algumas nações contra o monopólio ibérico sobre a exploração das terras americanas viria a transformar esse quadro. Nações como a França e a Holanda reivindicavam os territórios coloniais fossem devidamente divididos.
A partir de então, a administração colonial contou com um primeiro sistema de distribuição organizado por meio da divisão do território. Essa divisão deu origem às chamadas capitanias hereditárias, grande extensões de terra que eram doadas para nobres, burocratas ou comerciantes influentes dentro da Corte lusitana. Aquele que recebia alguma capitania era chamado de donatário.
Esse primeiro sistema de controle e povoamento da colônia brasileira acabou não tendo grandes resultados. Com isso, os portugueses resolveram implantar um novo sistema administrativo mais centralizado e composto por representantes diretos do poder metropolitano.
Ciclo do Açúcar
As primeiras mudas de cana-de-açúcar chegaram em território brasileiro pelas mãos de Martim Afonso de Souza. Sua expedição tinha a função de dar início à colonização do território brasileiro, ação desejada pela coroa portuguesa como forma de proteger o litoral do Brasil das invasões estrangeiras.
Neste contexto, Martim Afonso de Souza deu início a produção de açúcar no Brasil em 1533, através da instalação do primeiro engenho da colônia, na cidade de São Vicente (localizada no atual litoral do estado de São Paulo).
Principais características do período:
- A economia do açúcar foi responsável pela consolidação da colonização, através da ocupação de parte da costa brasileira.
- O engenho foi a principal unidade de produção de açúcar no Brasil Colonial.
- Uso de mão de obra escrava, de origem africana, no plantio e colheita da cana-de-açúcar, assim como nas várias etapas de produção do açúcar. Os escravos, principalmente mulheres, também foram usadas na execução de atividades domésticas.
- Prevalência das grandes propriedades rurais (latifúndios) no Nordeste brasileiro, com forte concentração de terra.
- Sociedade patriarcal, com poderes político, econômico e social concentrados nas mãos dos senhores de engenho.
- Sociedade estática e estratificada dividida em: Aristocracia rural (senhores de engenho); homens livres (comerciantes, artesãos, funcionários públicos, feitores, etc.) e escravos (maioria da população do período).
- Tráfico negreiro como outra importante atividade lucrativa, principalmente para os comerciantes e coroa portuguesa.
Assista os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=xG31V-Mrk8Q&feature=emb_logo
https://www.youtube.com/watch?v=yUYwrqkS2bg
Responda as Questões
01. A extração do pau-brasil, como atividade básica da economia colonial, teve uma duração muito curta. Esse declínio se deve:
a) à forma predatória de sua extração, pois não houve preocupação com o replantio.
b) à descoberta de metais preciosos nas capitanias da região Sul.
c) à presença de exploradores franceses que, embora em pequeno número, também não se preocupavam com o replantio.
d) à introdução da lavoura canavieira, ocupando terras onde havia pau-brasil.
e) à utilização de corantes químicos pela indústria têxtil europeia.
02. Qual era a estrutura do Plantation na produção de açúcar implantada por Portugal no Brasil?
a) policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.
b) monocultura, trabalho escravo e pequena propriedade familiar.
c) monocultura, trabalho assalariado e pequena propriedade familiar.
d) monocultura, trabalho escravo e grande propriedade.
e) policultura, trabalho escravo e grande propriedade
03. Com relação à economia da cana-de-açúcar e da pecuária no Nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
a) por serem as duas atividades essenciais e complementares, portanto as mais permanentes, foram as que mais usaram escravos.
b) a primeira, tecnologicamente mais complexa, recorria à escravidão, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao trabalho livre.
c) a técnica era rudimentar em ambas, na agricultura por causa da escravidão, e na criação de animais para atender o mercado interno.
d) tanto em uma quanto em outra, desenvolveram-se formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho compulsório.
e) por serem diferentes e independentes uma da outra, não se pode estabelecer qualquer tentativa de comparação entre ambas.
04. Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:
a) O Brasil ter solo fértil e clima favorável.
b) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) Os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.
05. A produção de açúcar, no Brasil colonial:
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
06. Um dos mais interessantes trechos da famosa carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em abril de 1500, reproduz a opinião do escrivão sobre os nativos da nova terra.
“Parece-me ser gente de tal inocência que, se o homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristãos. Porque eles, segundo parece, não têm nem entendem nenhuma crença. Eles não lavram nem criam. Não há aqui nem boi nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem outra alimária que acostumada seja ao viver dos homens, nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos que a terra e as árvores de si lançam...
Qual é a informação mais importante de todo o texto?
a) Não terem os nativos quaisquer crenças religiosas.
b) Viverem os nativos apenas da coleta.
c) Serem os nativos inocentes.
d) Não conhecerem os nativos quaisquer animais domésticos.
e) A possibilidade de cristianização dos nativos.
Projeto de Vida – 2º A – Prof.ª Rosângela
OLÁ ALUNOS, TUDO BEM COM VOCÊS???
Esta é a atividade de julho, é uma retomada de habilidades importantes do 2º bimestre e contará como uma recuperação para vocês. Ela foi formulada no Google Forms, que vocês já conhecem bem, portanto é só ler com atenção, anexar o arquivo e clicar em enviar.
Segue link do roteiro de estudo:
Matemática - Professora Lilian Mendes
Período de execução: 2º bimestre (mês de julho)
Período de entrega: 1ª Atividade: - entregar até 24/07/2020.
Modo de entrega: preferencialmente por e-mail: professora.lilianm.atividades@gmail.com
Observações:
1º. Resolver no caderno (todos os exercícios terá que constar a resolução no caderno)
2º. Entregar foto das resoluções e guardar todas as atividades, pois serão vistas no retorno das aulas presenciais.
3º NÃO ESQUEÇAM DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES: NOME, NÚMERO E SÉRIE E DATA DE ENTREGA
Atividade 1 (SEI-Semana de Estudos intensivos): Matriz e Determinante
1) Determine m, n, o e p para que tenhamos .
2) Dadas as matrizes , e ,
determine a matriz D resultante da operação A + B – C.
3) Os elementos de uma matriz M quadrada de ordem 3 x 3 são dados por aij, onde:
i + j, se i ≠ j
0, se i = j
Determine M + M.
4) Calcule a determinante das seguintes matrizes de ordem 3:
a)
b)
Todos os exercícios estão baseados nas aulas do Centro de mídias
Comentários
Postar um comentário