1A - Atividades de todas as disciplinas





FÍSICA -  PROFESSOR ROGÉRIO

 

OLÁ ALUNOS QUERIDOS!!!!!

 

Esta é a atividade de retomada e recuperação do 2 Bimestre.

Basta  acessar no link abaixo, preencher no Google Forms e enviar. Aguardo vocês nas aulas do CMSP, qualquer dúvida me procurem no  WhatsApp. Abraço a todos e se cuidem!!!

 

É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:

https://forms.gle/KihGQzPg8uJxafkv6

 

 

 

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS FÍSICA

LATA MÁGICA ADESTRADA

1 º ANO / EM

Professor: Rogério Sales Brito

 

DATA DE ENTREGA: ATÉ 20 DE JULHO

Habilidades: Observar, relatar e/ou desenvolver o experimento realizado no vídeo Manual do Mundo, “Experiência da Lata Mágica Adestrada

 Conteúdo/ Conceitos Trabalhados: Energia cinética, Potencial elástica , Trabalho .

 

INSTRUÇÕES

Assista  ao vídeo do manual do Mundo:“Aprenda como fazer uma lata adestrada ” no link: https://www.youtube.com/watch?v=2_E5f-QxskM

ATIVIDADE A DESENVOLVER

- Assista ao vídeo do experimento e escolha uma das opções a seguir para entrega:

- O aluno poderá realizar o experimento (com a supervisão de um adulto) e fotografá-lo durante os passos realizados para concretizar o experimento e enviar as fotos para o professor ou poderá após assistir o vídeo e realizar um relatório conforme modelo disponibilizado abaixo ou ainda assistir o vídeo e desenhar as etapas apresentadas no experimento.

Entrega: O aluno deverá responder o Formulário Google com o link: https://forms.gle/JTL16UoMxP3zr9Uh6

- Quem terminar antes e quiser, pode enviar antes.

 

- Qualquer dúvida estarei à disposição!


 

 MODELO DE RELATÓRIO

( Seguir exemplo a seguir )

 

 

E.E.I. “PROF. ANTÔNIO MESSIAS SZYMANSKI”

 

 Título: Lata  Mágica Adestrada 

 

Nome:_____________________________nº________  Ano/Turma:_______

 Disciplina:  Práticas experimentais

 Professores: Rogério / Regiane

 

  Mauá, 20 de julho de 2020.

 

 Introdução: Parte inicial do vídeo, que contém a delimitação do assunto tratado e outros elementos necessários para apresentar o tema do relatório.

 

Objetivo: Descrever os objetivos da aula prática realizada.Material utilizado: Descrever o material necessário para realizar o experimento.

 Procedimento: Descrever como é feito o experimento.

 Conclusão: Expor as conclusões diante dos resultados obtidos e esperados durante o experimento realizado. Trata-se de uma síntese conclusiva do que foi discutido, realizado no experimento.

 

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=2_E5f-QxskM

 

 

 

LÍNGUA INGLESA

Class:  1º série A

Teacher: Luciana Avila

 

ATIVIDADE

TEMA: E-waste in different areas

Currículo Paulista – Língua Inglesa

Período:  27/07 a 30/07/2020 

Habilidade: (EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

Avaliação:  Envio do registro das atividades realizadas no caderno por foto, identificado com nome, número e série

Data da entrega:  entregar o registro por foto da atividade no WhatsApp da Professora Luciana Avila, do dia 27/07/2020 a 30/07/2020 colocar nome completo, número e série

 

UTILIZAREMOS A APOSTILA DO ALUNO, ENTÃO LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

  Fazer as anotações que você achar necessário para conseguir realizar a atividade da apostila como:  traduções, vocabulário e rascunho.

APOSTILA – 2º bimestre

 Abra a apostila na página 123 e responda as atividades C e D abaixo: Para realizar as tarefas C e D você precisa consultar o texto The Human and Environmental Effects of E-Waste,( Os efeitos humanos e ambientais do lixo eletrônico) na página 122:

 

  Na atividade abaixo, volte ao texto:    The Human and Environmental Effects of E-Waste relacione os itens abaixo:

Na atividade abaixo é solicitado o trabalho em dupla, devido ao distanciamento social, faremos individualmente. Complete as frases abaixo em inglês, a partir do texto, do seu conhecimento sobre o assunto e de suas pesquisas na internet:

Agora envie por fotos NO Whatsapp da Professora   as tarefas da apostila no caderno de classe (Inglês).

Parabéns por sua dedicação!!


FILOSOFIA – PROFª ZILDA 

 

Olá alunos!

 

Segue a Atividade de Retomada e Recuperação

Envie suas respostas por WhatsApp e email  - costamoscardo@gmail


Até o dia 27/07/2020                                              

Série: 1º A – B – C


Tema: A Filosofia e outras formas de Conhecimento: Mito, religião, e  ciência.


Habilidade: Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta.


Duração: 02 aulas

 

PRIMEIRA AULA – LEITURA DOS CONCEITOS

A)  FILOSOFIA – Reflexão teórica e crítica sobre os conhecimentos e as práticas, buscando os seus fundamentos (conhecimento racional).

B)  MITO – Universal na cultura humana, é uma visão de mundo surgida da tradição oral com a finalidade de oferecer sentido à vida, transmitir padrões morais e explicar a origem de elementos da realidade.

C)  CIÊNCIA – Conhecimento sistemático baseado em experimentos (no caso das Ciências Naturais), métodos e teorias (estes últimos presentes nas Ciências Humanas).

D) RELIGIÃO – Etimologia: religare = religar

Tem como características a universalidade, diversidade e sacralização.

Pode ser: a) Instrumento de dominação e formatação social. b) Elemento de integração, conforto, regulação moral e intervenção.

 

SEGUNDA AULA -  AVALIAÇÃO PESSOAL – Reflita sobre as questões abaixo e responda , depois envia as respostas até o dia 27/07.

1.Minha percepção sobre a ciência e a religião está fundamentada em uma reflexão?

2.Como os mitos podem me ajudar a compreender o ser humano e suas relações?

3.Sou capaz de perceber a relação e a distinção entre filosofia, ciência, mito e religião.

 



MATEMÁTICA PROF. ELIANA


Olá, alunos!


Esta atividade é do mês de julho, e é uma retomada de habilidades importantes do 2º bimestre.

Função de 1º grau e Função de 2º grau.


Data de entrega : 24/07   via foto no whats particular

OBS: FAÇA SÓ A RESOLUÇÃO NO CADERNO.




Atividade 1    Função de 1º grau


1.1 Uma função f(x) é tal que associa a um número real x e seu dobro aumenta de 8 unidades.

a) Qual a fórmula matemática dessa função ?

b) Calcule f(x) quando x=12

c) Essa função é da forma f(x)= ax+b? Em caso afirmativo determine a e b.


1.2 Construa o gráfico da função dada:


a) f(x)= 2x - 1                b) f(x)= - 3x + 2


1.3 O preço da passagem do transporte urbano em uma cidade do estado de São Paulo é de R$ 4,00. Com base nesse dado, complete a tabela a seguir:



nº de passagens

    1

  2

  5

  8

valor pago

4,00





Essa tabela representa tipicamente uma relação de proporcionalidade direta.


a) Quanto uma pessoa pagaria se comprasse 7 passagens?

b) Quantas passagens poderiam ser compradas com o valor R$ 60,00?

c) Construa o gráfico dessa função.


Atividade 2    Função de 2º grau.


2.1 Nas funções indicadas abaixo, indique seus coeficientes a,b,c e se a concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo.


a) f(x)= x² - 4x + 8 

b) f(x)= 2x² - 3x + 5

c) f(x)= - x² +4x

d) f(x)= 10 + 2x - x²


2.2 Atividade da apostila SP Faz Escola.


atividade 4 pág 16    atividade 5 pág 17     atividade 7 pág 18


2.3 Situação problema Valor Máximo e Valor Mínimo


a) Uma empresa produz um determinado produto com o custo definido pela seguinte função C(x)= x² - 80x + 3000. Considerando o custo C em reais e x a quantidade de unidades produzidas. Determine a quantidades de unidades para que o custo seja mínimo.

b) Em uma apresentação aérea de acrobacias, um avião a jato descreve um arco no formato de uma parábola de acordo com a seguinte função f(x)= - x² + 60x. Determine a altura máxima atingida pelo avião.



ORIENTAÇÃO DE ESTUDO   -   PROFESSORA MIRIAN 

1ºA 

OLÁ ALUNOS QUERIDOS!!!

SEGUE ATIVIDADE DE RETOMADA E RECUPERAÇÃO

É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO.

TENHAM TODOS UMA ÓTIMA ATIVIDADE

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdHTOlRoR6y2Kf_RpwBUolfqvrJ6X9HUm8arlJjqYTFhKKdg/viewform?usp=pp_url

ARTE – PROF°NICE

Olá alunos!

 

Segue abaixo link da atividade de julho, leia com atenção e assista aos vídeos.

Qualquer dúvida estou à disposição no whatsapp.

https://forms.gle/UBj6CNik2hiWuGyZ9

Boa atividade! 


___________________________________________________________________

QUÍMICA - PROFª LUCIANA CAMPOS


Olá queridos alunos!

Segue a atividade no link abaixo do mês de julho. Vocês vão preencher questões no google forms, até o dia 27/07.  Leia com atenção e assista os vídeos propostos. Se tiver dúvidas, me chame no whatsapp.


Bons estudos!


https://forms.gle/7wGYRxixj6SKbWYM7

_____________________________________________

TECNOLOGIA - PROFª LUCIANA CAMPOS


Olá queridos alunos!

Segue a atividade do mês de julho: Assista ao vídeo abaixo sobre o  que fazer em casa na quarentena escolha uma das 10 sugestões de atividade para você fazer. Envie a foto de sua produção via whatsapp para a professora até o dia 27/07.  Se tiver dúvidas, me chame no whastsapp.


Bons estudos!

https://youtu.be/jmnzm2jvI3U

_____________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA- PROFª GISELA


E.E Antônio Messias Szymanski.

Disciplina: Português

Professora: Gisela Sena

Data de entrega: 28 de julho de 2020.


ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE

Habilidade a ser desenvolvida: Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos dos contextos histórico, social e político.

 

Amor é fogo que arde...

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Camões

  1. O poeta comete algum exagero nos primeiros cinco versos. Explique  

  2. Camões termina o poema com uma interrogação, que indica uma séria dúvida. Qual é?

  3. O tema abordado é atual ou ultrapassado? Por quê?




EDUCAÇÃO FÍSICA – VILMA

 

OLÁ, QUERIDOS ALUNOS!!!

Segue atividade da Semana de 13/07 à 27/07 2º bimestre.

É só acessar no link abaixo, preencher no Google Forms e enviar. Aguardo vocês nas aulas do CMSP, qualquer dúvida estamos juntos no grupo de WhatsApp. Até...

                    https://forms.gle/FECXAmeinjJWbWdQ8

 

 

 Professor: Sandro Madeira              Disciplina: História

Leia o Texto.

Cidadania e Democracia na Grécia Antiga

 

  Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.

  Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terras.

     Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.

   Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável. Para eles, os cidadãos eram todos aqueles que tivessem condições de opinar sobre os rumos da sociedade.

  Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.Entretanto, com o surgimento de outras classes sociais (comerciantes, pequenos proprietários de terra, artesãos, camponeses, etc.), as quais pretendiam participar da vida política, a aristocracia resolve rever a organização política das cidades-estados, o que mais tarde resultou na implementação da “Democracia”.

  De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C.

  Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “demokratia”. Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.

  Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

  Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista. Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos. 

Assista aos Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=LFE5B23hR40&feature=emb_logo

https://www.youtube.com/watch?v=Kpm0852Qdag

Responda as Questões

01. A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental contemporânea, tendo exercido grande influência principalmente sobre as sociedades europeias. Sobre a Grécia antiga, julgue os itens.

a) A Grécia não possuía um Estado nacional unificado, sendo composta por várias cidades independentes, entre as quais se destacaram Atenas e Esparta.

b) A democracia grega era ampla, admitindo a participação de todas as pessoas no processo político.

c) Um dos principais motivos da expansão grega foi a escassez de terras férteis em território grego, o que promoveu a criação de inúmeras colônias às margens do oceano Pacífico.

d) As cidades gregas não lutavam entre si, concentrando seus esforços bélicos somente para subjugar outros povos ou se defender de agressões externas.

 

02. “A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado”.

Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:

a) a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.

b) a democracia espartana era representativa.

c) a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.

d) os atenienses valorizavam os estudos e a democracia.

e) poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.

 

03. Marque a alternativa que NÃO retrata a Grécia Antiga.

a) A democracia ateniense não admitia a participação política de mulheres, estrangeiros e escravos.

b) As Cidades-Estado constituíram a base da organização social, civil, política, cultural e religiosa.

c) A sociedade espartana era militarista, porém nela as mulheres tinham mais liberdade que nas demais Cidades-Estados gregas.

d) A democracia espartana serviu de modelo para todas as cidades-Estado gregas, que implantaram regimes políticos semelhantes.

e) A utilização do trabalho escravo possibilitou aos homens livres tempo para se dedicarem ao trabalho intelectual.

 

04. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:

a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembleias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberaram sobre os mais variados assuntos.

b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.

d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

 

05. Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era

a) fratrias

b) georgóis

c) hilotas

d) metecos

e) eupátridas

 

06. Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.

b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

 

07. O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária proeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.

Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função

a) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.

b) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.

c) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.

d) reunir os exercícios para decidir em assembléias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.

e) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.



PROJETO DE VIDA - PROFESSORA NALVA

 Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estou deixando aqui o link para a atividade de Projeto de Vida para ser realizada de 13 a 27 de julho. A atividade deve ser realizada e entregue por meio do formulário Google: https://forms.gle/MkqorhcYhrhFdyhm8

 

Boa atividade!

GEOGRAFIA – PROFº DANILO. 

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM???

 

NESSA ATIVIDADE NÓS IREMOS EXPLORAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NO CMSP E NOS ROTEIROS DE ESTUDOS JÁ REALIZADOS.

Aqui retomaremos habilidades importantes do 2º bimestre a fim de consolidarmos conteúdos importantes.

Vocês realizarão a atividade no Google Forms, mas ainda assim, havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.

Segue link da atividade:

 

https://forms.gle/vqwydycQao554N7R8

 

BONS ESTUDOS! 

 

SOCIOLOGIA – PROFº DANILO. 

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM???

NESSA ATIVIDADE NÓS IREMOS EXPLORAR OS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NO CMSP E NOS ROTEIROS DE ESTUDOS JÁ REALIZADOS.

Aqui retomaremos habilidades importantes do 2º bimestre a fim de consolidarmos conteúdos importantes.

Vocês realizarão a atividade no Google Forms, mas ainda assim, havendo qualquer dúvida fiquem à vontade em manifestar nos grupos de WhatsApp.

Segue link da atividade:


 https://forms.gle/1hxjqLBCh6UCUAs58


BONS ESTUDOS! 



E.E Antônio Messias Szymanski.

Disciplina: Eletivas 1,2,3, ação!

Professora s: Gisela  e  Regiane

Data de entrega: 28 de julho de 2020.

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DA  ELETIVA : 1,2,3, AÇÃO!

De acordo com a pesquisa realizada nas aulas presenciais sobre a profissão escolhida e monte seu podcast a partir das explicações abaixo:

1-      Preparação

Voz: tenha cuidado com a voz, principalmente se for um longo período de gravação. Procure sempre manter a garganta hidratada, bebendo bastante água.

Treinar: vamos lá! Ligue o gravador  e comece a falar, treine gravações usando o próprio gravador do celular, autoavalie-se e peça para alguém avaliar você também.

2 -  G r a v  a  r 

É o momento de iniciar a gravação, os participantes precisam estar em um ambiente confortável e silencioso. Criar uma sala com uma boa acústica é muito importante, pois além de fornecer uma excelente qualidade para o áudio, também poupará esforços de edição para minimizar ruídos.

Falando um pouco sobre o ambiente, atente-se ao isolamento acústico para evitar ruídos externos e também ao controle de reverberação –  em estúdios profissionais são usadas espumas onduladas para minimizar o reflexo do som.

3-      O  q u e    f a l a r ?

Produza um roteiro antes de gravar seu podcast , conforme a atividade desse 2º bimestre

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entrega: enviar o aúdio para o Whatsapp das professoras responsáveis.

 

 

 ELETIVA - A ARTE DE RENOVAR -    PROFESSORES MILENA / DANILO

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!!!

  Chegou a hora da criação do seu primeiro produto...

 Aprenda a criar um ”post” na plataforma Padlet, lá você irá postar uma foto ou vídeo do seu produto. Esperamos ansiosos por sua publicação. 

É só acessar no link abaixo: 

https://padlet.com/milenab1/produto_eletiva

Qualquer dúvida estamos juntos no grupo de WhatsApp.

 Até mais...

 

ELETIVA -  MONTE SEU ESPAÇO

 Professores: Rogério / Eliana

 

DATA DE ENTREGA: ATÉ 20 DE JULHO

Habilidades: Desenvolver maquetes eletrônicas em aplicativo.

 Conteúdo/ Conceitos Trabalhados: Área , perímetro , escalas .

 INSTRUÇÕES

- Assistir aos vídeo do questionário e desenvolver projeto no aplicativo ou software planner 5d disponibilizado no link: https://forms.gle/6Tv77XyxJVPR29DD8

_ Após feito, enviar projeto salvo para o professor via whatsapp  ou email salesbrito98@gmail.com

 

- Qualquer dúvida estarei à disposição!

 

Biologia - PROFª Regiane

Olá moçada!


Segue abaixo o link da Atividade de Retomada de Recuperação de Biologia.

A atividade deverá ser realizada até dia 23/07/2020.

Qualquer dúvida sobre a atividade é só chamar no grupo de Watts da respectiva sala.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGzGowpHyMRq8mmMXqOe9U3XLuzOBtUzJJDYaJuSOtaGS_hQ/viewform?vc=0&c=0&w=1

 


EDUCAÇÃO FÍSICA – VILMA

 

OLÁ, QUERIDOS ALUNOS!!!

Segue atividade da Semana de 13/07 à 27/07 2º bimestre.

É só acessar no link abaixo, preencher no Google Forms e enviar. Aguardo vocês nas aulas do CMSP, qualquer dúvida estamos juntos no grupo de WhatsApp. Até...

               https://forms.gle/QKtQxBfLn5HMjofQ9


         

 

 



 















Comentários