Gasparina aparecida de oliveira Ricardo
Disciplina:
geografia
Ano/serie:
7ªano A,B ensino fundamental
Tema:
compreender e priorizar o território da paisagem e do lugar em sua diferentes
escalas.
Nª
de aulas: 4(uma semana)
Habilidade
as ser desenvolvida
-avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de
comunicação ideias estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial
do brasil.
-analisar o processo de formação do território brasileiro
e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos.
Objetivos
de aprendizagem: leitura de mapa e construção de mapa
E
gráficos e os elementos que o compõem, projeção, escala métricas e linguagens.
Materiais necessários: texto de apoio de aprendizagem
sobre o estudos da formação território brasileiro.
Resolução de exercícios sobre a formação do território
brasileiro
Produção de uma síntese manuscrito sobre os conhecimentos
adquiridos do tema
Resumo
da formação brasileira
- através da dinâmica de constituição, organização e
simbolização do território brasileiro no tempo longo - da importância que o
espaço teve para a construção do “sentido de formação” do Brasil, evocado desde
as primeiras fabulações sobre ele até a atualidade, tanto do ponto de vista
físico, da concretude da materialidade espacial, como da simbolização como
processo de representação da identidade coletiva da nação brasileira. Para
tanto se utiliza da relação entre a Geografia Histórica e o Pensamento Social
Brasileiro para tratar do processo de formação nacional.
-faça um entendimento do resumo acima
1) com base com o que foi passado no centro de mídias, e
com o que já foi visto na sala de aula explique como foi a formação e simbolização
do território brasileiro?
2) o brasil localizado na américa do sul, passou por várias
mudanças e quais foram elas justifique?
Questões 1 e
2
Comentários
Postar um comentário