Nome: Gasparina Aparecida De Oliveira Ricardo Disciplina: História
Ano/Série:
2º ano A Ensino Médio
Tema: Formação dos Estados Absolutistas Europeus
Número de Aulas Previstas: segundo bimestre
Prazo de entrega primeira sera para as aulas de 08/06 a 15/06 o segundo sera para atividades de 16/06 a 30/06 . entrega dos exercícios baseado no texto
- Reconhecer o conceito de Estados absolutistas
europeus.
- Identificar, em fontes documentais, os
processos de formação dos Estados absolutistas
Objetivo: Compreender o contexto político, econômico que
levou a Formação das Monarquias Nacionais
Objetos de
Aprendizagem: Identificar
conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos
naturais e processos históricos.
Materiais
Necessários:
Podcast sobre a Formação da Monarquias
Absolutistas Europeia.
Texto de apoio a aprendizagem sobre a Formação
da Monarquias Absolutistas Europeia.
Resolução de exercícios sobre a Formação da
Monarquias Absolutistas Europeia..
Produção de uma síntese manuscrita sobre os
conhecimentos adquiridos do tema
Sequência:
1ª aula: Gravação de um podcast sobre a Formação da
Monarquias Absolutistas Europeia.
2° aula:
Leitura do texto de apoio.
Formação
da Monarquias Absolutistas Europeia.
No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte
centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito
neste processo, pois, interessava a ela, um governo forte e capaz de organizar
a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos
reis absolutistas, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente,
unificando moedas e impostos. Também ofereceram aos burgueses, significativas
melhorias na segurança dentro de seus reinos.
Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava
leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas
e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos
religiosos, chegando até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.
Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas
pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta, tinha pouco poder
político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus
exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse
contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.
Mercantilismo: a prática econômica do absolutismo
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada
na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista
interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos
era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo
de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior
seria o seu prestígio, poder e respeito internacional.
Principais características do sistema econômico mercantilista:
Metalismo, Industrialização, Protecionismo Alfandegário, Pacto Colonial e
Balança Comercial Favorável.
3° aula:
Resolução dos exercícios.
01. Qual das alternativas abaixo define de forma
correta o Absolutismo?
a) Sistema
econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.
b) Sistema
econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.
c) Sistema
político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos
XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas
mãos dos reis.
d) Sistema político
e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI
e XV. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos
dos senhores feudais.
02. Qual das alternativas abaixo apresenta
apenas poderes que os reis tinham na época do Absolutismo?
a) Criar taxas,
escolher o nome de crianças e mudar os nomes dos adultos, tirar e nomear os
papas da Igreja Católica.
b) Fundar
cidades, vigiar a vida privada das pessoas, obrigar as pessoas a mudarem de
religião, decidir sobre questões de outros países.
c) Estabelecer
o preço das mercadorias comercializadas em outros países, obrigar os casais a
terem filhos.
d) Criar
impostos, decidir sobre questões da justiça, julgar e condenar pessoas,
determinar ações econômicas, criar leis e influenciar em questões religiosas.
03. Qual das alternativas abaixo aponta uma das
principais injustiças sociais que existiu na época do Absolutismo?
a) O rei e os
integrantes da Igreja pagavam altos impostos, enquanto o restante da população
fica isenta.
b) Enquanto o
rei e sua corte vivia no luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da
população (principalmente camponeses) passava necessidades básicas.
c) Somente os
integrantes do clero pagavam impostos.
d) Enquanto o
clero vivia no luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da população
(principalmente burgueses) passava necessidades básicas.
04. Qual o nome da política econômica adotada na
Europa durante o Absolutismo?
a) Feudalismo
b)
Mercantilismo
c) Socialismo
d) Positivismo
05. Qual das alternativas abaixo apresenta
apenas características do sistema econômico utilizado pelas monarquias
absolutistas?
a) Liberdade
econômica; isenção de impostos e taxas; controle cambial e abertura comercial
aos mercados internacionais.
b) Economia
baseada em trocas; controle da economia nas mãos da burguesia; nenhuma
intervenção estatal na economia e valorização da agricultura.
c) Intervenção
do Estado na economia; Metalismo; balança comercial favorável e protecionismo
alfandegário.
d) Valorização
da importação de mercadorias; proibição de atividades econômicas lucrativas;
intervenção da Igreja na economia e desindustrialização.
06. O rei tomou
o lugar do Estado, o rei é tudo, o Estado não é mais nada. Ele é o ídolo a quem
se oferecem as províncias, as cidades, as finanças, os grandes e os pequenos,
em uma palavra, tudo. Essa afirmação de um contemporâneo de Luís XIV, na
França, diz respeito a uma forma de governo que ficou conhecida como
a) monarquia constitucional.
b) autocracia despótica oriental.
c) autocracia parlamentar.
d) monarquia absolutista.
e) tirania teocrática.
07. Entende-se comumente por Monarquia aquele sistema de dirigir que se
centraliza estavelmente numa só pessoa investida de poderes especialíssimos, exatamente
monárquicos, que a colocam claramente acima de todo o conjunto dos governados.
A forma de organização política exposta acima
refere-se:
a) Ao regime de monarquia parlamentar.
b) Ao absolutismo monárquico.
c) À democracia participativa.
d) À ditadura militar.
08. Durante o século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças
políticas importantes na forma de organização dos Estados. A centralização
política do século XVI deu lugar à política absolutista.
Assinale a alternativa que define a política
absolutista do século XVII de modo CORRETO.
a) Poder do Estado, concentrado nas mãos do rei
e de sua burocracia, sustentado pelos setores burgueses urbanos.
b) Poder real, personalizado na figura do rei
absoluto, tendo como base social os senhores feudais e os setores
camponeses.
c) Poder de polícia, estruturado na violência e
organizado por milícias mercenárias, diretamente ligadas aos setores da pequena
nobreza.
d) Poder absoluto do rei, produzido pelo
controle das finanças e pelo apoio social dos setores camponeses.
e) Poder divino, associado ao poder temporal,
sustentado pela aliança entre o clero e os senhores feudais.
Avaliação: Participação durante o desenvolvimento das aulas e autonomia na solução dos exercícios.
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