2º ano A - História - Profª : Gasparina


     



 

Nome: Gasparina Aparecida De Oliveira Ricardo                   Disciplina: História

 

Ano/Série: 2º ano A Ensino Médio

 

Tema:  Formação dos Estados Absolutistas Europeus

 

Número de Aulas Previstas: segundo bimestre 

Prazo de entrega primeira sera para as aulas de 08/06 a 15/06 o segundo sera para atividades de 16/06 a 30/06 . entrega dos exercícios baseado no texto

 Habilidade a ser desenvolvida:

- Reconhecer o conceito de Estados absolutistas europeus.

- Identificar, em fontes documentais, os processos de formação dos Estados absolutistas

 

Objetivo: Compreender o contexto político, econômico que levou a Formação das Monarquias Nacionais

 

Objetos de Aprendizagem: Identificar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais e processos históricos.

 

Materiais Necessários:

Podcast sobre a Formação da Monarquias Absolutistas Europeia.

Texto de apoio a aprendizagem sobre a Formação da Monarquias Absolutistas Europeia.

Resolução de exercícios sobre a Formação da Monarquias Absolutistas Europeia..

Produção de uma síntese manuscrita sobre os conhecimentos adquiridos do tema

 

Sequência:

1ª aula: Gravação de um podcast sobre a Formação da Monarquias Absolutistas Europeia.

 

 

2° aula: Leitura do texto de apoio.

Formação da Monarquias Absolutistas Europeia.

    No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois, interessava a ela, um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis absolutistas, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos. Também ofereceram aos burgueses, significativas melhorias na segurança dentro de seus reinos.

    Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões. 

    Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta, tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.

 

Mercantilismo: a prática econômica do absolutismo

 

    Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria o seu prestígio, poder e respeito internacional.

    Principais características do sistema econômico mercantilista: Metalismo, Industrialização, Protecionismo Alfandegário, Pacto Colonial e Balança Comercial Favorável. 

 

 

3° aula: Resolução dos exercícios.

 

01. Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Absolutismo?

a) Sistema econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.

b) Sistema econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.

c) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.

d) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudais.

 

02. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas poderes que os reis tinham na época do Absolutismo?

a) Criar taxas, escolher o nome de crianças e mudar os nomes dos adultos, tirar e nomear os papas da Igreja Católica.

b) Fundar cidades, vigiar a vida privada das pessoas, obrigar as pessoas a mudarem de religião, decidir sobre questões de outros países.

c) Estabelecer o preço das mercadorias comercializadas em outros países, obrigar os casais a terem filhos.

d) Criar impostos, decidir sobre questões da justiça, julgar e condenar pessoas, determinar ações econômicas, criar leis e influenciar em questões religiosas.

 

03. Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais injustiças sociais que existiu na época do Absolutismo?

a) O rei e os integrantes da Igreja pagavam altos impostos, enquanto o restante da população fica isenta.

b) Enquanto o rei e sua corte vivia no luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da população (principalmente camponeses) passava necessidades básicas.

c) Somente os integrantes do clero pagavam impostos.

d) Enquanto o clero vivia no luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da população (principalmente burgueses) passava necessidades básicas.

 

04. Qual o nome da política econômica adotada na Europa durante o Absolutismo?

a) Feudalismo

b) Mercantilismo

c) Socialismo

d) Positivismo

 

05. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas características do sistema econômico utilizado pelas monarquias absolutistas?

a) Liberdade econômica; isenção de impostos e taxas; controle cambial e abertura comercial aos mercados internacionais.

b) Economia baseada em trocas; controle da economia nas mãos da burguesia; nenhuma intervenção estatal na economia e valorização da agricultura.

c) Intervenção do Estado na economia; Metalismo; balança comercial favorável e protecionismo alfandegário.

d) Valorização da importação de mercadorias; proibição de atividades econômicas lucrativas; intervenção da Igreja na economia e desindustrialização.

 

06. O rei tomou o lugar do Estado, o rei é tudo, o Estado não é mais nada. Ele é o ídolo a quem se oferecem as províncias, as cidades, as finanças, os grandes e os pequenos, em uma palavra, tudo. Essa afirmação de um contemporâneo de Luís XIV, na França, diz respeito a uma forma de governo que ficou conhecida como

a) monarquia constitucional.  

b) autocracia despótica oriental.  

c) autocracia parlamentar.  

d) monarquia absolutista.  

e) tirania teocrática.  

 

07. Entende-se comumente por Monarquia aquele sistema de dirigir que se centraliza estavelmente numa só pessoa investida de poderes especialíssimos, exatamente monárquicos, que a colocam claramente acima de todo o conjunto dos governados.

A forma de organização política exposta acima refere-se: 

a) Ao regime de monarquia parlamentar.   

b) Ao absolutismo monárquico.   

c) À democracia participativa.   

d) À ditadura militar.  

 

08. Durante o século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças políticas importantes na forma de organização dos Estados. A centralização política do século XVI deu lugar à política absolutista.

Assinale a alternativa que define a política absolutista do século XVII de modo CORRETO.

a) Poder do Estado, concentrado nas mãos do rei e de sua burocracia, sustentado pelos setores burgueses urbanos.  

b) Poder real, personalizado na figura do rei absoluto, tendo como base social os senhores feudais e os setores camponeses.  

c) Poder de polícia, estruturado na violência e organizado por milícias mercenárias, diretamente ligadas aos setores da pequena nobreza.  

d) Poder absoluto do rei, produzido pelo controle das finanças e pelo apoio social dos setores camponeses.  

e) Poder divino, associado ao poder temporal, sustentado pela aliança entre o clero e os senhores feudais.  

 

Avaliação: Participação durante o desenvolvimento das aulas e autonomia na solução dos exercícios.



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