7º Ano A e B - História - Profª Rosângela






ROTEIRO DE ESTUDOS

Atividade 01


 

Disciplina:  HISTÓRIA

Público Alvo: 7º Ano A, e B

Profª Rosângela.

Meio de Entrega: Whats/Google Classrrom.

Prazo de Entrega:

Atividade 1: 01/06 a 15/06

Atividade 2: 15/06 a 30/06

 
Duração: 4 aulas 

Habilidades: Identificar as principais características do Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado novo mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Indico e Pacífico.


TEMA: O Humanismo

https://www.youtube.com/watch?v=TaiiIil8-Ow



Francesco Petrarca - Algo SobreFrancesco Petrarca (1304-1374).


Uma das correntes de ideias que mais contribuíram para a formação do Renascimento foi o humanismo: movimento intelectual que propunha o estudo dos autores antigos (gregos e romanos) para construir um novo conhecimento do ser humano e do mundo. Os humanistas traduziram e divulgaram o conhecimento de línguas, literatura, filosofia, história e matemática.

Inicialmente, o termo humanista era usado apenas em relação aos eruditos dispostos a reformar o currículo das universidades. Posteriormente, aplicou-se a todos aqueles que se esforçavam para criar uma nova cultura. Imbuídos desse ideal, os humanistas opuseram-se as verdades da Igreja, desafiando seu domínio cultural e propondo o uso da razão e da experiência para se chegar a verdade.

Os humanistas rejeitaram a cultura dominante, fortemente influenciada pela Igreja. 

Mas isso não quer dizer que eles eram ateus; na verdade, eram cristãos que queriam reinterpretar as mensagens da Bíblia com base nos ideais da Antiguidade. Ideais esses que valorizavam o individuo, sua liberdade e sua participação na vida das cidades.



QUESTÕES:


1. Uma das correntes de idéias que mais contribuíram para a formação do Renascimento foi:

a. (  ) o cristianismo

b. (  ) o humanismo

c. (  ) o narrador

d. (  ) o universitário


2. Os humanistas traduziram e divulgaram os textos dos antigos e com base neles, aprofundaram o conhecimento de línguas? Quais são as línguas?

Responda:


3. Quais os conhecimentos de línguas; os humanistas traduziram e divulgaram os textos dos antigos e, com base neles, aprofundaram?

Responda:


4. Os humanistas rejeitaram a cultura dominante, fortemente influenciada pela:

a. (  ) cidade

b. (  ) igreja

c. (  ) rua 

d. (  ) vida


5. Onde era usado o termo humanista em relação aos eruditos dispostos a reforma?

Responda:




ATIVIDADE 02


 Tema: O Africano


    A Primeira obrigação de um africano era - e continua a ser - para com a sua família. E não apenas para com aquela composta por marido e mulher, seus pais, filhos, netos, irmãos e sobrinhos, mas por uma família muita mais extensa - a linhagem, formada por todos os indivíduos que possuem um antepassado comum conhecido. Os vínculos de lealdade e os deveres de ajuda podiam, no passado, ser ainda mais amplos e se estender, entre alguns povos, ao clã, isto é, a todos os membros de várias linhagens que se conderavam descendentes de um ancestral mítico, fosse ele um ser humano [...] ou criado pela imaginação [...].

    Fortes ainda no campo e nas aldeias, essas obrigações de cooperação e socorro entre os que pertencem a mesma linhagem persistem, ainda que abrandadas, entre os habitantes das grandes cidades. Assim, um rapaz que chegue a Abidjan, vindo de um vilarejo no interior da Costa do Marfim, procurará um parente que lá viva e este não deixará de abrigá-lo, por menores que sejam os cômodos onde more, nem de auxiliá-lo financeiramente, se necessário. Só em casos extremos alguém negará a um parente a ajuda e a solidariedade. 

    Na África não se separa a pessoa de seu grupo. Por isso antigamente, entre muitos povos, a família era responsável pelos atos de cada um de seus membros. Se um deles contraía um empréstimo e não pagava, a família de fazé-lo.


SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos

2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2012. p. 55-56.


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QUESTÕES


a) Segundo o texto, qual a primeira obrigação de um africano?

b) O que é uma família para os africanos?

c) O que autor do texto quis dizer com a frase: "Na África não se separa a pessoa de seu grupo". Explique.


d) como podiam ser no passado os vínculos de lealdade e os deveres de ajuda?

Responda:


e) quando chegava alguém da família a Abidjan, vindo de um vilarejo no interior da Costa do Marfim procurava um parente reagiam?




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