9º Ano - História - Profª Rosângela

                                             






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ATIVIDADE – 1

 A DISTÂNCIA

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Disciplina:  HISTÓRIA

Público Alvo: 9º ANO

Professor: ROSÂNGELA

Meio de Entrega: Whatsapp/Google Classroom

 

Prazo de Entrega:

Atividade 1: 08/06 a 15/06

Atividade 2: 15/06 a 30/06

 

Duração: 4 aulas 

Habilidades: Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil.

 

 

 

O MOVIMENTO OPERÁRIO

 

No início do século XX, o ambiente das fábricas era insalubre, mal iluminado e sem ventilação adequada; os operários trabalhavam de 14 a 16 horas por dia por salários que não acompanhavam o aumento do custo de vida;  além disso, não havia direito nem a férias, nem a aposentadoria. Em 1920, em São Paulo, 51% dos operários eram estrangeiros, enquanto no Rio de Janeiro estes somavam 35%; a maioria do operariado era formada de italianos, portugueses e espanhóis.

 

As doutrinas que tinham maior penetração entre os trabalhadores eram o anarquismo e o socialismo. O socialismo propõe a criação de uma sociedade igualitária e, portanto, sem classes sociais. Para se chegar a essa sociedade, os socialistas propunham a tomada do poder e o controle do Estado pelos trabalhadores até que as desigualdades sociais fossem eliminadas. Os anarquistas, por sua vez, também defendiam a criação de uma sociedade igualitária, mas diferentemente dos socialistas, almejavam a destruição do Estado, pois, por princípio, eram contrários a existência de qualquer tipo de governo. Esses ideais entraram no Brasil com os imigrantes europeus. Para divulgar seus ideais, os anarquistas produziram e lançaram importantes jornais operários, a exemplo de O Libertário (1904), Terra Livre (1905), A Voz do Trabalhador e A Plebe (1917). Entre os líderes anarquistas estavam Edgar Leuenroth, Everardo Dias e José Oiticica. Divulgando suas ideias e convencendo seus companheiros, os anarquistas esperavam chegar ao seu objetivo maior, uma "greve geral revolucionária", que poria fim ao Estado e ao capitalismo.


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A LUTA PELAS 8 HORAS

 

Apesar das frequentes rivalidades entre brasileiros e estrangeiros, assistiu-se na Primeira República á formação de uma movimento operário combativo e atuante. Em 1906, o operariado realizou no Rio de Janeiro o 1º Congresso Operário Brasileiro, reunindo trabalhadores de várias partes do Brasil. Esse Congresso foi conduzido, principalmente, por lideranças anarquistas e decidiu lutar pela jornada de oito horas de trabalho e pela regulamentação do trabalho feminino. No ano seguinte, a partir do 1º de maio de 1907, os operários fizeram várias greves com esse objetivo. O governo reagiu, reprimindo e prendendo trabalhadores. Além disso, o Congresso Nacional aprovou, também em 1907, a Lei Adolfo Gordo, que determinava a expulsão do país de imigrantes que participassem de greves. Mais de uma centena de operários estrangeiros acusados de promoverem greves foram expulsos. Apesar disso, as lutas operárias continuaram intensas.

 


QUESTÕES


1. O movimento operário, no início do século XX, o ambiente das fábricas eram insalubres, mal iluminado e sem ventilação adequada; os operários trabalhavam quantas horas por dia?

R:


2. As doutrinas que tinham maior penetração entre os trabalhadores eram?

R:


3. Os anarquistas por sua vez também defendiam a criação de uma sociedade igualitária, mas diferentemente dos socialistas, almejavam a distribuição do Estado pois por princípio, eram contrários a existência de qualquer tipo de governo: Esses ideais entraram no Brasil com o?

R:


4. Em 1906, o operário realizou no Rio de Janeiro o 1º Congresso operário.......................................................................

(  ) Americano

(  ) Baiano

(  ) Brasileiro

(  ) Italiano


5. O governo reagiu, reprimindo e aprendendo trabalhadores. Além disso, o congresso Nacional aprovou, também em 1907, a Lei?

R:

 

 

 

ATIVIDADE 2

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Disciplina:  HISTÓRIA

Público Alvo: 9º Ano

Professor: Rosângela

Meio de Entrega: Whatsapp/Google Classroom

 

Prazo de Entrega:

Atividade 1:15/06

Atividade 2: 30/06

 

Duração: 4 aulas

Habilidades: Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive, inclusive em sua cidade.

 

 

PESQUISA

 

Internet/Revistas antigas/Jornais antigos/ Depoimentos de pessoas...etc

 

 

TEMA: Modernidade e Urbanização – (Falar da sua Cidade)

 

1.    Qual o processo histórico da sua cidade?

Como fazer a pesquisa:

Fundação, ano de fundação, como foi construída, desenvolvimento, ou seja, todas as informações de como sua cidade foi fundada

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