ATIVIDADE –
1
A DISTÂNCIA
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: HISTÓRIA
Público Alvo: 9º ANO
Professor: ROSÂNGELA
Meio de Entrega: Whatsapp/Google Classroom
Prazo de Entrega:
Atividade 1: 08/06 a 15/06
Atividade 2: 15/06 a 30/06
Duração: 4 aulas
Habilidades: Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força
política, social e cultural no Brasil.
O MOVIMENTO
OPERÁRIO
No início do século XX, o ambiente
das fábricas era insalubre, mal iluminado e sem ventilação adequada; os
operários trabalhavam de 14 a 16 horas por dia por salários que não
acompanhavam o aumento do custo de vida; além disso, não havia direito
nem a férias, nem a aposentadoria. Em 1920, em São Paulo, 51% dos operários
eram estrangeiros, enquanto no Rio de Janeiro estes somavam 35%; a maioria do
operariado era formada de italianos, portugueses e espanhóis.
As
doutrinas que tinham maior penetração entre os trabalhadores eram o anarquismo
e o socialismo. O socialismo propõe a criação de uma sociedade igualitária e,
portanto, sem classes sociais. Para se chegar a essa sociedade, os socialistas
propunham a tomada do poder e o controle do Estado pelos trabalhadores até que
as desigualdades sociais fossem eliminadas. Os anarquistas, por sua vez, também
defendiam a criação de uma sociedade igualitária, mas diferentemente dos
socialistas, almejavam a destruição do Estado, pois, por princípio, eram
contrários a existência de qualquer tipo de governo. Esses ideais entraram no
Brasil com os imigrantes europeus. Para divulgar seus ideais, os anarquistas
produziram e lançaram importantes jornais operários, a exemplo de O Libertário
(1904), Terra Livre (1905), A Voz do Trabalhador e A Plebe (1917). Entre os
líderes anarquistas estavam Edgar Leuenroth, Everardo Dias e José Oiticica. Divulgando
suas ideias e convencendo seus companheiros, os anarquistas esperavam chegar ao
seu objetivo maior, uma "greve geral revolucionária", que poria fim
ao Estado e ao capitalismo.
A LUTA
PELAS 8 HORAS
Apesar das
frequentes rivalidades entre brasileiros e estrangeiros, assistiu-se na
Primeira República á formação de uma movimento operário combativo e atuante. Em
1906, o operariado realizou no Rio de Janeiro o 1º Congresso Operário
Brasileiro, reunindo trabalhadores de várias partes do Brasil. Esse Congresso
foi conduzido, principalmente, por lideranças anarquistas e decidiu lutar pela
jornada de oito horas de trabalho e pela regulamentação do trabalho feminino.
No ano seguinte, a partir do 1º de maio de 1907, os operários fizeram várias
greves com esse objetivo. O governo reagiu, reprimindo e prendendo
trabalhadores. Além disso, o Congresso Nacional aprovou, também em 1907, a Lei
Adolfo Gordo, que determinava a expulsão do país de imigrantes que
participassem de greves. Mais de uma centena de operários estrangeiros acusados
de promoverem greves foram expulsos. Apesar disso, as lutas operárias
continuaram intensas.
QUESTÕES
1. O movimento operário, no início do século XX, o ambiente das fábricas eram
insalubres, mal iluminado e sem ventilação adequada; os operários trabalhavam
quantas horas por dia?
R:
2. As doutrinas que tinham maior penetração entre os trabalhadores eram?
R:
3. Os anarquistas por sua vez também defendiam a criação de uma sociedade
igualitária, mas diferentemente dos socialistas, almejavam a distribuição do
Estado pois por princípio, eram contrários a existência de qualquer tipo de
governo: Esses ideais entraram no Brasil com o?
R:
4. Em 1906, o operário realizou no Rio de Janeiro o 1º Congresso
operário.......................................................................
( ) Americano
( ) Baiano
( ) Brasileiro
( ) Italiano
5. O governo reagiu, reprimindo e aprendendo trabalhadores. Além disso, o
congresso Nacional aprovou, também em 1907, a Lei?
R:
ATIVIDADE 2
ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: HISTÓRIA
Público Alvo: 9º Ano
Professor: Rosângela
Meio de Entrega: Whatsapp/Google Classroom
Prazo de Entrega:
Atividade 1:15/06
Atividade 2: 30/06
Duração: 4 aulas
Habilidades: Identificar os processos de urbanização e modernização da
sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que
vive, inclusive em sua cidade.
PESQUISA
Internet/Revistas antigas/Jornais antigos/
Depoimentos de pessoas...etc
TEMA: Modernidade e Urbanização – (Falar da sua Cidade)
1. Qual o processo
histórico da sua cidade?
Como fazer a pesquisa:
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