GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MAUÁ
E. E. I. Antonio Messias Szymanski
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Roteiro para realização de atividades à distância – 6º ano A -
Matemática – Junho
DATA
|
ATIVIDADE A SER ENTREGUE
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12/06
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Atividades 2 e 3
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19/06
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Atividades 1 e 4
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26/06
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Atividades 5 e 6
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Atividade 1 (retomada) – Responder
as atividades da apostila “Aprender Sempre- Matemática” (na
própria apostila) sendo:
H11 – Atividades de 1 a 4
(todos os itens).
H04 – Atividades: 1, 2 e 5
(todos os itens)
H02 – Atividades 1 e 2 (todos os
itens)
Material de apoio da Atividade 1:
Multiplicação com Números
Naturais-Vivendo a Matemática com a Professora Angela
Divisão com Números Naturais -
Vivendo a Matemática com a Professora Angela
Nomenclatura
de fração
Observando uma fração qualquer, por exemplo, 5/6, percebemos que
são dois números separados por uma barra. O número que está em cima é chamado
de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em
baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).
Para fazermos as leituras de uma fração devemos observar o seu
denominador, pois a partir dele as suas nomenclaturas são diferenciadas.
Quando os denominadores forem: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 100 e
100 as leituras serão feitas da seguinte forma.
• 1 ---- um meio.
2
• 2 ---- dois terços.
3
• 3 ---- três quartos.
4
• 4 ---- quatro quintos.
5
• 5 ---- cinco sextos.
6
• 6 ---- seis sétimos.
7
• 7 ---- sete oitavos.
8
• 8 ---- oito nonos.
9
• 9 ---- nove décimos.
10
• 45 ---- quarenta e cinco centésimos.
100
• 99 ---- noventa e nove milésimos.
1000
Quando o denominador for qualquer outro número que não está representado acima devemos acrescentar a palavra avos na sua leitura.
2 ---- dois doze avos
12
8 ---- oito sessenta e três avos.
63
Podemos ler qualquer fração independente do seu denominador da seguinte forma:
5 ---- cinco sobre nove
9
10 ---- dez sobre cinqüenta e seis.
56
1 ---- um sobre dois.
2
• 1 ---- um meio.
2
• 2 ---- dois terços.
3
• 3 ---- três quartos.
4
• 4 ---- quatro quintos.
5
• 5 ---- cinco sextos.
6
• 6 ---- seis sétimos.
7
• 7 ---- sete oitavos.
8
• 8 ---- oito nonos.
9
• 9 ---- nove décimos.
10
• 45 ---- quarenta e cinco centésimos.
100
• 99 ---- noventa e nove milésimos.
1000
Quando o denominador for qualquer outro número que não está representado acima devemos acrescentar a palavra avos na sua leitura.
2 ---- dois doze avos
12
8 ---- oito sessenta e três avos.
63
Podemos ler qualquer fração independente do seu denominador da seguinte forma:
5 ---- cinco sobre nove
9
10 ---- dez sobre cinqüenta e seis.
56
1 ---- um sobre dois.
2
SISTEMA
DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O sistema de numeração decimal utiliza
o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são
utilizados para contar unidades,
dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema,
quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.
Características do sistema decimal
No sistema de numeração
decimal, os números são organizados com base no agrupamento de algarismos indo-arábicos, e
com eles é possível escrever qualquer número.
Algarismos indo-arábicos → 0, 1, 2, 3, 4, 5,
6, 7, 8, 9
Cada um deles representa
certa quantidade de unidade, veja:
Veja que a continuação do
desenho de unidades é trabalhosa, por isso, vamos entender melhor o que são as
unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, e assim por diante.
Um dos principais aspectos
desse sistema é que: de cada 10 unidades, formamos 1 dezena (10); de cada 10
dezenas, formamos 1 centena (100); e de cada 10 centenas, formamos 1 unidade de
milhar (1.000), ou seja, toda vez que o algarismo 0 é acrescentado, devemos
multiplicar a ordem por 10.
10 unidades → 1 dezena
10 dezenas → 1 centena
10 centenas → 1 unidade de
milhar
10 unidades de milhar → 1
centena de milhar
Exemplo 1
Determine a quantidade de
unidades, dezenas, centenas, e assim por diante, dos números seguintes.
a) 873
Fazendo a decomposição do
número, temos:
873 → 800 + 70 + 3
8 centenas (8 x 100): 800
unidades
7 dezenas (7 x10): 70
unidades
3 unidades
b) 1.327
1.327 → 1000 + 300 + 20 + 7
1 unidade de milhar: 1000
unidades
3 centenas (3 x100): 300
unidades
2 dezenas (2 x 10): 20
unidades
7 unidades
Ordem e classe do sistema decimal
Cada um dos algarismos
representa uma ordem, e sempre devemos começar analisando-os da esquerda para
direita. Veja a tabela:
A classe de um número é
determinada separando-o de três em três algarismos:
- Classe das unidades simples: da 1ª ordem até a 3ª
ordem
- Classe dos milhares: da 4ª ordem até a 6ª
ordem
- Classe do milhão: da 7ª ordem até a 9ª
ordem
- Classe das centenas de milhões: da 10ª ordem até a
12ª ordem
Entender a ordem e a
classe de um número ajuda-nos a entender melhor o número que está sendo
trabalhado, por exemplo:
a) 23431
Vamos separar o número
23431 a cada três ordens, assim:
23.431
Veja que o 431 está na
classe das unidades simples, então ele será lido como: quatrocentos e trinta e
um. Já o número 23 pertence à classe das unidades de milhar, então será lido
como: vinte e três mil.
Portanto, o número 23.431
é lido como: vinte e três mil quatrocentos e trinta e um.
Atividade 2 (retomada) – Acompanhando
as aulas de “Resolução Comentada” da Avaliação da Aprendizagem em Processo
(AAP) no Centro de Mídias São Paulo refaça todas as questões no caderno (só resolução,
não precisa copiar o enunciado).
Atividade 3 – Responder no
caderno as atividades de 5 a 8 da Situação de Aprendizagem 2 do Caderno do
Aluno Volume 1, páginas de 24 a 27 (não precisa copiar o enunciado, só
responder).
Material de Apoio da atividade 3:
Números
Naturais: conjunto, reta numérica e valor posicional
Como
identificar décimos em uma reta numérica | Numeros | Matematica | Khan Academy
Atividade 4 – Responder no
caderno a atividades 1 da Situação de Aprendizagem 3 do Caderno do Aluno Volume
1, páginas 27 e 28 (não precisa copiar o enunciado, só responder e não precisa
fazer o item 1.4).
Atividade 5 – Responder no caderno as
atividades de 1 a 6 da Situação de Aprendizagem 4 do Caderno do Aluno Volume 1,
páginas 29 a 32 (não precisa copiar o enunciado, só responder).
Material de Apoio da atividade 5:
Múltiplos e Divisores | Vídeos Educativos para Crianças
Múltiplos e divisores
Números
compostos e números primos - Professora Angela
Crivo
de Eratóstenes
Critérios de divisibilidade
Para entender os critérios de divisibilidade, é
essencial conhecer a operação divisão. Essa operação faz parte do nosso dia a dia, como quando saímos
com os amigos e dividimos a conta do restaurante, quando fazemos uma receita de
brigadeiro e dividimos nas forminhas, dividimos o salário pela quantidade de
dias trabalhados, entre outras aplicações.
Na matemática, a conta de divisão é a base para a resolução de
vários problemas. Usamos, por exemplo, para calcular as médias, a fatoração e porcentagem. A fim de
facilitar, existem alguns critérios em que podemos “cortar caminhos” para uma
divisão mais rápida, considerando que o resto da divisão seja sempre igual a
zero.
Regras de divisibilidade
Divisibilidade
por 2:
A divisibilidade por 2 é feita em
qualquer número par, ou seja, quaisquer números terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8
são, com certeza, números divisíveis por 2. Vamos aos exemplos:
64:2 = 32
32:2 = 16
16:2 = 8
8:2 = 4
4:2 = 2
2:2 = 1
12.490:2 = 6.245
Divisibilidade
por 3:
Segundo esse critério, para
encontrarmos os números que são divisíveis por 3, basta somarmos os algarismos
dos números e se o resultado for divisível por 3, certamente, o número é
divisível por 3. Lembrando que, nesse caso, a tabuada do 3 deve estar na ponta
da língua! Veja como é simples pelo exemplo:
O número 14.321, se
separarmos os algarismos fazendo a sua soma: 1 + 4 + 3 + 2
+ 1 = 11. Nesse caso 11 não é
divisível por 3, portanto o número 14.321 não é
divisível por 3.
Se analisarmos
o número 1.233, a soma dos algarismos será 1 + 2 + 3 + 3
= 9. O número 9 é
divisível por 3, então, 1.233 é sim divisível
por 3 e resulta em 411.
Divisibilidade
por 5:
Qualquer número natural que tenha
final 0 ou 5 é divisível por 5. É só pensar na tabuada do 5 e observar como
cada número termina.
Por exemplo, os números 935, 140, 85 e
70 são todos divisíveis por 5, pois terminam em 0 ou 5. Já os números 357, 121,
92 e 551, por exemplo, não são divisíveis por 5, pois não terminam em 0 ou 5.
Atividade 6 – Responder as
questões de 1 a 10 no link do Google Forms a seguir. Não esqueça de colocar seu
nome e seu número de chamada.
APRENDA MAIS:
ORIENTAÇÕES GERAIS:
*O prazo de entrega deve ser respeitado.
*Ao enviar o e-mail coloque no assunto seu nome, número e série.
*Todas as atividades devem ser feitas na apostila ou caderno e
não é necessário copiar nenhum enunciado, somente respostas. Só tome o cuidado
de identificar com número e letra cada exercício realizado.
*A atividade 6 deve ser respondida no próprio formulário.
*Os links do APRENDA MAIS são jogos que estão associados ao
conteúdo trabalhado e são uma complementação da aprendizagem.
Bons Estudos!
Qualquer dúvida estarei à disposição!
Professora Lilian Lima
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