6º ano A - Matemática - Professora Lilian Lima




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Roteiro para realização de atividades à distância – 6º ano A - Matemática – Junho

CRONOGRAMA DE ENTREGA – lilianlisan@gmail.com
DATA
ATIVIDADE A SER ENTREGUE
12/06
Atividades 2 e 3
19/06
Atividades 1 e 4
26/06
Atividades 5 e 6

Atividade 1 (retomada) – Responder as atividades da apostila “Aprender Sempre- Matemática” (na própria apostila) sendo:
H11 – Atividades de 1 a 4 (todos os itens).
H04 – Atividades: 1, 2 e 5 (todos os itens)
H02 – Atividades 1 e 2 (todos os itens)

Material de apoio da Atividade 1:

Multiplicação com Números Naturais-Vivendo a Matemática com a Professora Angela


Divisão com Números Naturais - Vivendo a Matemática com a Professora Angela


FRAÇÃO DE UM NÚMERO | MACETE EM 5 SEGUNDOS - Prof Robson Liers - https://youtu.be/zwYALeDUoxg

Nomenclatura de fração


Observando uma fração qualquer, por exemplo, 5/6, percebemos que são dois números separados por uma barra. O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).
Para fazermos as leituras de uma fração devemos observar o seu denominador, pois a partir dele as suas nomenclaturas são diferenciadas.
Quando os denominadores forem: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 100 e 100 as leituras serão feitas da seguinte forma.

• ---- um 
meio.
  2

• ---- dois 
terços.
  3

• 3 ---- três 
quartos.
  4

• 4 ---- quatro 
quintos.
  5

• 5 ---- cinco 
sextos.
  6

• 6 ---- seis 
sétimos.
  7

• 7 ---- sete 
oitavos.
  8

• 8 ---- oito
 nonos.
  9

• ---- nove 
décimos.
10

• 45 ---- quarenta e cinco 
centésimos.
100
• 99 ---- noventa e nove 
milésimos.
1000

Quando o denominador for qualquer outro número que não está representado acima devemos acrescentar a palavra avos na sua leitura.

2 ---- dois doze 
avos
12

8 ---- oito sessenta e três 
avos.
63

Podemos ler qualquer fração independente do seu denominador da seguinte forma:

5 ---- cinco 
sobre nove
9

10 ---- dez 
sobre cinqüenta e seis.
56

1 ---- um 
sobre dois.
2

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.

Características do sistema decimal

No sistema de numeração decimal, os números são organizados com base no agrupamento de algarismos indo-arábicos, e com eles é possível escrever qualquer número.
Algarismos indo-arábicos → 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Cada um deles representa certa quantidade de unidade, veja:
Veja que a continuação do desenho de unidades é trabalhosa, por isso, vamos entender melhor o que são as unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, e assim por diante.
Um dos principais aspectos desse sistema é que: de cada 10 unidades, formamos 1 dezena (10); de cada 10 dezenas, formamos 1 centena (100); e de cada 10 centenas, formamos 1 unidade de milhar (1.000), ou seja, toda vez que o algarismo 0 é acrescentado, devemos multiplicar a ordem por 10.
10 unidades → 1 dezena
10 dezenas → 1 centena
10 centenas → 1 unidade de milhar
10 unidades de milhar → 1 centena de milhar

Exemplo 1
Determine a quantidade de unidades, dezenas, centenas, e assim por diante, dos números seguintes.
a) 873
Fazendo a decomposição do número, temos:
873 → 800 + 70 + 3
8 centenas (8 x 100): 800 unidades
7 dezenas (7 x10): 70 unidades
3 unidades
b) 1.327
1.327 → 1000 + 300 + 20 + 7
1 unidade de milhar: 1000 unidades
3 centenas (3 x100): 300 unidades
2 dezenas (2 x 10): 20 unidades
7 unidades

Ordem e classe do sistema decimal

Cada um dos algarismos representa uma ordem, e sempre devemos começar analisando-os da esquerda para direita. Veja a tabela:
A classe de um número é determinada separando-o de três em três algarismos:
  • Classe das unidades simples: da 1ª ordem até a 3ª ordem
  • Classe dos milhares: da 4ª ordem até a 6ª ordem
  • Classe do milhão: da 7ª ordem até a 9ª ordem
  • Classe das centenas de milhões: da 10ª ordem até a 12ª ordem
Entender a ordem e a classe de um número ajuda-nos a entender melhor o número que está sendo trabalhado, por exemplo:
a) 23431
Vamos separar o número 23431 a cada três ordens, assim:
23.431
Veja que o 431 está na classe das unidades simples, então ele será lido como: quatrocentos e trinta e um. Já o número 23 pertence à classe das unidades de milhar, então será lido como: vinte e três mil.
Portanto, o número 23.431 é lido como: vinte e três mil quatrocentos e trinta e um.


Atividade 2 (retomada) – Acompanhando as aulas de “Resolução Comentada” da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) no Centro de Mídias São Paulo refaça todas as questões no caderno (só resolução, não precisa copiar o enunciado).

Atividade 3 – Responder no caderno as atividades de 5 a 8 da Situação de Aprendizagem 2 do Caderno do Aluno Volume 1, páginas de 24 a 27 (não precisa copiar o enunciado, só responder).

Material de Apoio da atividade 3:

Números Naturais: conjunto, reta numérica e valor posicional


Como identificar décimos em uma reta numérica | Numeros | Matematica | Khan Academy



Atividade 4 – Responder no caderno a atividades 1 da Situação de Aprendizagem 3 do Caderno do Aluno Volume 1, páginas 27 e 28 (não precisa copiar o enunciado, só responder e não precisa fazer o item 1.4).

Atividade 5 – Responder no caderno as atividades de 1 a 6 da Situação de Aprendizagem 4 do Caderno do Aluno Volume 1, páginas 29 a 32 (não precisa copiar o enunciado, só responder).

Material de Apoio da atividade 5:

Múltiplos e Divisores | Vídeos Educativos para Crianças

Múltiplos e divisores

Números compostos e números primos - Professora Angela

Crivo de Eratóstenes


Critérios de divisibilidade

 

Para entender os critérios de divisibilidade, é essencial conhecer a operação divisão. Essa operação faz parte do nosso dia a dia, como quando saímos com os amigos e dividimos a conta do restaurante, quando fazemos uma receita de brigadeiro e dividimos nas forminhas, dividimos o salário pela quantidade de dias trabalhados, entre outras aplicações.

Na matemática, a conta de divisão é a base para a resolução de vários problemas. Usamos, por exemplo, para calcular as médias, a fatoração e porcentagem. A fim de facilitar, existem alguns critérios em que podemos “cortar caminhos” para uma divisão mais rápida, considerando que o resto da divisão seja sempre igual a zero.

Regras de divisibilidade


Divisibilidade por 2:

 

A divisibilidade por 2 é feita em qualquer número par, ou seja, quaisquer números terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8 são, com certeza, números divisíveis por 2. Vamos aos exemplos:
64:2 = 32
32:2 = 16
16:2 = 8
8:2 = 4
4:2 = 2
2:2 = 1
12.490:2 = 6.245

Divisibilidade por 3:

 

Segundo esse critério, para encontrarmos os números que são divisíveis por 3, basta somarmos os algarismos dos números e se o resultado for divisível por 3, certamente, o número é divisível por 3. Lembrando que, nesse caso, a tabuada do 3 deve estar na ponta da língua! Veja como é simples pelo exemplo:
O número 14.321, se separarmos os algarismos fazendo a sua soma: 1 + 4 + 3 + 2 + 1 = 11. Nesse caso 11 não é divisível por 3, portanto o número 14.321 não é divisível por 3.
Se analisarmos o número 1.233, a soma dos algarismos será 1 + 2 + 3 + 3 = 9. O número 9 é divisível por 3, então, 1.233 é sim divisível por 3 e resulta em 411.

Divisibilidade por 5:

 

Qualquer número natural que tenha final 0 ou 5 é divisível por 5. É só pensar na tabuada do 5 e observar como cada número termina.
Por exemplo, os números 935, 140, 85 e 70 são todos divisíveis por 5, pois terminam em 0 ou 5. Já os números 357, 121, 92 e 551, por exemplo, não são divisíveis por 5, pois não terminam em 0 ou 5.
Atividade 6 – Responder as questões de 1 a 10 no link do Google Forms a seguir. Não esqueça de colocar seu nome e seu número de chamada.


APRENDA MAIS:

ORIENTAÇÕES GERAIS:
*As fotos das atividades de 1 a 5 deverão ser enviadas no e-mail lilianlisan@gmail.com
*O prazo de entrega deve ser respeitado.
*Ao enviar o e-mail coloque no assunto seu nome, número e série.
*Todas as atividades devem ser feitas na apostila ou caderno e não é necessário copiar nenhum enunciado, somente respostas. Só tome o cuidado de identificar com número e letra cada exercício realizado.
*A atividade 6 deve ser respondida no próprio formulário.
*Os links do APRENDA MAIS são jogos que estão associados ao conteúdo trabalhado e são uma complementação da aprendizagem.
Bons Estudos!
Qualquer dúvida estarei à disposição!
Professora Lilian Lima



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