Roteiro de Atividade/2020 |
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Professor: |
Luciana
Avila |
Disciplina: |
Orientação
de estudo |
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Semana: |
08/06
a 29/06 |
Nº de
aulas que equivalem essas atividades: |
14
aulas |
Data
de entrega: |
1ª
Atividade-15/06 2ª
Atividade- 30/06 |
Aluno: |
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Turma: |
9ªA |
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Tema
da Aula/Objeto de conhecimento: |
Compreender o sentimento ou
reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias que ela,
analisando e percebendo a sua visão da realidade, postura e opiniões livre de
preconceitos.
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Habilidade(s): |
Habilidades socioemocionais em foco: assertividade,
autoconhecimento e senso crítico. |
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Recurso(s): |
Diário
de Práticas e Vivências e caderno para anotações |
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Canais
de Comunicação: |
Google Classroom, Whats app do grupo sala e
e-mail (lucianaprofavila@gmail.com.com) |
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Atividade(s) a serem desenvolvidas: |
1ª Atividade PASSO 01: Leia o texto abaixo sobre Empatia retira do site: https://definicao.net/significado-de-empatia/ Empatia significa a capacidade psicológica compreender o
sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias
que ela, analisando e percebendo a sua visão da realidade, postura e opiniões
livre de preconceitos. Definição Origem: De “em + phatos (Gr) + ia (estado de alma)”. Ainda,
a palavra vem do grego empatheia, que significa “paixão” (pelo outro). Sinônimos: Compreensão, simpatia, identificação, afinidade,
entendimento, sintonia. Antônimos: Indiferença, antipatia, aversão, estranhamento,
repúdio, repulsa, repugnância, desprezo, resistência.
Classe gramatical: Substantivo feminino. A empatia nada mais é que a capacidade psicológica que uma pessoa pode ter de compreender os sentimentos, emoções e reações de outra, de maneira objetiva, racional e livre de preconceitos, como se estivesse em uma mesma situação vivenciada por esta. Na prática, trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro, o que pode ajudar não só o próximo, como também a si, na compreensão da convivência humana. Segundo o autor Augusto Cury, “A
capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes
da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano”. Afinal,
é entendo o outro que podemos descobrir mais de nós mesmos, ajudando-nos em
conjunto. A empatia está diretamente relacionada
ao altruísmo (interesse e amor pelo próximo) e, ainda, a capacidade de
ajudar. E isso acontece quando um indivíduo consegue sentir a dor, tristeza,
medo, alegria e angústia do outro, ao colocar-se no seu lugar, que é de onde
parte a vontade de ajudá-lo.
Portanto, ser uma pessoa empática significa ter afinidades e
identificar-se com outra pessoa, através da habilidade de saber ouvi-la e
compreender as suas emoções e problemas. Quando alguém diz que “houve empatia
imediata entre nós”, quer dizer que houve uma identificação imediata e
compatibilidade, um sentimento de alegria, prazer, satisfação para com a outra,
ou seja, o oposto da antipatia. De um modo geral, entende-se por
empatia uma comunicação afetiva com outra pessoa, que, por sua vez, é um dos
fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.
Neste sentido, essa capacidade psicológica é diferente da simpatia, já que
esta diz respeito maioritariamente a uma resposta intelectual, enquanto a empatia
é uma fusão emotiva. Ou seja, uma pessoa simpática
sente vontade de estar na presença de outra pessoa e de tentar agradá-la,
enquanto uma pessoa empática possui a vontade de conhecer a fundo e entender
a outra pessoa. Na psicanálise, por exemplo, a empatia está relacionada à
capacidade de um terapeuta de se identificar com o seu paciente, resultando
em uma conexão intuitiva e afetiva. Como é uma pessoa empática? Uma pessoa empática, ou seja, dotada
da capacidade de se colocar no lugar do outro, possui algumas características
e atitudes no dia a dia que visam sempre ajudar e tentar entender os demais
indivíduos à sua volta, tais como: Quando não usa apenas palavras para
consolar alguém em uma situação ruim, mas também um abraço, um
beijo, um tapinha no ombro e uma carícia. Quando aprende a ouvir e
compreender os sentimentos dos outros sem estar tão dependente das próprias
palavras e dela mesma. Quando se expressa com cortesia
e delicadeza. Quando alguém está com um
problema e a ajuda, por exemplo, com senso de humor. Quando não mostra atitudes de
irritação, aborrecimento e cansaço diante daquilo que os outros a conta. Quando consegue fazer, por exemplo,
com que uma criança ou idoso compreenda que os entendeu. Quando não faz uma piada, comentário
ou uma brincadeira que sabe que vai chatear o outro. Quando é capaz de trazer calma
aos outros e os ajuda a resolver problemas PASSO 02: Responda à pergunta: O que você
entendeu sobre empatia? Escreva com suas próprias palavras 2ª Atividade
PASSO 03: Responda à pergunta: Comente a
relação de empatia com a postura dos usuários do aplicativo Centro de Mídias.
PASSO 04: Relate ou desenhe uma situação da sua vida em que você
exercitou a empatia SUGESTÃO DE FILME: Crash, no Limite A
produção do filme apresenta, de forma brilhante, o racismo, a xenofobia e a
segregação social nos EUA. Com uma narrativa diferente da tradicional, o filme
é um relato atual e chocante de questões cotidianas e ainda tão dolorosas,
apresentando histórias aparentemente não relacionadas e que acabam se cruzando
no desenrolar do filme.
A
história se passa em Los Angeles, após o atentado de 11 de setembro, e retrata
a vida de alguns personagens aparentemente distintos, mas sempre às voltas com
tensões raciais e sociais em vários limites da cidade. O ápice do filme é
quando seus mundos se encontram. É um filme intenso e perfeito para ampliar a consciência
social sobre o racismo, ideal para alunos de 14 anos em média. |
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