9°Ano A (Orientação de Estudo) - Prof. Luciana Ávila







Roteiro de Atividade/2020

Professor:

Luciana Avila

Disciplina:

Orientação de estudo

Semana:

08/06 a 29/06

Nº de aulas que equivalem essas atividades:

14 aulas

Data de entrega:

1ª Atividade-15/06

2ª Atividade- 30/06

Aluno:

 

Turma:

9ªA

Tema da Aula/Objeto de conhecimento:

Compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias que ela, analisando e percebendo a sua visão da realidade, postura e opiniões livre de preconceitos.

 

Habilidade(s):

Habilidades socioemocionais em foco: assertividade, autoconhecimento e senso crítico.

Recurso(s):

Diário de Práticas e Vivências e caderno para anotações

Canais de Comunicação:

 Google Classroom, Whats app do grupo sala e e-mail (lucianaprofavila@gmail.com.com)

Atividade(s) a serem desenvolvidas:

1ª Atividade

PASSO 01: Leia o texto abaixo sobre Empatia retira do site: https://definicao.net/significado-de-empatia/

 

            Empatia significa a capacidade psicológica compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias que ela, analisando e percebendo a sua visão da realidade, postura e opiniões livre de preconceitos.

Definição

            Origem: De “em + phatos (Gr) + ia (estado de alma)”. Ainda, a palavra vem do grego empatheia, que significa “paixão” (pelo outro).

          Sinônimos: Compreensão, simpatia, identificação, afinidade, entendimento, sintonia.

          Antônimos: Indiferença, antipatia, aversão, estranhamento, repúdio, repulsa, repugnância, desprezo, resistência.

         Classe gramatical: Substantivo feminino.


              A empatia nada mais é que a capacidade psicológica que uma pessoa pode ter de compreender os sentimentos, emoções e reações de outra, de maneira objetiva, racional e livre de preconceitos, como se estivesse em uma mesma situação vivenciada por esta. Na prática, trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro, o que pode ajudar não só o próximo, como também a si, na compreensão da convivência humana.

            Segundo o autor Augusto Cury, “A capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das funções mais importantes da inteligência. Demonstra o grau de maturidade do ser humano”. Afinal, é entendo o outro que podemos descobrir mais de nós mesmos, ajudando-nos em conjunto.

         A empatia está diretamente relacionada ao altruísmo (interesse e amor pelo próximo) e, ainda, a capacidade de ajudar. E isso acontece quando um indivíduo consegue sentir a dor, tristeza, medo, alegria e angústia do outro, ao colocar-se no seu lugar, que é de onde parte a vontade de ajudá-lo.

          Portanto, ser uma pessoa empática significa ter afinidades e identificar-se com outra pessoa, através da habilidade de saber ouvi-la e compreender as suas emoções e problemas. Quando alguém diz que “houve empatia imediata entre nós”, quer dizer que houve uma identificação imediata e compatibilidade, um sentimento de alegria, prazer, satisfação para com a outra, ou seja, o oposto da antipatia.

          De um modo geral, entende-se por empatia uma comunicação afetiva com outra pessoa, que, por sua vez, é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos. Neste sentido, essa capacidade psicológica é diferente da simpatia, já que esta diz respeito maioritariamente a uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva.

           Ou seja, uma pessoa simpática sente vontade de estar na presença de outra pessoa e de tentar agradá-la, enquanto uma pessoa empática possui a vontade de conhecer a fundo e entender a outra pessoa. Na psicanálise, por exemplo, a empatia está relacionada à capacidade de um terapeuta de se identificar com o seu paciente, resultando em uma conexão intuitiva e afetiva.

           Como é uma pessoa empática?


        Uma pessoa empática, ou seja, dotada da capacidade de se colocar no lugar do outro, possui algumas características e atitudes no dia a dia que visam sempre ajudar e tentar entender os demais indivíduos à sua volta, tais como:

          Quando não usa apenas palavras para consolar alguém em uma situação ruim, mas também um abraço, um beijo, um tapinha no ombro e uma carícia.

          Quando aprende a ouvir e compreender os sentimentos dos outros sem estar tão dependente das próprias palavras e dela mesma.

         Quando se expressa com cortesia e delicadeza.

         Quando alguém está com um problema e a ajuda, por exemplo, com senso de humor.

         Quando não mostra atitudes de irritação, aborrecimento e cansaço diante daquilo que os outros a conta.

         Quando consegue fazer, por exemplo, com que uma criança ou idoso compreenda que os entendeu.

         Quando não faz uma piada, comentário ou uma brincadeira que sabe que vai chatear o outro.

         Quando é capaz de trazer calma aos outros e os ajuda a resolver problemas

 

PASSO 02: Responda à pergunta:

       O que você entendeu sobre empatia? Escreva com suas próprias palavras

 

2ª Atividade

 

PASSO 03: Responda à pergunta:

       Comente a relação de empatia com a postura dos usuários do aplicativo Centro de Mídias.

 

PASSO 04: Relate ou desenhe uma situação da sua vida em que você exercitou a empatia

 

 

SUGESTÃO DE FILME:

 Crash, no Limite

A produção do filme apresenta, de forma brilhante, o racismo, a xenofobia e a segregação social nos EUA. Com uma narrativa diferente da tradicional, o filme é um relato atual e chocante de questões cotidianas e ainda tão dolorosas, apresentando histórias aparentemente não relacionadas e que acabam se cruzando no desenrolar do filme.

A história se passa em Los Angeles, após o atentado de 11 de setembro, e retrata a vida de alguns personagens aparentemente distintos, mas sempre às voltas com tensões raciais e sociais em vários limites da cidade. O ápice do filme é quando seus mundos se encontram. É um filme intenso e perfeito para ampliar a consciência social sobre o racismo, ideal para alunos de 14 anos em média.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


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