Roteiro de Atividade/2020 |
|||||
Professor: |
Luciana
Avila |
Disciplina: |
Protagonismo
Juvenil |
||
Semana: |
08/06 a 30/06 |
Nº de
aulas que equivalem essas atividades: |
8 aulas |
Data de entrega: |
1ª Atividade:15/06 2ª Atividade:30/06 |
Aluno: |
|
Turma: |
7ºA |
||
Tema da Aula/Objeto
de conhecimento: |
Compreender o sentimento ou reação da outra
pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias que ela, analisando e
percebendo a sua visão da realidade, postura e opiniões livre de
preconceitos.
|
||||
Habilidade(s): |
Habilidades socioemocionais em
foco: assertividade, autoconhecimento e senso crítico. |
||||
Recurso(s): |
Caderno
para anotações |
||||
Canais
de Comunicação: |
Google Classroom, Whats app do grupo de sala
e e-mail (lucianaprofavila@gmail.com.com) |
||||
Atividade(s) a serem desenvolvidas: |
|||||
1ª ATIVIDADE
A árvore da família
O isolamento social necessário durante a pandemia
propiciou uma mudança drástica na rotina do mundo. Empresas migraram seus funcionários
para o sistema home office e escolas e creches estão fechadas em tempo
integral.
Dessa forma, milhares de famílias estão
experimentando o convívio juntas, por tanto tempo, pela primeira vez, o que
requer muito diálogo e planejamento.
Camila Antunes, pedagoga e
educadora parental, afirma que este é um momento de fortalecer os laços
familiares, mas alerta para o momento atual e suas facetas. “É importante não
romantizarmos o confinamento que estamos vivendo e ter consciência de que o
Brasil tem múltiplas realidades, muitas famílias que não podem ficar em casa,
pois essas pessoas estão enfrentando esse momento de forma bem diferente.”
E o
isolamento não é uma rotina fácil para grande parte dos seres humanos,
principalmente para aqueles que vivem em grandes centros urbanos e como nenhum membro de uma família vive
isolado, todos os membros da mesma família estão continuamente se relacionando
e interagindo entre si, cada família dentro de sua casa, pois quem vive em
família não é uma árvore isolada e os membros de uma família são parte de uma
grande árvore em um grande bosque. E precisamos entender que é muito importante
valorizarmos o isolamento social uma vez que o mesmo está ajudando as pessoas
salvarem e protegerem suas vidas da Covid19.
Exercícios para
reflexão
(Responder as perguntas
abaixo na mesma sequencia que foi passada)
1- Utilizando os quadros
da árvore acima organize as fotos dos membros da sua família no desenho.
2ª ATIVIDADE
Continue
respondendo as preguntas referente ao texto (A árvore da família) na mesma
sequência que foi passada.
2- Depois faça uma breve
reflexão pessoal e responda as questões abaixo:
a)
Quais as suas qualidades?
b)
Quais suas maiores dificuldades?
c) O que você gostaria de mudar em sua vida?
d) Agora fale da sua família.com quem
você se parece mais fisicamente? Quais deles pensam igual a você?
e)
O que você gostaria de mudar em sua família?
f) Qual
é o ancestral mais antigo de sua família que você teve contato?
e)
Fale da importância de cada membro da sua casa.
f)
Você sente saudades da escola? Descreva esses sentimentos.
e)
O que você gostaria de mudar na escola? Fique firme e em casa. Esse tempo de
isolamento passará e em breve estaremos juntos na escola.
Sugestão de filme para assistir.
O
menino no espelho
A
história se passa em Belo Horizonte, em 1930. Fernando é um garoto muito
levado, que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Em certo dia, o seu
reflexo no espelho se solta e ele pode atribuir ao sósia as tarefas chatas,
ficando apenas com a parte boa da vida.
Comentários
Postar um comentário