Nome do professor: Lilian Mendes
Disciplina: matemática
Série: 2º anos
Período de execução: 2º bimestre (mês de junho)
Período de entrega: segue cronograma abaixo da entrega de cada atividade:
1ª Atividade:- entregar até 12/06/2020;
2ª Atividade:-entregar até 19/06/2020;
3ª Atividade:-entregar até 29/06/2020.
Modo de entrega: preferencialmente por e-mail: professora.lilianm.atividades@gmail.com
Observações:
1º Resolver no caderno (todos os exercícios inclusive os que tiver alternativas terá que constar a resolução no caderno)
2º Entregar foto somente das respostas e guardar todas as atividades, pois serão vistas
no retorno das aulas presenciais.
3º NÃO ESQUEÇAM DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES: NOME, NÚMERO E SÉRIE E DATA DE ENTREGA
Atividade 1 (SEI-Semana de Estudos intensivos): conversão de ângulos graus para radiano e vice versa
1) Quantos graus mede aproximadamente um ângulo de 0,105 radianos?
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
e) 10
2) Reduzindo-se ao primeiro quadrante um arco de medida 7344°, obtém-se um arco, cuja medida, em radianos, é:
a) π
3
3
b) π
2
2
c) 2π
3
3
d) π
5
5
e) 9π
10
10
3) Transforme os ângulos de graus para radianos:
a) 30∘
b) 120∘
c) 225∘
d) 300∘
b) 120∘
c) 225∘
d) 300∘
4) Transforme os ângulos de radianos para graus:
a) 4
/3 rad
b)
/8 rad
c) 7
/6 rad
d)
/12 rad
Atividade 2: Cálculos de seno, cosseno e tangente em situações problema.
1) Em um triângulo retângulo, determine as medidas dos ângulos agudos e da hipotenusa, sabendo que um dos catetos mede 3 cm e o outro mede √3 cm.
2) Uma rampa plana, de 36 m de comprimento, faz ângulo de 30° com o plano horizontal. Uma pessoa que sobe a rampa inteira eleva-se verticalmente de:
a) 6√3 m.
b) 12 m.
c) 13,6 m.
d) 9√3 m.
e) 18 m.
3) Se um cateto e a hipotenusa de um triângulo retângulo medem 2a e 4a, respectivamente, então a tangente do ângulo oposto ao menor lado é:
a) 2√3
b) √3
3
3
c) √3
6
6
d) √20
20
20
e) 3√3
4) Uma escada que mede 6m está apoiada em uma parede. Sabendo-se que ela forma com o solo um ângulo α e que
, a distância de seu ponto de apoio no solo
até a parede, em metros, é?
5) Quando o Sol se encontra a 45º acima do horizonte, uma árvore projeta sua sombra no chão com o comprimento de 15 m. Determine a altura dessa árvore:
Para entender melhor a questão, é adequado tentar visualizar a situação do exercício. No desenho abaixo.

Atividade 3: Amplitude, período e imagem dos gráficos trigonométricos
1) Determine a amplitude, período e imagem de cada gráfico a seguir:
a)

b)

2) Represente os gráficos a seguir no plano cartesiano com período de 2
e escreva qual é a amplitude destes gráficos:
a) gráfico de sem(x) com Im{-3,3}
b) gráfico de cos(x) com Im{-4, 4}
Referência: Todos os exercícios estão relacionados com as aulas no Centro de mídias (app CMSP)
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