1º ano A, B e C - Sociologia - Professor Danilo

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Disciplina:  SOCIOLOGIA

Público Alvo: 1ºA, B e C.

Professor: DANILO

Meio de Entrega: Whatsapp:

Prazo de Entrega: 

Atividade 1:15/06

Atividade 2: 30/06

 
Duração: 4 aulas 

Habilidades: Iniciar o aluno no contexto do surgimento da Sociologia e torna-lo apto a distinguir a Sociologia de outras disciplinas.

Conteúdo: Sociologia e o trabalho do sociólogo - ÉMILE DURKHRIM.

 

Atividade:

ÉMILE DURKHRIM


Durkheim pode ser considerado como um dos grandes teóricos da Sociologia, embora atribuem a paternidade do termo ao Comte. Durkheim conseguiu desvincular a Sociologia da Filosofia Social e colocá-la como disciplina científica rigorosa. Sua principal preocupação era definir com precisão o objeto, o método e a aplicabilidade da Sociologia. Em sua obra: As Regras do Método Sociológico (1895), deixou claro o tipo de acontecimento sobre os quais debruça a Sociologia: os Fatos Sociais. Estes seriam então para ele o objeto da Sociologia.

Durkheim se diferencia dos outros positivistas, porque suas teorias avançam sobre a simples reflexão filosófica, e construía toda uma organização de pressupostos metodológicos e teóricos sobre a sociedade.

São três as características que Durkheim distingue nos fatos sociais. A primeira delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis.

O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo está sujeito quando contra elas tenta se rebelar. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se identifica a infração e a penalidade subseqüente.

A educação desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.

A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, eles são exteriores aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das pessoas, são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existência exterior às consciências individuais. A terceira característica apontada por Durkheim é a generalidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Desse modo, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.

O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.

Para Durkein o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração).

É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foram criadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais. Durkheim propôs um método para a Sociologia que consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Este método enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas ideias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais

ASSISTA O ABAIXO VÍDEO DISPONÍVEL NO YOUTUBE PARA COMPLEMENTAR A LEITURA.
 

ATIVIDADE 1:

1-      Para Émile Durkheim, qual é o objeto de estudo da sociologia?

2-      Segundo Emile Durkheim explique o que é:

a- FUNCIONALISMO:

b- FATOSOCIAL:

ATIVIDADE 2:


1- Assista o vídeo abaixo e responda: O que é Solidariedade Social?






 

 

 

 

 

Comentários

Postar um comentário