Turmas: 7°ano B, 1°Ano B e 2°ano B.
Disciplina: Orientações de estudos.
Professor: Sandro Madeira.
Prazo de entrega: Atividade 1: 01/06 a 15/06
Atividade 2: 15/06 a 30/06
Tema:
Organização Pessoal e Material de
Estudos
Número
de Aulas Previstas: 2° bimestre.
Habilidade a ser desenvolvida: Desenvolver a Habilidade leitora,
escritora. Analise de textos e vídeos
Objetos
de Aprendizagem: Desenvolver
no aluno senso de responsabilidade, organização com os matérias de estudo, além
de uma rotina de estudos
Sequência:
1ª
aula: Leitura dos Textos:
Responsabilidade Pessoal
Conceito
de Responsabilidade Pessoal por Daniel Malaguti (advogado e escritor).
"Fazer
continuamente um questionamento crítico pessoal sobre a sociedade e seus valores,
se utilizando deste entendimento para ditar suas próprias ações no cotidiano.”
A
Responsabilidade Pessoal é essencial para o sucesso dos estudos, através da boa
organização do tempo o estudante pode fazer uso de agendas, cadernos, blocos de
notas, qualquer meio em que possa distribuir, acompanhar e controlar suas atividades.
Fazendo
esse acompanhamento diário dos compromissos, o aluno obterá o domínio necessário
de todas as suas atividades sendo assíduo nos prazos e cumprindo todos os seus
deveres. Como qualquer tipo de aprendizagem, o controle e o compromisso com seus
deveres, exigirão disciplina.
Ter
domínio das boas razões do porquê estudar, é uma prática de autoconhecimento que
atua primeiramente como uma injeção de motivação e ao longo prazo se personifica
em metas a serem alcançadas. Encontrar um sentido no ato de estudar é a alavanca
que o jovem necessita para alçar o vôo rumo ao seu sonho.
Organização Pessoal e Material
A
Organização Pessoal e Material criará o bom hábito de estudar, visto que
a
separação e priorização do que se tem para fazer, garantirá menos tempo de dedicação
a uma determinada atividade, porém, será uma aprendizagem de qualidade.
Você
já se questionou quanto ao seu conhecimento? O que eu preciso saber? Quais são
minhas metas? Quais as minhas prioridades? Quanto tempo eu separo para meus estudos?
Passar o dia inteiro na escola é sinal de que estudei de verdade? Tenho espaço
e silêncio para estudar na minha casa? Como está sendo a qualidade dos meus
estudos? Eu sei estudar?
Todos
esses questionamentos, servirão para você refletir quanto ao valor que você
atribuem a um horário de estudos e/ou aos estudos, propriamente dito e se de
fato tem qualidade e eficácia esses momentos que você desprendem para estudar.
2°
aula:
Analise
dos Vídeos
3°
aula: Exercícios
- Elabore um “Plano de
Estudo”
4°
aula: Fechamento do
tema com a produção de uma síntese sobre os conhecimentos adquiridos.
Avaliação:
Participação durante
o desenvolvimento das aulas e autonomia na solução dos exercícios.

Comentários
Postar um comentário