7°ano B, 1°Ano B e 2°ano B - Orientações de estudos - Professor: Sandro





Turmas: 7°ano B, 1°Ano B e 2°ano B.
Disciplina: Orientações de estudos.
Professor: Sandro Madeira.

Prazo de entrega: Atividade 1: 01/06 a 15/06

                                          Atividade 2: 15/06 a 30/06



Tema:  Organização Pessoal e Material de Estudos

Número de Aulas Previstas: 2° bimestre.

Habilidade a ser desenvolvida: Desenvolver a Habilidade leitora, escritora.  Analise de textos e vídeos
Objetos de Aprendizagem: Desenvolver no aluno senso de responsabilidade, organização com os matérias de estudo, além de uma rotina de estudos

Sequência:
1ª aula: Leitura dos Textos:

Responsabilidade Pessoal
Conceito de Responsabilidade Pessoal por Daniel Malaguti (advogado e escritor).
"Fazer continuamente um questionamento crítico pessoal sobre a sociedade e seus valores, se utilizando deste entendimento para ditar suas próprias ações no cotidiano.”
A Responsabilidade Pessoal é essencial para o sucesso dos estudos, através da boa organização do tempo o estudante pode fazer uso de agendas, cadernos, blocos de notas, qualquer meio em que possa distribuir, acompanhar e controlar suas atividades.
Fazendo esse acompanhamento diário dos compromissos, o aluno obterá o domínio necessário de todas as suas atividades sendo assíduo nos prazos e cumprindo todos os seus deveres. Como qualquer tipo de aprendizagem, o controle e o compromisso com seus deveres, exigirão disciplina.
Ter domínio das boas razões do porquê estudar, é uma prática de autoconhecimento que atua primeiramente como uma injeção de motivação e ao longo prazo se personifica em metas a serem alcançadas. Encontrar um sentido no ato de estudar é a alavanca que o jovem necessita para alçar o vôo rumo ao seu sonho.

Organização Pessoal e Material

A Organização Pessoal e Material criará o bom hábito de estudar, visto que
a separação e priorização do que se tem para fazer, garantirá menos tempo de dedicação a uma determinada atividade, porém, será uma aprendizagem de qualidade.
Você já se questionou quanto ao seu conhecimento? O que eu preciso saber? Quais são minhas metas? Quais as minhas prioridades? Quanto tempo eu separo para meus estudos? Passar o dia inteiro na escola é sinal de que estudei de verdade? Tenho espaço e silêncio para estudar na minha casa? Como está sendo a qualidade dos meus estudos? Eu sei estudar?
Todos esses questionamentos, servirão para você refletir quanto ao valor que você atribuem a um horário de estudos e/ou aos estudos, propriamente dito e se de fato tem qualidade e eficácia esses momentos que você desprendem para estudar.

2° aula:
Analise dos Vídeos

3° aula: Exercícios
- Elabore um “Plano de Estudo”

4° aula: Fechamento do tema com a produção de uma síntese sobre os conhecimentos adquiridos.

Avaliação: Participação durante o desenvolvimento das aulas e autonomia na solução dos exercícios.


Comentários