Disciplina: História.
Turma: 2°ano B.
Professor: Sandro Madeira.
Prazo de entrega: Atividade 1: 01/06 a 15/06
Atividade 2: 15/06 a 30/06
Sequência:
1ª
aula: Gravação de um
podcast sobre a Formação da Monarquias Absolutistas Europeia.
2°
aula: Leitura do texto de apoio.
Formação
da Monarquias Absolutistas Europeia.
No final da Idade Média (séculos XIV e XV),
ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia
comercial ajudou muito neste processo, pois, interessava a ela, um governo
forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio
político e financeiro aos reis absolutistas, que em troca, criaram um sistema
administrativo eficiente, unificando moedas e impostos. Também ofereceram aos
burgueses, significativas melhorias na segurança dentro de seus reinos.
Nesta época, o rei concentrava praticamente
todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da
sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses
econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando até mesmo, a controlar o
clero em algumas regiões.
Todos os luxos e gastos da corte eram
mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais
pobre. Esta, tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam
a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo
matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas
pelos monarcas.
Mercantilismo: a prática econômica do absolutismo
Podemos definir o mercantilismo como sendo
a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já
dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O
objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de
desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a
quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria o seu prestígio, poder e
respeito internacional.
Principais características do sistema
econômico mercantilista: Metalismo, Industrialização, Protecionismo
Alfandegário, Pacto Colonial e Balança Comercial Favorável.
3°
aula: Resolução dos exercícios.
01. Qual das alternativas abaixo define de forma
correta o Absolutismo?
a) Sistema econômico que prevaleceu na Europa na
época do Antigo Regime.
b) Sistema econômico e político que prevaleceu na
França durante toda Idade Média.
c) Sistema político e administrativo que
prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como
principal característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.
d) Sistema político e administrativo que prevaleceu
nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal
característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudais.
02. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas
poderes que os reis tinham na época do Absolutismo?
a) Criar taxas, escolher o nome de crianças e mudar
os nomes dos adultos, tirar e nomear os papas da Igreja Católica.
b) Fundar cidades, vigiar a vida privada das
pessoas, obrigar as pessoas a mudarem de religião, decidir sobre questões de
outros países.
c) Estabelecer o preço das mercadorias
comercializadas em outros países, obrigar os casais a terem filhos.
d) Criar impostos, decidir sobre questões da
justiça, julgar e condenar pessoas, determinar ações econômicas, criar leis e
influenciar em questões religiosas.
03. Qual das alternativas abaixo aponta uma das
principais injustiças sociais que existiu na época do Absolutismo?
a) O rei e os integrantes da Igreja pagavam altos
impostos, enquanto o restante da população fica isenta.
b) Enquanto o rei e sua corte vivia no luxo extremo
(pago com os impostos), grande parte da população (principalmente camponeses)
passava necessidades básicas.
c) Somente os integrantes do clero pagavam
impostos.
d) Enquanto o clero vivia no luxo extremo (pago com
os impostos), grande parte da população (principalmente burgueses) passava
necessidades básicas.
04. Qual o nome da política econômica adotada na
Europa durante o Absolutismo?
a) Feudalismo
b) Mercantilismo
c) Socialismo
d) Positivismo
05. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas
características do sistema econômico utilizado pelas monarquias absolutistas?
a) Liberdade econômica; isenção de impostos e
taxas; controle cambial e abertura comercial aos mercados internacionais.
b) Economia baseada em trocas; controle da economia
nas mãos da burguesia; nenhuma intervenção estatal na economia e valorização da
agricultura.
c) Intervenção do Estado na economia; Metalismo;
balança comercial favorável e protecionismo alfandegário.
d) Valorização da importação de mercadorias;
proibição de atividades econômicas lucrativas; intervenção da Igreja na
economia e desindustrialização.
06. O rei tomou o lugar do Estado, o rei é tudo,
o Estado não é mais nada. Ele é o ídolo a quem se oferecem as províncias, as cidades, as finanças, os grandes e os pequenos, em uma palavra, tudo. Essa afirmação de um contemporâneo de Luís XIV, na França, diz respeito a uma forma
de governo que ficou conhecida como
a) monarquia constitucional.
b) autocracia despótica oriental.
c) autocracia parlamentar.
d) monarquia absolutista.
e) tirania teocrática.
07. Entende-se
comumente por Monarquia aquele sistema de dirigir que se centraliza
estavelmente numa só pessoa investida de poderes especialíssimos, exatamente
monárquicos, que a colocam claramente acima de todo o conjunto dos governados.
A forma de
organização política exposta acima refere-se:
a) Ao regime de monarquia parlamentar.
b) Ao absolutismo monárquico.
c) À democracia participativa.
d) À ditadura militar.
08. Durante o
século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças políticas importantes na
forma de organização dos Estados. A centralização política do século XVI deu
lugar à política absolutista.
Assinale a
alternativa que define a política absolutista do século XVII de modo CORRETO.
a) Poder do Estado, concentrado nas mãos do rei e de sua burocracia,
sustentado pelos setores burgueses urbanos.
b) Poder real, personalizado na figura do rei absoluto, tendo como base
social os senhores feudais e os setores camponeses.
c) Poder de polícia, estruturado na violência e organizado por milícias
mercenárias, diretamente ligadas aos setores da pequena nobreza.
d) Poder absoluto do rei, produzido pelo controle das finanças e pelo apoio
social dos setores camponeses.
e) Poder divino, associado ao poder temporal, sustentado pela aliança entre
o clero e os senhores feudais.
4°
aula: Fechamento do
tema com a produção de uma síntese sobre os conhecimentos adquiridos.
Avaliação:
Participação durante
o desenvolvimento das aulas e autonomia na solução dos exercícios.
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