3°ano A e B. - História. - Professor: Sandro Madeira.


Disciplina: História.

Turmas: 3°ano A e B.
Professor: Sandro Madeira.

Prazo de entrega: Atividade 1: 01/06 a 15/06

                                          Atividade 2: 15/06 a 30/06



Sequência:
1ª aula: Acompanhamento do podcasts sobre a Revolução Russa.



2° aula:
Leitura do texto sobre a Revolução Russa

    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois cerca de 80% da economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
    Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava todos os poderes em suas mãos, não abrindo espaço para a democracia ou qualquer outro tipo de participação popular. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam dos poucos empregos da insignificante indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
    No ano de 1905, Nicolau II mostrou a cara violenta e repressiva do seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, ele mandou seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Os sovietes 
    Na década de 1910, teve início a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Nos sovietes eram debatidas, discutidas e votadas as ações políticas, que deveriam ser seguidas pelos revolucionários. Foi assim que os bolcheviques começaram a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

A Rússia na Primeira Guerra Mundial
    Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia na Grande Guerra. Os gastos com o conflito, os prejuízos e a ineficiência militar russa nas batalhas, fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o governo. A entrada e participação da Rússia no conflito foi preponderante para o aumento da vontade popular por uma revolução, que fosse capaz de mudar totalmente o quadro político e econômico no país.

Greves, manifestações e a queda da monarquia
    As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalharam-se pelo território russo. Muitas vezes, ocorreram motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares reivindicavam por democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e Kerensky assumiu (menchevique) o governo provisório.

Como foi a Revolução Russa de outubro de 1917
    Com Kerensky no poder, pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução, que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Muitos integrantes da monarquia, além de seus simpatizantes e opositores ao nascente regime socialista, foram perseguidos e condenados à morte pelos revolucionários.
    Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1918. Foi instalado o partido único no país: o PC (Partido Comunista).
    O resultado da Revolução Russa foi a formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviética) em 1922, o primeiro país comunista da história



3° aula: Resolução dos exercícios.

01. A Revolução Socialista na Rússia, em 1917 é correto afirmar que:
a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.
b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
c) a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial desencadeou uma crise de abastecimento de alimentos, que resultou na revolução bolchevique e na formação da URSS.
d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

02.  Assinale as seguintes afirmações, referentes à Revolução Russa.
I.  Ela resultou na formação do primeiro Estado comunista do mundo, influenciando os movimentos revolucionários em todo o mundo.
II. No lema “PAZ, TERRA E PÃO” Lenin defendia a saída da Rússia da guerra, a divisão das terras para os camponeses e a distribuição de alimentos para todo o povo russo.
III. Ela teve no Domingo Sangrento, um importante fator que ajudou a culminar no processo revolucionário.
IV. Os sovietes (conselhos de trabalhadores) formaram as forças revolucionárias lideradas pelos bolcheviques.
 Estão corretas as seguintes afirmativas.
a) I, II, III. 
b) I, II, IV.
d) II, III, IV.
e) I, II, III, IV.

03. A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era na história da sociedade, na medida em que se constituiu
a) em alternativa para superar a ação das multinacionais.
b) em um desafio concreto à ordem burguesa.
c) na mistificação política da ditadura dos partidos.
d) em uma aliança bem sucedida entre a burguesia e o proletariado.
e) na primeira experiência de um regime político socialista/comunista.

04. Vários fatores explicam o desencadeamento do processo revolucionário na Rússia, que em 1917 derrubou a mais longa dinastia reinante na Europa, a dos Romanov. Entre eles destacam-se:
a) os problemas criados pelas reivindicações das minorias nacionais, como os ucranianos e os povos bálticos.
b) a pregação revolucionária dos socialdemocratas.
c) o atraso econômico e social do país.
d) as derrotas e as deserções que atingiam o Exército russo.
e) as dificuldades político-econômicas e a insatisfação dos mencheviques.

05. Sobre a revolução Russa, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O principal objetivo era derrubar o Czarismo, identificado como um dos maiores responsáveis pelo atraso do país.
b) A Revolução Comunista só se consolidou após uma violenta guerra civil, que opôs “brancos” e “vermelhos”.
c) Os bolcheviques controlaram o poder desde o início do processo revolucionário, em fevereiro de 1917.
d) Seu impacto mundial foi muito grande, sob sua influência surgiram Partidos Comunistas em boa parte dos países.

06. Em abril de 1917, o líder bolchevique Lenin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando o lema “Paz, Terra e Pão”. Nesse programa político é incorreto afirmar que Lenin propunha a/o:
a) formação de uma República de sovietes;
b) o total apoio ao governo provisório dos mencheviques;
c) estatização dos bancos e das propriedades privadas;
d) controle da produção pelos operários.

07. No movimento revolucionário russo de 1917, o soviete consistia em:
a) uma organização sindical socialista de camponeses.
b) uma organização militar estalinista.
c) um comitê formado por camponeses rebeldes, operários e soldados.
d) um conselho burocrático popular.
e) uma milícia formada por cossacos.

08. "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!". Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: 
a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e o sistema capitalista.
b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência. 
c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado liberal. 
d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência. 
e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações de interclasses sociais.



4° aula: Fechamento do tema com a produção de uma síntese sobre os conhecimentos adquiridos.


Avaliação: Participação durante o desenvolvimento das aulas e autonomia na solução dos exercícios.

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