NOME DO PROFESSORA : MIRIAN CECÍLIA FURLAN
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 6º ANO A
PERÍODO DE EXECUÇÃO: MENSAL (2º Bimestre)
PERÍODO DE ENTREGA: As questões de número 1 a 5 entregar até dia 15/06/2020
A questão 6 entregar até dia 30/06/2020
A questão 6 entregar até dia 30/06/2020
MODO DE ENTREGA: ENVIAR PELO EMAIL. Profmirian.atividades@gmail.com
NOME DO ALUNO: SÈRIE Nº
1º) – Texto : Crônica: O menino no espelho
[...]
Levantava a perna, e ele levantava também, ao mesmo tempo. Abria os braços e ele fazia o mesmo. Coçava a orelha, e ele também.
Mas o que mais me intrigava era a única diferença entre nós dois. Sim, porque um dia descobri, com pasmo, que enquanto eu levantava a perna esquerda, ele levantava a direita; enquanto eu coçava a orelha direita, ele coçava a esquerda. Reparando bem, descobria outras diferenças. O escudo da escola, por exemplo, que eu trazia colado no bolsinho esquerdo do uniforme, na blusa dele era no direito.
Para testar, coloco a mão direita espalmada sobre o espelho. Como era de se esperar, ele ao mesmo tempo vem com sua mão esquerda, encostando-a na minha. Sorrio para ele e ele para mim. Mais do que nunca me vem a sensação de que é alguém idêntico a mim que está ali dentro do espelho, se divertindo em me imitar. Chego a ter a impressão de sentir o calor da palma da mão dele contra a minha. Fico sério, a imaginar o que aconteceria se isso fosse verdade. Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como se agora estou absolutamente sério?
Um calafrio me corre pela espinha, arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo, realmente existe! Não é imaginação, pois ele ainda está sorrindo, e sinto o contato de sua mão na minha, seus dedos aos poucos entrelaçarem os meus.
Puxo a mão com cuidado, descolando-a do espelho. Em vez da outra mão se afastar, ela vem para fora, presa à minha. Afasto-me um passo, sempre a puxar a figura do espelho, até que ela se destaque de todo, já dentro do meu quarto, e fique à minha frente, palpável, de carne e osso, como outro menino exatamente igual a mim.
– Você também se chama Fernando? – pergunto, mal conseguindo acreditar nos meus olhos.
– Odnanref – responde ele, e era como se eu próprio tivesse falado: sua voz era igual à minha.
– Odnanref?
Sim, Odnanref. Fernando de trás para diante. Era em tudo semelhante a mim, menos em relação à direita e à esquerda, que nele eram o contrário, sendo natural, pois, que seu nome, isto é, o meu fosse ao contrário também. Por uma coincidência, Odnanref era o meu nome de guerra, na sociedade secreta Olho de Gato.
– Por isso mesmo – confirmou Odnanref, dando-me um tapinha nas costas e rindo, feliz: - Foi você que me desencantou, adotando o meu nome. Senão eu jamais teria vindo, pois a lei do mundo dos espelhos proíbe terminantemente que a gente venha ao mundo de vocês. A menos que alguém consiga desvendar o nosso encanto. O meu era esse, e você adivinhou. Eu só estava esperando que você me puxasse, como acabou de fazer. [...]
Deslumbrado com a perspectiva de ter alguém igual a mim, como um perfeito irmão gêmeo, eu não imaginava as dificuldades que iria enfrentar. A falta de minha imagem no espelho, por exemplo, era uma delas: me criava problemas para pentear os cabelos ou escovar os dentes sem poder me ver.
Combinamos que, a partir de então, ele me substituiria quando eu quisesse, mas jamais deveríamos ser vistos juntos. Ninguém poderia desconfiar de nossa existência dupla, pois com isso se acabaria o encanto, significando o seu imediato regresso, para todo o sempre, ao interior do espelho.
[...]
Fernando Sabino. O menino no espelho. 44. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 18.
2º) – Vídeos
https://www.youtube.com/watch?v=CIlKfqjwhk0 (VIDEO DE COMO ELABORAR UM AVIÃO)
3º) - Exercícios
PARTE 1
PARTE 1
Por dentro do texto:
01 – Anteriormente você estudou que um texto pode ser visual, verbal ou multissemiótico. Observe as características do texto que acabou de ler e responda: Ele é verbal, visual ou multissemiótico? Explique.
02 – Localize no texto o parágrafo que revela que o espelho reflete a imagem de maneira invertida e identifique um trecho que comprove essa afirmação.
03 – No texto, o fato de a imagem do espelho ser a própria imagem do personagem, mas agir de outra maneira, possibilita uma relação entre o menino e o outro que está dentro do espelho?
04 – Indique a afirmativa que responde à seguinte questão: Qual foi a intenção do texto ao dar ao personagem uma possibilidade que não existe na vida real?
a) Mostrar que uma pessoa pode conversar consigo mesma diante do espelho.
b) Mostrar que é possível alguém se ver de uma maneira diferente.
c) Revelar que as coisas são vistas sempre do mesmo jeito.
05 – Localize os substantivos no texto:
a – Quais são os substantivos próprios que dão nome a pessoas são encontrados no texto?
b – Que substantivo próprio específica a sociedade secreta da qual o menino participava ?
c- Localize no texto um exemplo de substantivo derivado.
PARTE 2
6 – Elabore um projeto de avião, feito de materiais recicláveis.
Alguns modelos
* ATENÇÃO Atividade sera dividida em duas partes :
1 Parte entrega dia 15/06/2020
2 Parte entrega dia 30/06/2020
2 Parte entrega dia 30/06/2020
4º) - Referência
Fernando Sabino. O menino no espelho. 44. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 18.
5º) – Saiba mais: http://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2014/06/19/noticias-cinema,156410/o-menino-no-espelho-estreia-primeiro-em-bh-e-regiao.shtmlMais

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